19 de maio de 2013

Red Velvet Cupcakes para o World Baking Day :D

It's the eye of the tiger,
It's the thrill of the fight!
Risin' up to the challenge of our rival!
And the last known survivor
Stalks his prey in the night...
And he's watching us all with the
Eye of the tiger!

Survivor


Celebra-se hoje, dia 19 de Maio, o World Baking Day. 

O objectivo era fazer uma das 100 receitas propostas pela organização do desafio, que podem ser consultadas no site e que se encontram ordenadas por ordem crescente de dificuldade. 

Quando vi as sugestões propostas pensei em fazer (what else?) muffins. Mas logo a ideia de fazer cupcakes começou a ocorrer-me: afinal, eu nunca tinha feito cupcakes, e o objectivo do WBD é levar-nos a superarmo-nos a nós próprios.


Isto pode parecer estranho vindo de alguém que tem no seu arquivo 13479250 receitas de muffins, mas para mim o conceito de cupcake sempre foi... Bem, um pouquinho inútil. 


Um muffin é algo relativamente saudável: com as minhas receitas cada muffin contém apenas meia colher de chá de óleo e cerca de 8g de açúcar, bem como proteínas, hidratos de carbono e muitas vitaminas da fruta ou legumes.


Já um cupcake é algo um pouco mais agressivo, com mais manteiga (e muito mais gordura saturada!), com coberturas de manteiga (não sei se já falei da gordura saturada!) e com uma quantidade de açúcar quase escandalosa. 


Além disso, não consigo imaginar uma única situação em que um cupcake seja superior a um muffin: é verdade que pode ficar mais interessante visualmente, mas um muffin pode ficar bem tentador se feito com esse intuito.

Nitidamente quem ganha a batalha são os muffins :D
Adiante - superar-me a mim própria. Fazer algo que nunca tinha feito. Trabalhar com corante alimentar, uma novidade para mim. Trabalhar com o saco de pasteleiro, sempre divertido ou uma dor de cabeça, dependendo dos dias. Obter uns cupcakes deliciosamente vermelhos. Provar. 

Encolher os ombros. 

Lamento imenso cupcakes, mas eu cá sou miúda de muffins. 


Red Velvet Cupcakes (receita adaptada do site do 'World Baking Day')

Ingredientes (para doze cupcakes):

* 185g de farinha;
* Uma colher de chá de fermento;
* 15g de cacau em pó;
* 200g de margarina; 
* 200g de açúcar em pó;
* Quatro ovos;
* Duas colheres de chá de corante vermelho;
* 175g de manteiga;
* 125g de queijo-creme;
* 175g de açúcar em pó;
* Uma colher de chá de sumo de limão; 
* Meia colher de chá de corante vermelho.

Confecção: 

* Bater a margarina com o açúcar até ficar um creme leve;

* Bater os ovos em separado e juntar à margarina e ao açúcar lentamente;

* Incorporar a farinha, o fermento e o cacau;

* Juntar o corante;

* Dividir a massa por doze forminhas de muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante quinze minutos;

* Para a cobertura bater a margarina ou a manteiga até ficar cremosa e juntar o queijo-creme lentamente, bem como o açúcar em pó;

* Acrescentar o sumo de limão e bater durante alguns minutos;

* Deixar repousar durante uma hora;

* Dividir a cobertura em duas partes e acrescentar meia colher de chá de corante vermelho numa das partes; 

* Misturar ambas as partes até a cor ficar homogénea e decorar os cupcakes com o auxílio de um saco de pasteleiro.





Até amanhã! :D 

31 comentários:

  1. Eu tb gosto mais de muffins, dá-me aflição aquele creme todo dos cupcakes!! A minha mãe faz esse creme com queijo mascarpone, mas mesmo assim tem mta gordura!!
    Parabéns à finalista ;)
    Bjocas e bom domingo ;)

    ResponderEliminar
  2. ahah adorei a batalha! :P

    Pelas razões apresentadas eu voto nos muffins...que podes transformar em cupcake, é só pôr uma cobertura, que pode ser saudável! :)

    Para hoje também vou fazer muffins, inspirados nuns teus, wish me luck! ;)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Eu sou democrática, gosto de muffins e gosto de cupcakes!
    Ficaram com optimo aspecto e a cobertura está mesmo perfeitinha :)

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos, Joana... apesar de terem mais gordura, como referes. Já tinha saudades dos teus posts e do teu sentido de humor! ;)
    Beijinho e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana, que bom ver-te de novo por aqui! Eu não gosto de cupcakes, mas não posso negar que os teus ficaram lindos!Esse vermelho é mesmo apelativo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficaram lindinhos, parabéns pelo desafio, fizestes uma linda e deliciosa participação, bom domingo bjs !!!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Joana!
    Estes teus cupcakes ficaram bem apetitosos! Tenho andado para fazer red velvet cake, talvez seja desta!
    bjs e bom domingo!
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Estou a SALIVAR.
    Tem um aspecto delicioso. Não me poes mandar alguns pelo correio?? :|


    xxx

    ResponderEliminar
  9. Adoro tu a encolher os ombros e a pensar "sois muito engraçados cupcakes, mas dispenso-vos! Muffins é que são!!".

    De qq forma, eles estão giros!!! :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  10. Eu tambem gosto muito mais de muffins do que cupcakes mas podemos sempre fazer uns muffins parecerem cupcakes ai é o perfeito.... :)
    Mas estao lindos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ficaram lindos e sendo red eu adoro.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá, bem-vinda novamente!!
    Gostei de ficar a saber a diferença entre um muffin e um cupcake. :)
    Não sei porquê, mas estes cupcakes lembram-me macarrons... deve ser das cores!

    Olha, hoje a ver se escrevo uma coisa fofinha para ti! ;) Depois temos de combinar.

    Beijinhos grandes e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Eu nunca percebi bem a diferença entre muffins e cupcakes hehe :)

    Adorei a tua sugestão, ficaram mesmo lindos! Prefiro esta versão ao bolo ;)

    ResponderEliminar
  14. Estes red velvets ficaram um máximo!!! Muito bonitos :)

    Espero que as férias tenham sido boas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que tudo depende da ocasião:) Se for um cupcake com um creme simples (cobertura de queijo, chocolate, natas) de vez em quando gosto muito. Agora aqueles todos elaborados cheios de corantes de todas as cores não são para mim. Mas se for mesmo para escolher também prefiro muffins, são mais simples.
    Cupcakes de red velvet com cobertura de queijo são dos meus preferidos, estes estão lindos:) beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ambos os bolinhos não me enchem as medidas, mas estou como tu..prefiro muffins, os cupcakes, para mim, são muito enjoativos. Mas que são bonitos são, então os teus...estão perfeitinhos :-)

    ResponderEliminar
  17. Ahaha eu sei que é um post sério mas não pude deixar de não me rir com a imagem do muffin vs cupcakes.
    Eu compreendo os teus motivos.
    Eu como sou uma desnaturada gosto dos dois e gostava de provar um destes vermelhinho. :)
    Hoje até vem a propósito visto que joga o "fenfica". (mas eu não sou desses) heheh.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá querida :) OLha eu gosto imenso de muffins e de cupcakes, costumo encarar desta forma..os muffins somos nós vestido para o dia a dia os cupcakes somos nós quando vamos a uma festa em que temos que caprichar no visual LOL
    Os teus ficaram um mimo, lindos e super apetitosos :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  19. Joaninha querida, como foi as férias?
    Espero que tenha aproveitado bem.

    A cor desses cupcakes ficou linda, e pela receita uma
    delícia!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  20. tenho de confessar que não conhecia o teu blog mas já me estou a babar com os teus posts, só receitas deliciosas!
    tem uma óptima semana :)

    Drawing Dreaming

    ResponderEliminar
  21. Joaninha,
    eu adorei os teus cupcakes, mesmo que tu gostes mais de muffins (e eu confesso que além de serem visualmente mais bonitos, não vejo nada mais nos cupcakes)tens imenso jeito para estes muffins "enfeitados" :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Achei engraçada essa explicação sobre mufins e cupcakes, para mim e para as minhas memórias destes assuntos - Queques :-) será a palavra indicada :-) quanto a essa gorduras que referes também a mim me dá a volta ao estômago quando vejo muita manteiga nas receitas, eu gosto....mas...
    Bem mas voltando á receitinha, os bolinhos ficaram muito bonitos e vermelhinhos e o saco de pasteleiro resultou muito bem :-)

    ResponderEliminar
  23. Eu também prefiro cupcakes, a unica vez que comi um (porque me deram para provar), raspei o creme e comi o queque XD
    Mas lá que ficam lindos, lá isso ficam :)

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana,
    Eu concordo contigo na batalha muffins/cupcakes, em relação à gordura mas, os teus cupcakes superaram, pois ficaram muito bonitos.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  25. Joana,
    Para saberes o que mais gostas tens de experimentar os dois, certo?
    You know you are a muffin girl!!
    Eu confesso que só gosto de ver os cupcakes, porque são coloridos, com formas engraçadas, mas além disso não me despertam o minimo interesse. Sei lá porquê, mas acho os muffins/queques "mais verdadeiros". O cupcake é uma especie de "muita parra e pouca uva" e sinceramente acho que é uma moda passageira.
    Engraçado teres assinalado o dia :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Foi uma belíssima aprticipação Joana, os cupcakes ficaram fantásticos e com uma cor lindíssima ! :)

    Beijos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Ola :D
    Vi a receia e fiquei rendida! Decidi experimentar fazê-los para levar para uma festa de anos de uma amiga, mas 12 não chegam, vou ter que dobrar a receita..
    Sabes dizer me se usar açucar normal em vez de açucar em po altera a receita?
    Muito obrigada, beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos cupcakes em si julgo que não, mas na cobertura é importante que uses o açúcar em pó :)

      Desculpa a demora na resposta, espero que ainda chegue a tempo! :)

      Beijinhos e um bom resto de Domingo :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />