23 de maio de 2013

Muffins de pêra e gengibre, ou as epinafias do banho :D

Well, let me tell you something, let me tell you so.
This could be the one thing that you really need to know.
You got to stop once in a while
And shake off that face of yours!
Cause nothing comes easy, no, it just comes free.
You could sing it better if you'd sing it for me, oh sister!

The Fratellis


Quando eu era adolescente adorava tomar banho de manhã. Todos os dias esse era o meu despertador: entrava no banho ainda praticamente a dormir, e saía acordada e pronta para um novo dia quer dizer, mais ou menos, vá

Quando vim para a faculdade as minhas aulas teóricas começavam às 8.30h, o que implicava acordar às 7.00h para tomar banho, sair de casa às 8.00h e subir todo o caminho até à faculdade com o cabelo molhado. Adivinham o que aconteceu, não adivinham? A gripe aconteceu. Várias vezes. 


Com o tempo comecei a habituar-me a tomar banho ao fim da tarde, e hoje em dia o banho é uma das minhas alturas preferidas do dia. É no banho que penso sobre os acontecimentos do dia que passou, que pondero sobre alguma decisão que seja necessário tomar, que tenho ideias novas para receitas e que me permito divagar sobre uma enorme variedade de temas.


No fundo eu não tomo banho - em vez disso tenho epifanias estranhas e filosofo sobre as mais inúteis questões metafísicas, tudo isto enquanto lavo os ombros durante meia hora. 

Os meus amigos já não estranham quando digo 'pensei em ti ontem no banho': o facto é que é no banho que actualizo a minha agenda mental, que penso em coisas novas para fazer e que organizo as minhas ementas e as receitas que vou publicar. E sim, pelo meio ainda canto a plenos pulmões.


Foi precisamente no banho que tive a epifania de fazer muffins de pêra, um fruto que eu aprecio particularmente. Como tinha algum receio de que a massa ficasse demasiado húmida decidi procurar uma receita no meu livro de muffins preferido, e foi assim que encontrei esta receita de muffins de pêra e gengibre.


Ainda pensei em substituir o gengibre por canela porque eu não gosto de gengibre, mas acabei por usar e reduzir a quantidade da receita original. No fim ficaram uns muffins tremendamente bem cheirosos, mas com um sabor demasiado forte a gengibre para o meu gosto (embora o Pedro tivesse achado que não sabiam rigorosamente nada a gengibre!).

Ficaram muito interessantes e a combinação do sabor da pêra e do gengibre ficou muito boa - mas lamentavelmente continuo sem gostar de gengibre. 

Não faz mal, outras epifanias virão :D


Muffins de pêra e gengibre (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic') 

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo sem fermento; 
* Duas colheres de chá de fermento em pó;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio; 
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de gengibre em pó;
* Um ovo batido;
* 90g de açúcar;
* 180ml de batido de pêra (cerca de 100ml de leite batido com uma pêra descascada);
* 170g de pêra cortada em pedaços pequenos;
* Uma colher de sopa de mel;
* Seis colheres de sopa de óleo (ou 90ml). 
  
Confecção:  

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e o gengibre;

* Noutra tigela juntar o ovo batido, o açúcar, o batido de pêra, o mel e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados (não misturem demasiado a massa, porque os muffins abatem e ficam massudos!);

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Até amanhã! :D