24 de maio de 2013

Hambúrgueres de salmão para ganhar confiança :)

Let them bring on all their problems!
I'll do better than my best.
I have confidence they'll put me to the test,
But I'll make them see I have confidence in me.

With each step I am more certain,
Everything will turn out fine.
I have confidence the world can all be mine.
They'll have to agree I have confidence in me!

Julie Andrews (The Sound of Music)


O que mudou na minha vida desde que criei o blog? 

Conheci imensas pessoas interessantes, e algumas delas tornaram-se inclusivamente pessoas importantes na minha vida. 

Troquei ideias, aprendi coisas novas, testei receitas diferentes e arrisquei em terrenos desconhecidos para mim, como a decoração de bolos e bolachas. Descobri novos ingredientes e novas formas de confecção.
 

Pude explorar a minha paixão por fotografia. Comprei uma máquina fotográfica boa, li livros sobre a fotografia em geral e a fotografia de comida em particular e aprendi a trabalhar com programas de aperfeiçoamento de imagens. 

Melhorei a minha vida social: agora todas as razões são boas para marcar jantares temáticos, para nos juntarmos para um lanche ou para mimar os meus amigos com uma nova receita de muffins. 


Precisei de organizar melhor o meu tempo, e deixei alguns hobbies para trás. Consigo equilibrar razoavelmente bem o blog, a culinária, o estudo, o desporto, o tempo que passo com a minha família, o tempo que dedico ao Pedro e o tempo que passo com os meus amigos, mas por outro lado já não pego no livro de alemão há séculos e nunca mais treinei piano. 

Ganhei confiança em mim própria e nos meus cozinhados, embora ainda tenha uns ataques parvinhos de 'este prato ficou feio, sou mesmo má' de vez em quando. Tornei-me mais atenta aos detalhes, mais minuciosa e cuidadosa.


Dou ainda mais valor ao Pedro, o rapaz teimoso que nunca deixou de me apoiar em nada (tirando nas vezes em que eu decido fazer esparregado). 

Aprendi a relativizar algumas coisas. Se hoje uma receita corre mal, amanhã sei que correrá melhor. Se hoje as fotos não ficam tão bonitas, amanhã volto a insistir.

Sim, o blog ensinou-me muito, mas garanto-vos que tenho ainda muito para dar e imenso para aprender.


Estes hambúrgueres apareceram pela primeira vez cá no blog há um ano, e desde então tornaram-se presença habitual nos meus almoços. 

Muita coisa mudou num ano: tornei-me mais confiante e segura, fiquei com o paladar mais apurado e aprendi a fotografar decentemente os meus pratos. Assim sendo, pareceu-me justo que a versão aprimorada destes hambúrgueres aparecesse por cá :)
 

Hambúrgueres de salmão

Ingredientes (para duas pessoas):

* Dois lombinhos de salmão com 125g cada um;
* Duas fatias de queijo (opcional);
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Salsa picada;
* Meia colher de chá de manjericão;
* Uma pitada de sal.

Confecção: 

* Juntar os ingredientes todos e picar bem na picadora;

* Formar hambúrgueres com as mãos;

* Se necessário juntar pão ralado para unir melhor os ingredientes (geralmente não é, mas nunca se sabe!);

* Grelhar numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite.


Pessoalmente o meu acompanhamento preferido para o salmão são os grelos em quantidades industriais, mas também gosto de acompanhar com couscous :) 

Até amanhã! :D