24 de maio de 2013

Hambúrgueres de salmão para ganhar confiança :)

Let them bring on all their problems!
I'll do better than my best.
I have confidence they'll put me to the test,
But I'll make them see I have confidence in me.

With each step I am more certain,
Everything will turn out fine.
I have confidence the world can all be mine.
They'll have to agree I have confidence in me!

Julie Andrews (The Sound of Music)


O que mudou na minha vida desde que criei o blog? 

Conheci imensas pessoas interessantes, e algumas delas tornaram-se inclusivamente pessoas importantes na minha vida. 

Troquei ideias, aprendi coisas novas, testei receitas diferentes e arrisquei em terrenos desconhecidos para mim, como a decoração de bolos e bolachas. Descobri novos ingredientes e novas formas de confecção.
 

Pude explorar a minha paixão por fotografia. Comprei uma máquina fotográfica boa, li livros sobre a fotografia em geral e a fotografia de comida em particular e aprendi a trabalhar com programas de aperfeiçoamento de imagens. 

Melhorei a minha vida social: agora todas as razões são boas para marcar jantares temáticos, para nos juntarmos para um lanche ou para mimar os meus amigos com uma nova receita de muffins. 


Precisei de organizar melhor o meu tempo, e deixei alguns hobbies para trás. Consigo equilibrar razoavelmente bem o blog, a culinária, o estudo, o desporto, o tempo que passo com a minha família, o tempo que dedico ao Pedro e o tempo que passo com os meus amigos, mas por outro lado já não pego no livro de alemão há séculos e nunca mais treinei piano. 

Ganhei confiança em mim própria e nos meus cozinhados, embora ainda tenha uns ataques parvinhos de 'este prato ficou feio, sou mesmo má' de vez em quando. Tornei-me mais atenta aos detalhes, mais minuciosa e cuidadosa.


Dou ainda mais valor ao Pedro, o rapaz teimoso que nunca deixou de me apoiar em nada (tirando nas vezes em que eu decido fazer esparregado). 

Aprendi a relativizar algumas coisas. Se hoje uma receita corre mal, amanhã sei que correrá melhor. Se hoje as fotos não ficam tão bonitas, amanhã volto a insistir.

Sim, o blog ensinou-me muito, mas garanto-vos que tenho ainda muito para dar e imenso para aprender.


Estes hambúrgueres apareceram pela primeira vez cá no blog há um ano, e desde então tornaram-se presença habitual nos meus almoços. 

Muita coisa mudou num ano: tornei-me mais confiante e segura, fiquei com o paladar mais apurado e aprendi a fotografar decentemente os meus pratos. Assim sendo, pareceu-me justo que a versão aprimorada destes hambúrgueres aparecesse por cá :)
 

Hambúrgueres de salmão

Ingredientes (para duas pessoas):

* Dois lombinhos de salmão com 125g cada um;
* Duas fatias de queijo (opcional);
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Salsa picada;
* Meia colher de chá de manjericão;
* Uma pitada de sal.

Confecção: 

* Juntar os ingredientes todos e picar bem na picadora;

* Formar hambúrgueres com as mãos;

* Se necessário juntar pão ralado para unir melhor os ingredientes (geralmente não é, mas nunca se sabe!);

* Grelhar numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite.


Pessoalmente o meu acompanhamento preferido para o salmão são os grelos em quantidades industriais, mas também gosto de acompanhar com couscous :) 

Até amanhã! :D

44 comentários:

  1. Nunca fiz mas como adoro salmão tenho a certeza que ia gostar.
    O teu ficou uma maravilha.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Hum.... Parece me tão bem!!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. essa é uma das minhas receitas preferidas do teu blog :) adoro, nunca teria experimentado fazer hamburgueres de salmão em casa se não fosses tu! esses estão perfeitos, parecem comprados, lindos :)!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de salmão, mas nunca experimentei hamburgueres. Tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Adoro salmão e gostei bastante desta versão . Tenho a pôr a teste lá por casa.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  6. Que delicia de hamburgues, tenho de experimentar, adoro salmão

    ResponderEliminar
  7. Como grande fã que sou de salmão, adorei esta sugestão! Deve ser uma delícia, Joana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de salmão, está delicioso!
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,
    Gostei muito da cara destas hamburgers tão lindos!
    Com que programas de tratamento de imagens estás a trabalhar?
    É verdade, identifico-me com tudo o que dizes que mudou com o blogue e também o que se deixa de fazer, eu deixei quase de ler (tirando livros de culinária) e vejo muito menos TV, mas mesmo assim sinto-me compensada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Joana,
    eu tbm aprendi e aprendo muito com as amigas virtuais,
    o seu blog pra mim é uma grande fonte de inspiração como
    esses hambúrgueres que estão lindos e tentadores!

    Beijos, bom fds ♥

    ResponderEliminar
  11. Adorei esta sugestão hamburgueres de salmão tenho que experimentar deve ficar muito bom beijinho grande

    ResponderEliminar
  12. Esta versão aprimorada tem óptimo aspecto, ficou tão perfeitinho!! Nestes anos da blogosfera aprendi imenso, especialmente a nunca desistir quando o prato não corre bem à primeira :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  13. A vida muda um bocado depois de nos "envolvermos" na blogosfera. Tb me aventurei em ingredientes que nem nunca tinha imaginado provar :) E isso foi óptimo mesmo!!
    Bem, adorei os teus hamburguers!! Ficaram excelentes :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Adoro salmão e adoro estes hamburgueres que fizeste!

    O mundo virtual dos blogs de receitas é como um livro gigante acessível a todos e onde todos podemos aprender, partilhar e apreciar o convívio à mesa sempre em boa companhia e com sabores memoráveis!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Joaninha,
    I like to think i´m one of those persons... :)

    A blogosfera é uma coisa engraçada e que pode fazer sobressair o melhor e o pior de nós. Felizmente a ti foi pelo lado positivo (e não podia ser de outra forma)!

    Sabes que adoro "com A grande" salmão! De certeza que estão bons!!

    Beijos grandes!

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana,

    embora tenha o blog não há muito tempo, já aprendi várias coisas com ele e descobri pessoas maravilhosas, descobri que há Seres Humanos fantásticos e queridos e tu és Um:)
    estes hambúrgueres são perfeitos para mim, pois adoro salmão e acho que abuso no seu consumo, é uma vez por semana sempre.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Uma excelente sugestão! Nunca fiz, mas devem ficar muito bons!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Achei espetacular essa receita, salmão é muito bom


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Sim senhora D.ª Joana... Aqui está uma mulher que vai dar luta e que a mim me parece que não vai desistir dos seus sonhos. bjs grandes grandes

    ResponderEliminar
  20. A minha filhota deve adorar esses hamburgueres!! Mais uma para experimentar!!

    Bjocas e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  21. Excelente sugestão eu também acompanharia com uma dose industrial de grelos :)

    ResponderEliminar
  22. Lindos e deliciosos. Excelente sugestão em alternativa aos hambúrgueres tradicionais (que detesto)e para mais adoro salmão. Dois em um. Perfeito!

    Bjnhos e um fim de semana inspirador.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Aconteceu mais ao menos o mesmo comigo desde a criação do blog!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana, estão lindos esses hambúrgueres! E gostei de ver que fazes os grelos como eu, bem escorridos. Adorei a sugestão.
    Beijinhos
    P.S Espero que estejas melhor da gastroenterite :)

    ResponderEliminar
  25. Comi salmão grelhado uma vez e detestei porque nesse dia a casa tinha sido envernizada e cheirava intensamente a verniz. Fiquei tão enjoada que sempre que me falam em salmão até parece que sinto o cheiro enjoativo do salmão grelhado com molho de manteiga misturado com verniz... a nossa memória olfativa é algo de genial :)
    Uma das coisas boas da blogosfera foi que te conheci e a tua simplicidade faz com que me apeteça dar uma segunda oportunidade a algumas coisas, talvez o salmão venha a ser uma delas :) Beijo

    ResponderEliminar
  26. Tanta coisa boa que veio com o blog :)
    Um hamburguer de salmão parece-me tão bem, é o meu peixe favorito, aposto que é delicioso!

    ResponderEliminar
  27. Obrigada pelo teu comentário, tens toda a razão no que disseste. Mesmo que tente não mostrar, as crianças pressentem ansiedade principalmente dos pais.
    Sim, sou da Maia e trabalhei alguns anos junto à Exponor, penso que deves ser lá de perto. Infelizmente no próximo fim de semana vai ser passado a estudar História e Ciências. Ela sente-se mais segura se eu estudar com ela e como está mesmo quase a acabar vale a pena mais um último esforço :)
    Há-de haver outras oportunidades Joaninha. Beijinho e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  28. Obrigada pelo teu comentário, tens toda a razão no que disseste. Mesmo que tente não mostrar, as crianças pressentem ansiedade principalmente dos pais.
    Sim, sou da Maia e trabalhei alguns anos junto à Exponor, penso que deves ser lá de perto. Infelizmente no próximo fim de semana vai ser passado a estudar História e Ciências. Ela sente-se mais segura se eu estudar com ela e como está mesmo quase a acabar vale a pena mais um último esforço :)
    Há-de haver outras oportunidades Joaninha. Beijinho e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  29. Que bom é chegar aqui e ler estas palavras!
    Perco-me sempre a ler os teus posts! Adorei esses hamburgueres!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  30. Subscrevo tudo, tudo, tudo, Joana! ;) beijinho e levo esta receita porque sou fã de salmão

    ResponderEliminar
  31. só uma dúvida...esses seriam a versão mais aprimorada dos hamburgeres de salmão e cogumelos? É que não pude deixar de reparar que esses não estão nas receitas favoritas, mas os outros sim... (parecem os dois deliciosos de qualquer maneira, mas uma posta de salmao dá menos trabalho lol...)

    ResponderEliminar
  32. Estes não estão nas receitas favoritas porque publiquei-os só ontem, e normalmente eu só actualizo a lista de receitas ao fim-de-semana (e hoje não consegui mesmo, agora só amanhã!) :)

    É claro que grelhar uma posta de salmão dá menos trabalho, mas grelhar um bife também dá e na minha opinião não fica tão bom como um hambúrguer! :) Experimenta ;)

    ResponderEliminar
  33. Parabéns pelo blogue Joaninha, sem dúvida um dos que mais gosto de ler, apesar de não ser grande cozinheira. :) E cheio de coisas boas!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  34. Joana o teu blog é muito interessante diria que é daqueles blogs da dieta perfeita com receitas maravilhosas para quem tem força suficiente para a redução alimentar e fazer tudo direitinho tenho de dizer que gostei da força de vontade gostei de ler, escreves mesmo bem epah continua :))
    sou nova por aqui mas vou andar de olho :))

    ResponderEliminar
  35. Olá Joana :)
    Bem descobri o teu blog ontem e... não o larguei durante umas horas. Desde as receitas, às viagens... é tudo espetacular!! Deu-me imensa vontade de viajar mas... não é possivel por enquanto!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  36. Já tinha visto a receita por aqui e fiquei com vontade de experimentar, apesar de não gostar muito de salmão porque acho muito seco (a não ser o fumado!) estes hamburguers parecem-me muito bons! Ainda bem que cresceste desde que criaste o blog :-) os teus pratos e as tuas fotografias são, sem dúvidas, espectaculares :-)

    ResponderEliminar
  37. Sou louca por salmão, nunca tinha pensado em hamburgueres. Vou tentar ;)

    O meu blogue é bebé, convido-te a fazeres uma visita ;)

    ResponderEliminar
  38. Your salmon burgers look terrific. It's so hard to cook well, photograph well and write well...then do all the rest of the chores!

    ResponderEliminar
  39. Joana, gostei muito desta tua receita! Já a guardei para experimentar :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  40. Eu sinto o mesmo com o meu blogue :) Não é nada facil gerir e criar uma receita para o blogue, pois é algo que dá imenso trabalho, mas acima de tudo vale a pena :)

    Quanto à receita...eu adoro salmão, por isso esses hambúrgueres parece-me muito bem!

    ResponderEliminar
  41. Hum... Nunca me lembrei de fazer hamburguers de salmão mas deve ser delicioso!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />