16 de abril de 2013

Pizza com pimentos e cogumelos para uma Terça-feira da pizza :D

When the moon hits you eye,
Like a big pizza pie:
That's amore!

When the world seems to shine,
Like you've had too much wine:
That's amore!

Bells will ring,
Ting-a-ling-a-ling,
Ting-a-ling-a-ling,
And you'll sing 'Vita bella'!

Dean Martin


Eu nunca fui particularmente fã de pizza. Como vivia numa terra pequena onde não havia pizzarias que entregassem no domicílio (ou pizzarias no geral, diga-se) só comecei a ser apreciadora do conceito quando fui para o secundário, conheci as minhas amigas e começámos a ir uma vez por semana a uma pizzaria ao lado da escola. 


Quando vim para a faculdade foi outra história: de repente uma pizza no congelador transformou-se no meu conceito de jantar decente, em oposição a rissóis, pão com queijo e tomate ou taças de chocapic. 

Foi uma felicidade para nós quando a Pizza Hut começou a fazer 50% de desconto nas pizzas à Terça-feira, e assim durante um breve período de tempo todas as Terças-feiras eram o dia da pizza cá em casa. 
 

Com o tempo aprendemos a cozinhar e começámos a ter mais cuidado com a nossa alimentação até porque já quase rebolávamos. A pizza começou a aparecer só em semanas alternadas, e começámos até a experimentar algumas receitas em casa.

A nossa receita de pizza mantém-se assim inalterada desde que a encontrámos pela primeira vez, depois de percorrermos um caminho tortuoso repleto de receitas de massa de pizza insatisfatórias. E é esta mesma receita, sem qualquer alteração, que fazemos todas as Terças-feiras da pizza, que continuam a acontecer em semanas alternadas

 

Esta é mais uma das nossas tradições românticas, juntamente com o nosso jantar mexicano que acontece todas as Sextas-feiras. E tal como o jantar mexicano esta é uma tradição bem deliciosa (e além disso é possivelmente o único prato vegetariano que o Pedro come sem se queixar!) :D

 

Pizza com pimentos e cogumelos 

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 250g de farinha;
* Uma colher de chá de fermento de padeiro (4g);
* Uma colher de chá de açúcar (4g)
* Uma pitada de sal;
* 150ml de água quente;
* Duas colheres de chá de azeite;
* Molho de tomate a gosto;
* Uma colher de chá de orégãos;
* Uma colher de cá de mistura de especiarias italianas;
* 100g de cogumelos laminados; 
* Dois pimentos padrão sem sementes e cortados em rodelas; 
* 200g de queijo ralado (desta vez usei uma mistura de quatro queijos).

Confecção: 

* Dissolver o fermento de padeiro e o açúcar em 50ml de água quente;

* Mexer e deixar actuar durante 20 minutos;

* Juntar a farinha, o sal, o azeite, a mistura anterior de fermento e a água restante;

* Amassar bem durante cerca de 15 minutos;

* Colocar a massa numa tigela grande, tapar com um pano lavado e seco e deixar levedar durante duas horas (desta vez, e como ia chegar a casa tarde, optei por preparar a massa na noite anterior e deixá-la a levedar durante a noite);

* Amassar novamente e estender numa superfície enfarinhada;

* Colocar num tabuleiro do forno coberto com papel vegetal e cobrir com o molho de tomate, os orégãos, as especiarias italianas, os cogumelos, os pimentos e o queijo;

* Levar ao forno pré-aquecido na temperatura máxima (nos fornos profissionais a pizza coze a 350º, por isso é bastante importante que mantenham o forno o mais quente possível); 

* Assar a pizza durante 15 a 20 minutos, dependendo do gosto.


Cá em casa gostamos da massa da pizza mais crocante, por isso deixamos a pizza no forno durante 20 minutos e fica perfeita :D Podem usar todo o tipo de combinações de ingredientes, mas esta faz bastante sucesso cá em casa :D 

Até amanhã! :D  

30 comentários:

  1. Está com uma cor linda, a tua piza, Joana!
    beijinhos, tem um bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de pimentos: ponham-me os pimentos numa pizza!
    E isso é o que acontece com um cem número de ingredientes que numa pizza parece que se compõem harmonicamente! :)

    Gosto das vossas tradições românticas. São engraçadas e inspiradoras!
    E gosto da vossa pizza e, de preferência também crocante e tostadinha! :)

    Beijos,
    Aida

    ResponderEliminar
  3. humm pizza caseira, umas das perdiçoes la por casa.... agr andamos a evitar ehehe :S Cpgumelos nas pizzas tb nunca falham!

    ResponderEliminar
  4. a minha melhor pizza foi quando usei a tua receita para a massa...perfeita!
    eu adoro pizza yhami, fiquei a babar-me com as tuas fotos e ainda são estas horas da manhã...acho que já comia uma fatiazinha!

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!

    Adoro pizza, esta com muito bom aspecto!
    Parabens :)

    Bjinho
    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ai eu gosto tantooo... Está super apetitosa :)
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre adorei pizza, desde pequenina! Mas como muito raramente.
    Adoro esta tua receita!! Só mudava o recheio, porque cá em casa não gostamos de cogumelos.
    Um beijinho Joana ***

    ResponderEliminar
  8. Adorei o aspecto desta pizza!! É uma tradição muito engraçada, nós lá em casa era à 4ª feira as da Telepizza :)

    Tenho uma dúvida: quando dizes "Uma colher de chá de fermento de padeiro (4g)" é daquele fermento rápido em saqueta ou do fermento fresco?

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É do fermento em saqueta, eu compro da Vahiné ;)

      Beijinhos e tem uma boa noite :D

      Eliminar
  9. Gostei muito da pizza, Joana!

    Beijinhos!

    http://eassimsaoosdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Hmmm, pizza caseira é o que há. Comprei recentemente um livro sobre gastronomia italiana e estou doido para colocar em prática algumas dessas pizzas.
    Beijos
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  11. Que bela pizza, uma pizza caseira sabe tão bem!

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana,
    Eu gosto muito de pizza e gostei da tua, está com uma cor fantástica, kiss

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  13. Joana,
    pizzas são bem vindas sempre adoro, essa tá boa demais....hummm!
    Amanhã vou postar a receita p/ o teu desafio.

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Eu cá adoro pizza! E a tua está com um aspecto mesmo bom! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana :) Está com um aspecto delicioso, a tua pizza!!!
    Eu também adoro pizza, mas nunca fiz. Um dia destes, atrevo-me!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro pizza e quase todas as semana faço, compro a massa na padaria aqui da esquina e depois faço quase sempre com chouriço e fiambre que é como o meu filho mais gosta.
    A tua ficou com muito bom aspecto,gostei da cor .
    Também uso sempre cogumelos e pimento vermelho.
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Gosto muito de pizza e caseira nem se fala, adorei a vossa pizza, deve ser uma delicia!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  18. Aqui os miudos adoram o dia de pizza mas acontece mais aos fins de semana para desenjoarem da comida da escola e por ser uma refeição mais descontraída...Sempre fiambre e queijo,nada de variantes!!!Os pais vão fazendo experiências na deles ...
    1 Bjoka
    Ana Rita

    ResponderEliminar
  19. Uma pizza cai bem às terças, às quartas, às quintas, em qualquer dia :P E essa tem muito bom aspecto! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Confesso que não tenho paciência para fazer a minha própria base, compro daquelas já feitas e depois ponho os ingredientes à minha escolha, na Pizza Friday cá de casa! :) É o jantar ideal para me encher de carbs para o treino longo de sábado de manhã... ;) (Pelo menos é isso que uso como desculpa :p)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. que delicia!!!=)

    https://www.facebook.com/thevintagedecor

    ResponderEliminar
  22. Olá...
    Que aspecto magnifico ;)..... Adorei :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Eu gosto muito de pizza e esta tua é uma excelente proposta!
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. eu adoro pizza, mas não é dos comeres mais saudáveis do mundo. também só descobri o mundo das pizzas já devia ter os meus 15 16 anos... gosto de ambas, com a massa mais crocante ou mais fofa... não sou esquisita ;)

    ResponderEliminar
  25. Pimentos, cogumelos e espinafres é uma ótima combinação para pizza!
    Essa tem um aspecto delicioso!
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana,

    Para quem não é fã de pizza devo dizer-te que a tua está com um delicioso aspecto e com umas cores lindas, além de que gosto muito e muito do recheio ! :)

    Beijinhos, boa semana

    Isabel

    ResponderEliminar
  27. A minha pizza caseira de eleição também é com pimentos! :)

    É nestas alturas que a frustração de não ter um forno, me corroí!!

    ResponderEliminar
  28. Ontém à noite também fiz a terça feira da pizza, só já não me aventuro a fazer a massa porque não tenho muito tempo, mas a massa do Pingo Doce se deixarmos fora do fridge fica com um cheirinho igual à que se faz com o fermento de padeiro *-* e parece que enche menos.

    Nunca fiz pizza vegetariana...um dia experimento.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />