1 de abril de 2013

Muffins de maracujá e coco para um plano B delicioso :D

And I am done with my graceless heart,
So tonight I'm gonna cut it out and then restart.
'Cause I like to keep my issues drawn,
It's always darkest before the dawn.

Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out!
Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out!
And it's hard to dance with a devil on your back,
So shake him off

Florence + The Machine


Quando fui de férias para casa dos meus pais na semana passada levei na bagagem o meu livro de muffins, o meu tabuleiro de muffins e as minhas formas de muffins. Estava-se mesmo a ver o que ia acontecer. 


Tinha combinado com o meu irmão passarmos as tardes a passear na Quinta da Conceição, a fazer caminhadas até à praia e a andar de bicicleta,  mas sempre que olhávamos pela janela estava uma tarde de chuva e de vento. Acabámos por passar uma semana bem relaxada, e entre filmes, séries, jogos e aventuras culinárias deu para matar as saudades de estar com o meu pequenino :D


Numa dessas tardes de chuva e de vento eu estava a cabecear de sono em cima do capítulo de Doença Inflamatória Intestinal e o meu irmão estava a ver um episódio de Sobrenatural, o novo vício dele. Depressa adormeci em cima do livro, e por incrível que pareça sonhei que fazia uns muffins deliciosos de maracujá. 

Quando acordei precipitei-me para a cozinha, mas não havia ovos nem açúcar. Lá fora a chuva batia com força contra a janela, e nem eu sou assim tão louca por muffins que me atrevesse a sair de casa com aquele tempo. 


No dia seguinte consegui ir às compras, e estes muffins de maracujá maravilhosos foram o nosso lanche, acompanhados por uma bela caneca de chá de menta. 

Eu sou suspeita: sou verdadeiramente apaixonada por esta fruta exótica e deliciosa. Mas o facto é que estes muffins desapareceram num ápice, e não sobrou nenhum para contar a história. 

Não faz mal, eu conto a história deles. 


Muffins de maracujá e coco

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo; 
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo; 
* 100g de açúcar; 
* 80ml de óleo;
* 210ml de polpa de maracujá;
* 60ml de iogurte líquido de maracujá (em alternativa podem usar iogurte natural);
* Coco ralado q.b.

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o óleo, o iogurte e a polpa de maracujá, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e polvilhar com o coco;


* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.      


  
Tenham uma óptima semana! :D