1 de abril de 2013

Muffins de maracujá e coco para um plano B delicioso :D

And I am done with my graceless heart,
So tonight I'm gonna cut it out and then restart.
'Cause I like to keep my issues drawn,
It's always darkest before the dawn.

Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out!
Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out!
And it's hard to dance with a devil on your back,
So shake him off

Florence + The Machine


Quando fui de férias para casa dos meus pais na semana passada levei na bagagem o meu livro de muffins, o meu tabuleiro de muffins e as minhas formas de muffins. Estava-se mesmo a ver o que ia acontecer. 


Tinha combinado com o meu irmão passarmos as tardes a passear na Quinta da Conceição, a fazer caminhadas até à praia e a andar de bicicleta,  mas sempre que olhávamos pela janela estava uma tarde de chuva e de vento. Acabámos por passar uma semana bem relaxada, e entre filmes, séries, jogos e aventuras culinárias deu para matar as saudades de estar com o meu pequenino :D


Numa dessas tardes de chuva e de vento eu estava a cabecear de sono em cima do capítulo de Doença Inflamatória Intestinal e o meu irmão estava a ver um episódio de Sobrenatural, o novo vício dele. Depressa adormeci em cima do livro, e por incrível que pareça sonhei que fazia uns muffins deliciosos de maracujá. 

Quando acordei precipitei-me para a cozinha, mas não havia ovos nem açúcar. Lá fora a chuva batia com força contra a janela, e nem eu sou assim tão louca por muffins que me atrevesse a sair de casa com aquele tempo. 


No dia seguinte consegui ir às compras, e estes muffins de maracujá maravilhosos foram o nosso lanche, acompanhados por uma bela caneca de chá de menta. 

Eu sou suspeita: sou verdadeiramente apaixonada por esta fruta exótica e deliciosa. Mas o facto é que estes muffins desapareceram num ápice, e não sobrou nenhum para contar a história. 

Não faz mal, eu conto a história deles. 


Muffins de maracujá e coco

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo; 
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo; 
* 100g de açúcar; 
* 80ml de óleo;
* 210ml de polpa de maracujá;
* 60ml de iogurte líquido de maracujá (em alternativa podem usar iogurte natural);
* Coco ralado q.b.

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o óleo, o iogurte e a polpa de maracujá, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e polvilhar com o coco;


* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.      


  
Tenham uma óptima semana! :D  

43 comentários:

  1. Olá Joana, ainda bem que as férias deram para descansar e matar saudades da Família! :) Os teus muffins estão lindos. Eu adoro maracujá e acho que ia gostar muito de provar.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana

    que delicia de muffins de maracuja e coco so podem mesmo ser uma verdadeira delicia!!!

    Beijocas

    MArgarida

    ResponderEliminar
  3. Adorei esses muffins :)
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,

    Como te compreendo!... Das coisas que mais detesto é que a planificação das minhas férias saia gorada só por causa do tempo. Esta primavera veio bem molhada... Enfim, as minhas férias já estão no fim e eu não fiz nem metade do que planeei. Contudo passar um tempo descontraído com a família é sempre revigorante.
    Ficaram lindos e deliciosos os teus muffins.

    Bjnhos e uma semana fabulosa.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana =)
    Eu não provei, nem senti o aroma dos teus muffins, mas assim que vi a primeira foto, imaginei-me a trincar esse muffin e que ele fazia aquele barulho estaladiço e crocante. Não me perguntes porquê, mas a combinação do coco por cima com essa cor dourada, foi exactamente isso que eu imaginei, apesar dos muffins estarem tão longe de mim =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. maracujá e coco hmmm parece delicioso :) e foram um delicioso plano B com o tempo que esteve :) beijinhos e boa semana**

    ResponderEliminar
  7. Que delícia, estão lindos :) Eu também adoro maracujá e muffins!! Com um chãzinho sabe tão bem ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindos e com toda a certeza muito bons.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Descanso,filmes, o maninho e estes muffins deliciosos?...Que belas férias!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  10. A combinação dos sabores deve ser mesmo deliciosa! e ficaram com muito bom aspeto :)
    Boa semana e bom mês Joaninha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá :D
    Lá na minha terrinha também choveu bastante, pelo que fiquei em casa, cozinhando com a minha mamã :)
    Os muffins têm óptimo aspecto (como sempre) e acho o sabor do maracujá curioso, pelo que fiquei mesmo com vontade de ir fazê-los :D
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  12. Ao contrário de ti não sou nada dada ao maracujá, nada nada. Mas que eles estão muito bonitos e douradinhos isso não tenho dúvidas :)!

    Beijinhos,

    Aida

    ResponderEliminar
  13. Nunca provei muffins de maracujá, mas parecem mesmo deliciosos!
    Os dias estiveram mesmo propícios a aventuras culinárias destas :)

    Espero que tenhas carregado todas as baterias!! :D

    ResponderEliminar
  14. Que lindos muffins, ficaram com uma cor fantástica! Por aqui também choveu a cântaros :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. As férias são para aproveitar :)
    Ficaram com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  16. Devem ser maravilhosos, tenho que experimentar a receita!

    ResponderEliminar
  17. Mas que lindos!!! Super originais esse muffins :)
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  18. A semana passada esteve de facto péssima, aliás, ontem esteve um perfeito dia de inverno por aqui ! :(

    Mas os teus muffins ficaram perfeitos, muito bonitos e com sabores deliciosos ! :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Muito bom dia Joana!!!
    Eu também adoro maracujá!!! Já plantei um lá no meu quintal , mas com estas chuvas todas ... nem sei ... Bom mas os teus Muffins, como sempre, ficaram lindos!!! Perfeitos mesmo!
    Beijinho doce e uma semana muito feliz :D

    ResponderEliminar
  20. estes muffins devem combinar muito bem com tardes de chuva!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  21. olá, joana!
    devem ter ficado mesmo muito bons estes teus muffins! nada como realizar um sonho, nâo é? ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Adoro maracuja e adoro muffins, estes teus ficaram muito bonitos, e deviam estar um apetite :) Como gostas de muffins estou na minha página de facebook a fazer um giveaway e contém um livro de receitas de muffins, se quiseres participar já sabes :P

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=243284272478284&set=a.204002303073148.50534.203927333080645&type=1&theater

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  23. Tu tens um tabuleiro de muffins e que viaja contigo, explica lá isso p.f. :-)
    Ficam lindos e com um sabor exótico, quero 1!!

    ResponderEliminar
  24. também ando numa onda de muffins e há combinações inusitas mas irresistíveis!

    ResponderEliminar
  25. Ficaram bem bonitos.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Querida Joana,
    espero que tenhas passado uma páscoa feliz!
    Não tive tempo de passar nos blogs amigos, tive visitas e
    os meus dias foram cheios.
    Adorei a receita destes muffins ficaram lindos e tentadores!

    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Parecia que estava a ler um capitulo de um livro juvenil :-) os mufins deliciosos no aspecto e no sabor posso imaginar :-)

    ResponderEliminar
  28. Joaninha,
    Ri-me com essa do "teu pequenino"...Tens consciência que isso é só psicologicamente? Fisicamente já não é muito assim :=)
    Mas acho o máximo protegeres e quereres cuidar tanto do teu mano!

    Eu dava milhões (que não tenho) para ter uns diazinhos em casa...pelo menos deu para meteres tudo o que fosse feito indoor em dia.

    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Eu também gosto muito de maracujá, acho que é do travo ácido, que corta o doce.
    Desde que mudei de casa que as maratonas de filmes com o meu irmão são cada vez mais raras, e tenho saudades do meu "pequenino" também... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Joaninha estão tão lindos :)
    Eu adoro maracujá!!! Yummy! Abriste-me o apetite!
    Este tempo que nunca mais vai embora! Bah
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Bem, são tão primaveris :) Devem ter ficado óptimos ;)

    Beijinho e bom recomeço de aulas*

    ResponderEliminar
  32. Os teus muffins são sempre uma tentação de tão bonitos que ficam :D
    Eu não costumo comer maracujá, mas a tua última receita com o iogurte e muesli ficou-me aqui atrás da orelha :D

    Vou de certeza experimentar!
    Como é que tu costumas escolher os maracujás quando vais comprar?

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  33. Hummmm até parece que sinto o sabor do maracujá e do coco na boca :D Adorooo maracura, devem ter ficado mesmo leves e deliciosos!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  34. Que lindos! Nunca provei muffins de maracujá, mas admito que fiquei curiosa...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Que bom aspeto Joana :) Adoro muffins, mas nunca fiz de maracujá...

    ResponderEliminar
  36. Olá Joana!

    Parabéns pelo blog, gosto muito de ler o que escreves e ver as tuas receitinhas :)
    E estes muffins deixara-me de água na boca, adoro côco e maracujá :D tenho de experimentar!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  37. Que delícia de muffins.
    Vou levar a receita!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  38. Bem Joana... Ja deu para perceber que és mestre em muffins! Estes ficaram lindos! Como todos! Ja nem sei qual devo experimentar primeiro, LOL!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />