12 de fevereiro de 2013

Lasanha de espinafres, cogumelos e bacon, ou uma lasanha disfarçada :D

E quem me ofende, humilhando, pisando,
Pensando que eu vou aturar...
Tou me guardando para quando o Carnaval chegar!

Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada,
Quem dera gritar...
Tou me guardando para quando o Carnaval chegar!

Chico Buarque


Quando eu era adolescente fui vítima daquilo a que actualmente se chama bullying, naqueles que foram provavelmente os piores anos da minha vida até agora. Sentia-me sozinha, sentia-me horrível, sentia-me perseguida e não compreendia o que tinha feito para merecer tudo aquilo. Nunca me bateram, mas todos os dias era gozada e humilhada simplesmente por usar óculos, ser gordinha ou ser um bocadinho totó.

Isto durou sensivelmente três anos, após os quais mudei de escola e percebi pela primeira vez que não era assim que os adolescentes se deviam relacionar. Na minha nova escola senti-me bem-vinda e rapidamente fiz novos amigos, e todo este episódio ficou completamente esquecido no meu subconsciente. 

Hoje em dia é raríssimo lembrar-me desta altura menos feliz, que já não me afecta de forma alguma (eu sei que não parece pelos parágrafos melodramáticos anteriores, mas é a verdade). A única excepção a esta regra é o Carnaval. 


No Carnaval eu era ainda mais gozada e era sempre o alvo predilecto das bombinhas e dos balões de água, o que fez com que deixasse de gostar por completo desta data. Aliás, deixar de gostar é um eufemismo - na verdade eu sou um autêntico Ebenezer Scrooge do Carnaval. Não suporto tudo o que esteja relacionado com a data, nunca me divirto e todos os anos o meu Carnaval é profundamente desapontante. 

Espero sinceramente que este ano seja diferente. Espero que os três fantasmas do Carnaval me visitem e me façam perceber aquilo que estou a perder. Espero conseguir deixar no passado a última réstia de sofrimento que ainda permanece. Enquanto isso não acontece, deixo-vos com esta lasanha :D  


Eu não morro de amores por molho béchamel: pessoalmente acho que é um bocado enjoativo. Assim sendo, não gosto da lasanha tradicional, mas por outro lado como adoro molho de tomate adoro lasanha à bolonhesa :D Depois de meses a tentar convencer o Pedro (que acha que a lasanha é um prato profundamente aborrecido) descobri finalmente o calcanhar de Aquiles dele: o bacon! 

Vai daí, e numa tentativa de celebrar o Carnaval, fiz esta lasanha disfarçada: leva molho de tomate, imensos espinafres e algum bacon e acaba por ser mais saudável e menos calórica do que a lasanha original :D


Lasanha de espinafres, cogumelos e bacon 

Ingredientes (para três pessoas):

* Nove placas de lasanha;
* 200g de espinafres;
* 100g de cogumelos laminados;
* 100g de bacon em cubinhos;
* Duas colheres de chá de orégãos;
* Duas colheres de chá de manjericão;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italiana;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite; 
* Molho de tomate a gosto; 
* Queijo ralado q.b. (usámos mistura de três queijos). 

Confecção: 

* Refogar o alho picado num fio de azeite e juntar os espinafres, os cogumelos e o bacon;

* Saltear e temperar com os orégãos, o manjericão e a mistura de especiarias italiana; 

* Num tabuleiro de ir ao forno colocar três placas de lasanha; 

* Cobrir com metade do recheio e com molho de tomate; 

* Repetir o processo novamente; 

* Cobrir com as placas restantes de lasanha e polvilhar com queijo ralado a gosto;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos.



Lamento informar que este prato, embora delicioso, não converteu o Pedro às delícias da lasanha. No entanto, fui autorizada a continuar a tentar - afinal de contas, esta foi a minha primeira lasanha e ainda tenho detalhes para aprimorar! :D 

Até amanhã! :D

Não se esqueçam de continuar a participar no meu desafio das bolachas com pepitas de chocolate! :D  

41 comentários:

  1. Adorei esta lasanha, Joana!! Ficou com um aspecto fantástico, adorei :) Também adoro molho de tomate e gosto de abusar na lasanha :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. infelizmente nas escolas isso acontece muito frequentemente...eu não passei por isso, mas andei nuns tempos livres em que senti um pouco isso e foi horrível, sonhava todos os dias com o dia de sair de vez dali! o que importa é superar isso e hoje seres essa rapariga incrível :) super criativa, inteligente e que claramente vive a vida!
    a tua lasanha está com um aspecto Joaninha...uau...nota-se uma evolução incrível nas tuas receitas, cada vez têm melhor aspecto, se é que é possível :)!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Eu também não sou fã do carnaval, principalmente das brincadeiras parvas da altura, tudo sob a ideia de uqe sendo carnaval ninguém leva a mal, mas enfim!...
    Gostei desta tua lasanha e parece uma delicia. Às vezes também substituo o molho bechamel (apesar de gostar) por molho de tomate e fica delicioso!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Eu também não morro de amores pelo Carnaval, só acho piada ao miudos pequenos disfarçados, de resto passa-me ao lado. A lasanha tem muito bom aspeto. Beijo

    ResponderEliminar
  5. Eu tambem não gosto nada do carnaval.
    Tem muito bom aspecto. Parece deliciosa esta lasanha
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O meu gosto pelo Carnaval é parecido com o teu. E o gosto pela lasanha também. A tua lasanha disfarçada está com um aspeto divinal. Valeu o disfarce.
    bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar
  7. Embora esta lasanha me pareça boa, não a troco pela original :)

    ResponderEliminar
  8. eu tb sofri de uma coisa parecida, mas foi praí do 5ano ao 7ano.
    depois aprendi a dar pontapés e tudo mudou. lol (estou mais ou menos a brincar... mas de facto se me batiam, tinha de me defender!)

    Quando faço lasanha tb faço com espinafres, molho de tomate e cogumelos, mas com carne picada.
    Acho que a carne picada com espinafres e cogumelos ganha outro ar. :)
    com bacon tb deve ficar bom!

    BEijinhos grandes Joaninha linda

    ResponderEliminar
  9. ps: e eu gosto muito do carnaval.
    mas já nao o festejo a algum tempo :(

    ResponderEliminar
  10. Confesso que não sou grande fã do Carnaval...
    A tua lasanha parece-me deliciosa!

    ResponderEliminar
  11. Ai que bom aspecto tem essa lasanha :O
    Eu gosto de me mascarar por acaso, mas não gosto muito das brincadeiras. Kiss kiss

    ResponderEliminar
  12. Também não sou grande apreciadora de lasanha...mas estou tentada a experimentar essa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. bem que historia, espero que o teu carnavel este ano não te deixe desiludida :)
    os teus pratos têm sempre um aspecto magnifico :D

    ResponderEliminar
  14. Eu sei como é, tive putos do oitavo ano a gozarem comigo quando eu já andava no 12º...tive de aprender a lidar com isso... felizmente alguns deles crescem como seres humanos, e outros, talvez por causas genéticas / problemas familiares etc vão continuar a ser sempre assim. Ainda hoje há pessoas por quem eu passo na rua que me parece que estão a falar de mim ou a gozar comigo. Não que eu seja algum ET, e outros olham por ser rapariga, o que não deixa de ser creepy anyway!

    Mas sim, o carnaval é sem dúvida uma data onde levam ao extremo o "ninguém leva a mal" e isso pode sempre tomar proporções desastrosas quando estamos a falar de pessoas menos conscientes.
    Mas é perfeito para ficar em casa! e comer lasanha! :P
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Tem óptimos aspecto!! O S. ADORA lasanha, é o prato predilecto dele. A minha também leva bacon :)

    ResponderEliminar
  16. Pois ... isto de usar óculos tem muito que se lhe diga ... No meu caso era os oculos e por ser trinca espinhas ... Os miúdos conseguem ser muito crueis... E na altura do Carnaval atinge o "pico" ... enfim... Mas no que me toca fortaleceu-me!
    Quanto à tua lasanha ficou com um aspecto DELICIOSO!!! Acho mesmo que vou trazer a tua receita para testar lá por casa :D Ficou bem ao meu gosto!!!

    Beijocas doces ;)

    ResponderEliminar
  17. humm, gosto tanto de lasanha :9
    deve ter ficado deliciosa!

    ResponderEliminar
  18. Confesso que primeiramente consigo apenas ficar chocada como é que a maioria dos comentários apenas fala do aspeto da lasanha. Será que leram uma história de vida ai pelo meio? Que impressão... O mundo é isto. Isto é um espelho do que, realmente, se passa no mundo. A vida dos outros passa-nos ao lado. Queremos lá nós saber se aquele vizinho que encontramos no elevador fecha a porta e é feliz. Temos tanta peninha da criança que na escola leva gritos dos colegas, esses colegas que não querem brincar com ela por que é diferente. Mas viramos a cara, encontramos um amigo e esquecemos. São as coisas dos outros. Só quem passou na pele algo parecido é que pode valorizar e sentir a pele arrepiar.

    Joana, ainda bem que encontraste o lado bom dessa fase, a sua superação. Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  19. Que belo aspeto.
    Bom carnaval. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Fogo! As crianças são mesmo mãozinhas quando querem!
    Eu também usei óculos e depois aparelho, mas confesso que nunca me senti assim! Ainda bem!
    Mas os tempos mudam, felizmente :)
    A tua lasanha esta fantástica... Deliciosa :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  21. Eu sempre fui muito envergonhada em miúda, usei óculos, aparelho dos dentes e um aparelho para a coluna, nunca fui gozada por isso. Provavelmente tive sorte nas escolas onde andei e os colegas que tive. Hoje em dia vejo a coisa no papel de mãe e tenho muito receio nas marcas que determinadas acções podem deixar nas crianças. Ainda bem que é um passado resolvido!
    Quanto ao Carnaval, sempre o detestei. Porque no concelho onde vivi até à adolescência as bricadeiras de Carnaval eram mesmo ridúculas. MAs desde que mudei para Torres Vedras que passei a gostar do Carnaval, é completamente diferente. Aconselho-te a experimentar :-)

    Quanto à lasanha, confesso que o molho béchamel tem que estar presente, podes fazer o teu e vais disfarçando o sabor, com especiarias, ou juntando cenoura por exemplo. Em todo o caso, a tua receita também me agrada e estou aqui a pensar que em vez do bacon aos pedaços, se for às tiras (no microondas até estalar) e sobrepor na massa também fica bom!! Digo eu :-)

    ResponderEliminar
  22. Eu gosto do Carnaval, acho engraçado, se bem que poucos foram os anos em que festejei... ainda bem que esqueceste por completo esses tempos em que te cruzaste com pessoas realmente estúpidas e cruéis, quanto ao Carnaval, vais ver que um dia ainda vais achar piada, preparas em tua casa um jantar temático em que as pessoas têm todas que vir mascaradas ;)

    Quanto à receita parece deliciosa, tu antes de colocares as placas no tabuleiro não as passas por água? A última vez que fiz lasanha aquilo ficou super rijo!! ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju :)

      Não, as placas de lasanha que usei não precisam de serem passadas por água (são da Milaneza, e indica lá que é só colocar no tabuleiro e levar ao forno) ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  23. Também não sou grande fã do Carnaval, embora não tenha más memórias desta data. Na escola acho que é sempre um bocado assim, pegam um bocado por tudo nos outros... é uma fase de afirmação parva, mas depois passa (no melhor dos casos ;) ).
    Lasanha também acho um pouco meh, não sei se é do recheio ou da massa... mas acho sempre muito enjoativo. Talvez esta tua me convertesse. ihih :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Gostei imenso do aspecto desta tua lasanha, que maravilha deve ser!

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana =)
    Eu (felizmente) não passei por isso que contaste, mas infelizmente é muito normal nas escolas. Mas quanto ao carnaval, eu partilho exactamente da mesma opinião que tu. O ano passado uma colega convidou-me para ir ao carnaval de torres vedras, e lá pensei para mim: " Vá sónia deixa de ter 80 anos e vai lá dar uma oportunidade ao carnaval". Lá fui eu, mas só me queria vir embora, não me diverti nadinha. Decididamente o carnaval não é para mim.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Essa coisa do bullying como agora lhe chamam muita gente passou por isso e sobrevivíamos sem psicólogos....eu passei por isso quando mudei de uma zona rural para o centro da cidade, onde só havia meninas bem e eu trazia roupinhas simples....
    Quanto á lasanha gosto bastante, mas nas minhas tentativas fica-me sempre seca e eu gosto dela assim com molhinho, vou ficar de olho nesta tua receita, gostei bastante do aspecto dela :-)

    ResponderEliminar
  27. Essa coisa do bullying como agora lhe chamam muita gente passou por isso e sobrevivíamos sem psicólogos....eu passei por isso quando mudei de uma zona rural para o centro da cidade, onde só havia meninas bem e eu trazia roupinhas simples....
    Quanto á lasanha gosto bastante, mas nas minhas tentativas fica-me sempre seca e eu gosto dela assim com molhinho, vou ficar de olho nesta tua receita, gostei bastante do aspecto dela :-)

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana,
    Eu cá adoraria a tua lasanha. Eu adoro lasanha original, à bolonhesa, de bacalhau, de espinafres, de atum, TUDO!
    De todas as que mais gosto é a de atum e de espinafres e a tua ficou maravilhosa!

    Bons cozinhados *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. só agora dão nomes às coisas, mas a verdade é que estes são fenómenos que já acontecem há muiiito tempo. eu pessoalmente nunca fui muito gozada (apesar de usar óculos), mas sei que os miúdos podem ser muito maus uns com os outros, especialmente por razão estúpidas como serem mais gordinho, usarem óculos ou serem mais escurinhos. enfim...

    a lasanha tem muito bom aspeto, mas confesso que também não sou grande fã ;p

    ResponderEliminar
  30. Que rica lasanha nos trouxeste Joana, adorei esta variação, hei-de experimentar de certo :P Ficou super apetitosa!
    Em relação a essa experiencia menos boa da tua adolescencia, vivi de perto uma situação dessas, o meu irmão sofreu bastante enquanto andava no 2º e º3ciclo, pois era gordinho e usava óculos, foi super revoltante, sofri bastante ao ver o meu irmão a ser vítima de bullying, mas enfim, já passou e agora é um rapaz de 20 anos com o peso normal e os óculos até lhe dão um certo charme, pois as meninas não o largam hehehee

    Beijoca,
    Joana

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana, seguramente o que passaste ajudou-te a ser o ser humano maravilhoso que me pareces ser...
    De qq modo, Carnaval tb nunca foi a minha onda.
    A tua lasanha está linda e deve ser muito boa... Tens que continuar a insistir, vais ver que o Pedro, com jeitinho, vai lá...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Uma rica e deliciosa lasanha!
    Eu adoro lasanhas Joana, com bechamel, sem bechamel, molhos diferentes, pestos, tudo fica bem :)
    Eu sempre gostei do carnaval, de me mascarar com os amigos e correr as ruas na brincadeira. Mas percebo bem os teus fantasmas. Os miúdos podem ser cruéis. Salve-nos a lasanha!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  33. mas que excelente aspecto!
    espero vir a fazê-la :D

    ResponderEliminar
  34. ah e tbm fui vítima de bullying... andei mts anos de muletas e era gozada a torto e a direito... era chamada "coxa", "fingida"... antes disso tbm era conhecida pela "chorona" (sempre tive problemas de auto-estima e ansiedade e levava o tempo escondida e a chorar)... enfim, são tempos que já lá vão e que me fizeram crescer! É verdade que ainda sofro, não tanto como antigamente, porque felizmente já não me deixo pisar tanto, ainda que me pisem ainda algumas vezes.
    Por vezes ainda me sinto "diferente" dos outros. Não gosto de estar no meio de mt gente porque sinto que me olham e pensam mal de mim ou do que estou a fazer, mas se continuar com este pensamento nunca irei viver feliz! Tenho lutado contra isso há anos e tenho vindo a superar. Espero que superes este "drama" do carnaval. Afinal de contas, é tempo de diversão, devias aproveitar ;)

    ResponderEliminar
  35. Joana,
    eu adoro massas principalmente lasanha, a tua ficou
    uma tentação, amei os ingredientes, bom demais!
    Carnaval é tudo de bom, mas gosto do carnaval do interior é mais
    saudável e menos violento.
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  36. Não pelas mesmas razões, mas também não acho graça nenhuma ao carnaval! E também estou totalmente de acordo quanto ao molho bechamel :)

    Fica muito melhor com molho de tomate e quando terminamos a refeição, não se fica com aquela sensação de peso! Gostei muito desta :)

    ResponderEliminar
  37. Hmm adorei essa lasanha!
    É tb sofri bulling (na minha época isso nem existia né) mas hj em dia sei que foi. Pelo fato de usar óculos, me chacoteavam e chamavam de 4 olhos, isso me deixava muito triste e infeliz. Mas o com o passar do tempo superei. Mas imagino sua situação, te desejo força para superar todo esse sofrimento que não vale a pena pra nada. Essas pessoas que riram, hj a maioria nem lembra mais que a gente existe (mas como pode simples palavras nos machucar e ferir por tanto tempo né?) Eu faz uns dois anos que superei. Não vale a pena sofrer pelos outros. =) Beijãoooo

    ResponderEliminar
  38. Querida Joana,
    Acho que de uma forma ou de outra, todos nós fomos, em alguma época da nossa vida, vítimas de bullying, o problema é assumir e conseguir falar abertamente sobre o assunto, ou assuntos que nos envergonham e a maioria das pessoas não tem coragem para o fazer, pois acha que é diminuir-se e expor-se. Bem hajas por seres frontal, falar abertamente e escreveres sempre algo interessante e fantástico.
    Eu também sofri de bullying e, tal como tu, só pensava, que raio, porque é que esta gente não me deixa em paz? Só queria desaparecer daquela escola e ter paz no meu dia a dia e o meu defeito, aparentemente, era ter a voz grossa e então, passavam a vida a chamar-me "voz de bagaço". Imaginas o quanto eu ansiava e pedia a Deus para que os professores nunca me fizessem perguntas, pois nem sequer queria falar, o que afectou profundamente a minha auto confiança.
    Este sofrimento todo para, anos mais tarde, quando comecei a trabalhar, ouvir os Senhores Eng. e Doutores em particular, todos a ansiar para que fosse eu a atender o telefone, para que pudessem ouvir a minha voz sexy e rouca. Vá-se lá perceber as pessoas!!
    Bom, querida, a tua lasanha. FABULOSA!!!! Amei a sugestão, o aspecto nem se fala e vai já aqui para a minha lista de "a fazer", pois cá em casa adora-se lasanha e esta versão é fantástica!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  39. Posso só comentar a parte da lasanha?

    OH MEU DEUS!! Eu, fanzérrima de lasanha, fiquei aqui toda "torcida" a olhar para essa... Oh, que optimo aspecto *.*

    ResponderEliminar
  40. AW, que blog tão delicioso!! <3
    Estou a seguir :)
    xo, A.
    http://welcome-to-riitzerland.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />