12 de fevereiro de 2013

Lasanha de espinafres, cogumelos e bacon, ou uma lasanha disfarçada :D

E quem me ofende, humilhando, pisando,
Pensando que eu vou aturar...
Tou me guardando para quando o Carnaval chegar!

Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada,
Quem dera gritar...
Tou me guardando para quando o Carnaval chegar!

Chico Buarque


Quando eu era adolescente fui vítima daquilo a que actualmente se chama bullying, naqueles que foram provavelmente os piores anos da minha vida até agora. Sentia-me sozinha, sentia-me horrível, sentia-me perseguida e não compreendia o que tinha feito para merecer tudo aquilo. Nunca me bateram, mas todos os dias era gozada e humilhada simplesmente por usar óculos, ser gordinha ou ser um bocadinho totó.

Isto durou sensivelmente três anos, após os quais mudei de escola e percebi pela primeira vez que não era assim que os adolescentes se deviam relacionar. Na minha nova escola senti-me bem-vinda e rapidamente fiz novos amigos, e todo este episódio ficou completamente esquecido no meu subconsciente. 

Hoje em dia é raríssimo lembrar-me desta altura menos feliz, que já não me afecta de forma alguma (eu sei que não parece pelos parágrafos melodramáticos anteriores, mas é a verdade). A única excepção a esta regra é o Carnaval. 


No Carnaval eu era ainda mais gozada e era sempre o alvo predilecto das bombinhas e dos balões de água, o que fez com que deixasse de gostar por completo desta data. Aliás, deixar de gostar é um eufemismo - na verdade eu sou um autêntico Ebenezer Scrooge do Carnaval. Não suporto tudo o que esteja relacionado com a data, nunca me divirto e todos os anos o meu Carnaval é profundamente desapontante. 

Espero sinceramente que este ano seja diferente. Espero que os três fantasmas do Carnaval me visitem e me façam perceber aquilo que estou a perder. Espero conseguir deixar no passado a última réstia de sofrimento que ainda permanece. Enquanto isso não acontece, deixo-vos com esta lasanha :D  


Eu não morro de amores por molho béchamel: pessoalmente acho que é um bocado enjoativo. Assim sendo, não gosto da lasanha tradicional, mas por outro lado como adoro molho de tomate adoro lasanha à bolonhesa :D Depois de meses a tentar convencer o Pedro (que acha que a lasanha é um prato profundamente aborrecido) descobri finalmente o calcanhar de Aquiles dele: o bacon! 

Vai daí, e numa tentativa de celebrar o Carnaval, fiz esta lasanha disfarçada: leva molho de tomate, imensos espinafres e algum bacon e acaba por ser mais saudável e menos calórica do que a lasanha original :D


Lasanha de espinafres, cogumelos e bacon 

Ingredientes (para três pessoas):

* Nove placas de lasanha;
* 200g de espinafres;
* 100g de cogumelos laminados;
* 100g de bacon em cubinhos;
* Duas colheres de chá de orégãos;
* Duas colheres de chá de manjericão;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italiana;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite; 
* Molho de tomate a gosto; 
* Queijo ralado q.b. (usámos mistura de três queijos). 

Confecção: 

* Refogar o alho picado num fio de azeite e juntar os espinafres, os cogumelos e o bacon;

* Saltear e temperar com os orégãos, o manjericão e a mistura de especiarias italiana; 

* Num tabuleiro de ir ao forno colocar três placas de lasanha; 

* Cobrir com metade do recheio e com molho de tomate; 

* Repetir o processo novamente; 

* Cobrir com as placas restantes de lasanha e polvilhar com queijo ralado a gosto;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos.



Lamento informar que este prato, embora delicioso, não converteu o Pedro às delícias da lasanha. No entanto, fui autorizada a continuar a tentar - afinal de contas, esta foi a minha primeira lasanha e ainda tenho detalhes para aprimorar! :D 

Até amanhã! :D

Não se esqueçam de continuar a participar no meu desafio das bolachas com pepitas de chocolate! :D