8 de fevereiro de 2013

Huevos rancheros para o nosso jantar mexicano de Sexta-feira :)

Do you remember when we first moved in together? 
The piano took up the living room.
You'd play me boogie woogie, I played you love songs.
You'd say we're playing house, now you still say we are.

Jack Johnson


A história deste prato começa há sensivelmente dois anos, numa Sexta-feira absolutamente normal. Eu e o Pedro estávamos a preparar chili para o jantar, e enquanto o chili cozinhava começámos a dançar agarradinhos na cozinha, enquanto conversávamos sobre o que íamos fazer no fim-de-semana. 

O cheirinho intenso e divinal do chili começou a invadir a divisão, e a dada altura o Pedro disse

Era capaz de comer isto todos os dias

Ao que eu respondi: 

Todos os dias talvez não, mas era bem capaz de comer isto todas as Sextas-feiras. 

Logo nos ocorreu a mesma ideia: nomear a Sexta-feira como o dia do chili, tal como todas as Terças-feiras alternadas são cá em casa o dia da pizza caseira

Desde então que todas as Sextas são dia de jantar mexicano, e garanto-vos que nunca nos fartamos. A culinária mexicana é fascinante, deliciosa e muito versátil, e é simplesmente perfeita para quem, como nós, adora pimentos e picante :D


Nunca me vou esquecer desse momento tão carinhoso. Não há jantar mexicano em que a primeira garfada não me faça voltar atrás no tempo e reviver aquele momento em que, abraçados na cozinha a dançar ao som de uma música que mais ninguém ouvia, eu e o Pedro tomámos a decisão de fazer a Sexta-feira mexicana. 

Porque o amor também é feito de tradições, e esta é mais uma das nossas. 

       

Huevos rancheros (receita adaptada do livro 'Receitas mexicanas')

Ingredientes (para duas pessoas):

* Quatro ovos;
* Um pimento vermelho picado;
* Um tomate picado; 
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado);
* Sumo de um limão;
* Pimentão-doce, paprika, orégãos;
* Uma pitada de sal;
* Piri-piri a gosto ou uma malagueta picada;
* Queijo ralado;
* Um fio de azeite. 

Confecção: 

* Refogar o alho e a cebola num fio de azeite e juntar o pimento vermelho picado;

* Juntar o tomate picado e temperar com uma pitada de sal, pimentão-doce, paprika e orégãos;

* Acrescentar o piri-piri ou a malagueta;

* Regar com o sumo de limão;

* Tapar a panela e deixar cozinhar durante dez minutos;

* Colocar a mistura num tabuleiro de ir ao forno e abrir os ovos no centro;

* Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quinze minutos.


A seguir ao chili este é sem dúvida o nosso prato mexicano preferido. A conjugação dos sabores do pimento, do limão e do queijo fica simplesmente magnífica, e recomendo vivamente que experimentem! :D Nunca se sabe, até pode ser que também em vossa casa se inicie esta deliciosa tradição :D 

Tenham um óptimo fim-de-semana, e não se esqueçam de continuar a participar no meu desafio das bolachas com pepitas de chocolate! :D  

33 comentários:

  1. Bom dia Joana. Mais uma receita deliciosamente contada... :)
    Eu também adoro chili, mas nunca provei esta tua receita. Quando já puder abusar um bocadinho, vou experimentar.
    Beijinhos e bfs

    ResponderEliminar
  2. a vossa tradição amorosa é muito fofinha :D
    e esses ovos estão mesmo com bom ar!

    Beijinhos grandes coisa mais linda

    ResponderEliminar
  3. Vir ao teu Blog a horas quase de almoço, não é nada bom! Dás-me com cada idéia... ahaha que delícia!! Já sou fã!

    Por certo, que momento romântico!! Oouwn!! *.*

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Esse prato nunca comi mas deve ser bom! eu tirava os pimentos hehe
    Tem uma boa sexta feira Joana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Quase consigo sentir o aroma e o carinho que sai da tua cozinha :)
    Adoro passar aqui!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre tive a ideia de que vocês são um casal muito fofinho e isto fez-me visualizar uma cena de filme na minha cabeça.. :D

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana.
    Estes ovos deram água na boca.
    Embora não seja apreciadora de comida picante, acho que também devem ficar maravilhosos sem a malagueta.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Que óptima ideia e que excelente aspecto!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Ai como eu adoro esta tua história com o teu P!!! Hoje vou experimentar uma das receitas que deixaste aqui há uns dias: o doce de frutos silvestres com merengue. Depois digo-te como correu e o que os amigos acharam (é para levar como sobremesa para um jantar). E já tenho os ingredientes para fazer as bolachinhas, só ainda não tive tempo.

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana :)! Espero que ontem tenham tido um dia fantástico :)!
    ando para experimentar fazer esse prato há muito tempo e no outro dia vi no programa do Avillez e fiquei ainda mais tentada! acompanhas com alguma coisa ou é só assim?
    beijinhos e bom fim-se-semana :)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia :D

      Eu normalmente acompanho com arroz, ou então comemos assim mesmo, é um prato que enche bastante :)

      Beijinhos e bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  11. Adoro as tuas histórias. Os ovos além de terem mesmo bom aspeto, são super simples o que significa que são perfeitos para as minhas experiências de 2ª feira. Vou experimentar. Beijo

    ResponderEliminar
  12. A comida mexicana é, sem dúvida das minhas preferidas e sempre associada a momentos especiais e cheios de alegria!
    Que maravilhosos estes ovos!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  13. Olá! Estas pequenas rotinas e tradições são o que tornam o dia-a-dia especial...
    Acho que nunca comi ovos rancheros. O prato come-se apenas assim ou como acompanhamento de alguma coisa?

    Beijinhos e keep on dancin' ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia :D O prato come-se assim ou acompanhado com arroz :) Cá em casa usamos as duas versões, mas a versão que leva arroz é mais frequente ;)

      Beijinhos e bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  14. que linda história Joana, e já agora, os ovos não ficam atrás!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. *-* não sou muito fã de pimentos mas parece-me muito bom! Adoro esas música :)

    ResponderEliminar
  16. Que bela sugestão!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Bela receita :)
    Curiosamente, gosto de fazer assim os ovos mas com cogumelos eheh
    Mas gostei dessa versão :D

    Bjks e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. Também gosto de comida bem condimentada boa escolha

    Bom carnaval e bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana,
    as sextas-feiras são mesmo especais p/ vcs, gostei
    muito desse prato, ficou com um aspecto super delicioso!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  20. Que história tão querida :) Gostei :)
    E do prato ainda mais!! Tenho que experimentar, mas terei que retirar os pimentos... Não são apreciados cá em casa...
    Beijinhos e bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  21. Olá!!

    mais um prato para experimentar, mas quando tiver visitas!! Eu adoro chili, deste tb devo gostar!! Por enquanto não tenho feito este tipo de comida pois os sabores são muito intensos para a pequenada!!!
    Bjocas e Bom Fim de Semana ;)

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana: gosto imenso de comida mexicana e esta versão não conhecia.Estes ovos estão divinais!! Vou experimentar,pois tenho a certeza que todos cá em casa vão adorar.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  23. Adoro ovos e achei a tua sugestão uma delicia,vou fazer ...
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Adorei esta sugestão, Joana! Adoro comida mexicana, gosto muito dos sabores intensos deles :) Adorei estes ovos, têm um aspecto fantático!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  25. Ownnn, Joana!
    Que post tão lindo e emocionante! Amei!
    Amei também esses ovos maravilhosos!
    Beijoscas,

    ResponderEliminar
  26. é tão bom ir colecionando bons momentos ao longo da vida a dois. esses sim dão um ótimo filme romantico :)

    ResponderEliminar
  27. Deixaste-me encantada com o teu momento romântico :)
    Tem muito bom aspeto, para variar um pouquinho :p

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana!
    Parece simples e muito bom, tenho de experimentar! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  29. Ola olá! Fiz estes ovos na passada sexta-feira e ficaram óptimos, mesmo sem queijo. Foram um sucesso no meu jantar mexicano :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />