18 de dezembro de 2012

Risotto de cogumelos para recarregar baterias num dia de banco :)

Sempre que como cogumelos lembro-me da minha grande amiga Joana, uma fã assumida de todos os tipos de cogumelos. 

Eu conheci a Joana no fim do primeiro dia de praxes do nosso primeiro ano. Na altura toda a gente foi para casa depois da praxe da tarde ter terminado, e sobrou apenas um grupinho de seis pessoas demasiado preguiçosas para ir a casa e voltar à noite para o espectáculo da Tuna. Foi assim que conheci a Joana, mas foi também assim que conheci o meu Pedro :D Acabámos por ir jantar todos juntos na Baixa, e desde então tornámo-nos inseparáveis :D 

Eu e a Joana temos imensas coisas em comum: somos muito ligadas à família, somos malucas por cozinhar, adoramos bebés, gostamos de ler e de escrever e somos miúdas entusiasmadas e apaixonadas pela vida. 

Durante os meus (já!) seis anos de Faculdade a Joana esteve ao meu lado nos meus momentos mais felizes, mas também nos mais difíceis. Foi a primeira pessoa a saber que eu estava a apaixonar-me pelo Pedro. Foi a pessoa que me fez apreciar arroz de pato, um prato que até então odiava. Foi a primeira pessoa a quem liguei a chorar quando soube que ia estagiar para Elvas sem o Pedro durante um mês. Foi um abraço no momento certo. Foi uma grande amiga.

A Joana é o meu par durante o estágio de Ginecologia, e por isso temos passado imenso tempo juntas. E como hoje era dia de trazermos o almoço para o hospital porque estamos de banco decidi homenageá-la com um belo risotto de cogumelos :D

 

Risotto de cogumelos 

Ingredientes (para duas pessoas):

* Arroz arbóreo (arroz próprio para risotto);
* 100g de cogumelos laminados; 
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado);
* Um fio de azeite;
* Salsa picada (usei congelada);
* Especiarias próprias para cogumelos (comprei no mercado da Bastilha em Paris);
* Meia chávena de chá de vinho branco;
* Uma pitada de queijo parmesão ralado. 

Confecção:

* Cozer os cogumelos em água temperada com as especiarias e com a salsa picada; 

*  Coar a água e reservar; 

* Refogar a cebola e o alho num fio de azeite e acrescentar o arroz, deixando fritar um pouco;

* Adicionar o vinho branco e deixar evaporar;

* Acrescentar aos poucos o caldo dos cogumelos reservado; 

* Juntar os cogumelos, continuando a acrescentar o caldo; 

* Mexer bem e deixar cozinhar;

* Quando o arroz estiver cozinhado acrescentar o queijo ralado, mexer e servir.



 


 

 

 

Desde Setembro que eu tento fazer uma refeição vegetariana por dia, e este risotto ficou um prato vegetariano delicioso :D Como diria o meu pai, ficou mesmo uma categoria :D

Os cogumelos são uma boa alternativa ao consumo da carne nas refeições vegetarianas ou vegan, uma vez que são relativamente ricos em proteína, tendo ainda a vantagem de não terem gordura e de serem baixos em calorias :D

Até amanhã! :D 

26 comentários:

  1. que bom aspeto, adorei a receita! :)
    beijocas*

    ResponderEliminar
  2. Tão bom amizades assim! :)

    E tão bom risottos assim :p

    beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Olá! A minha mãe fazia muitas vezes um prato assim parecido. Eu dantes odiava cogumelos, agora passei a apreciar. Coisas da idade... ;) Já arroz de pato também não sou fã.

    Beijocas linda****

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,

    "Ficou mesmo uma categoria" - eu diria o mesmo!

    Podes dizer que és uma pessoa com muita sorte, ter uma amiga e saber que podes contar com ela :)

    Curiosa com essa mistura de especiarias para cogumelos

    Quase que me esquecia, ontem levei uma receita deliciosa da tua cozinha, Uns muffins de café e chocolate. Só quando cheguei a casa lembrei-me que a amiga das minhas filhotas não gosta de chocolate (pois como é possivel) e como fui escolher com café (talvez porque eu adoro café) Substitui metade da quantidade por amêndoa ralada e o café forte por leite. A massa ficou bem saborosa mas ficou um pouco enqueijada kekekeke - não vou desistir...

    até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Olá! este risoto deve ser uma delicia! Eu também adoro e sou fã declarada de cogumelos!
    Beijinhos
    paula

    ResponderEliminar
  7. Adoro cogumelos, ainda ontem publiquei uma receita de portobellos! Um belo risotto de cogumelos é uma óptima sugestão :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Olá :D
    Ohim *.* Adorei a tua história com a Joana, mostra que são realmente boas amigas, o típico que dizemos "amigos não de sempre, mas para sempre". Eu confesso que também já conheci pessoas assim e acho que não há nada melhor na vida que a família, amor e amizades verdadeiras :)
    Espero que essa amizade dure por muitos e longos anos :D
    Sobre o rissotto, que posso eu dizer? Que está com um aspecto delicioso e que leva tudo o que eu gosto (Arroz e cogumelos) :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Deve ter ficado delicioso. Ha pouco tempp passei a fazer arroz malandro de cogumelos e adoro. Beijo

    ResponderEliminar
  10. Deve ter ficado delicioso. Ha pouco tempp passei a fazer arroz malandro de cogumelos e adoro. Beijo

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto deliciosos Joana. Sou uma grande apreciadora de cogumelos, é uma receita a experimentar :)

    oblogdazaracosta.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. eu tb adoro cogumelos... meeeeeesmo muito.
    todos eles de todas as maneiras.
    Esse risotto tem muito bom ar!!!!

    pessoas assim são muito importantes... :)
    e raras de encontrar...

    Beijinhos grandes ***

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana,
    gosto muito de cogumelos, seu risotto ficou com um
    aspecto delicioso, bela receita!

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana,
    Adorei a receita, pois também adoro cogumelos :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  15. Eu não gosto de cogumelos, mas para quem gosta acredito que seja bem bom! :)
    É tão bom ter uma amiga assim!
    Beijinhos e Boa semana *

    ResponderEliminar
  16. Hello Joaninha!
    Gosto muito de cogumelos de todas as maneiras e feitios!...mas desconhecia que eram ricos em proteínas. Sempre a aprender!
    No meu caso, teria de acompanhar esse arroz com mais qualquer coisa, nem que fosse bróculos.
    Há pessoas que realmente têm tudo a ver connosco :) e se as encontramos na nossa vida, é porque estava destinado a ser assim...
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  17. Amizades assim são aquelas a que eu chamo para a vida! E esse risotto está do melhor!! Adoro risotto de todas as maneiras :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Awww que dedicatória mais fofa =P O risoto tem mesmo bom aspecto, mas lá está eu tirava os cogumelos =P=P


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. que aspeto delicioso. nunca comi um bom risoto... tenho de me dedicar a isso ;)
    é bom termos amigos assim. eu tenho uma grande amiga que foi minha orientadora do meu último estágio. estranho não é? :) mas criámos uma cumplicidade tal que é mesmo inexplicável. ela diz que nos conhecemos de outras vidas, mas isso já são outras teorias... beijinho

    ResponderEliminar
  20. un risotto para no dejar ni un grano, besos

    ResponderEliminar
  21. tenho que admitir que risottos nunca me atraíram, mas olha que esse eu fiquei com vontade de provar

    ResponderEliminar
  22. UI, que bom aspeto!!! :)

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Ha qto tempo ja nao faço um risotto!! E este de cogumelos ja marchava ihihih, lembra-me um do melhores que comi.. por incrivel que pareça.. no méxico ehehehe

    ResponderEliminar
  24. Amo risoto de cogumelos, esse está divino.
    Beijinhos, Aninha

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />