24 de outubro de 2012

Uma semana difícil e os melhores muffins que já fiz! :)

Eu já vos contado aqui que eu tenho um Happy Place, um sítio para onde a minha mente vagueia quando estou triste, cansada, frustrada ou ansiosa. 

No meu Happy Place actual eu vivo com o P. e os nossos (não menos de três e não mais de cinco) filhos numa quinta cheia de vaquinhas e coelhinhos que construímos dentro da Disneyland Paris (um dia falo-vos desta minha paixão louca pela Disneyland) :D Eu estou sentada na cadeira de baloiço do alpendre a ver o pôr-do-sol com uma caneca de chá fumegante na mão, e o cheiro de muffins acabados de fazer invade a casa.

Eu visito o meu Happy Place várias vezes por dia, especialmente em semanas como esta. Fico durante longos minutos sentada naquele alpendre, e por momentos tudo fica bem. 

Ontem cheguei a casa e fui directamente para a cozinha fazer uma das minhas terapias para a ansiedade preferidas: cozinhar. E esta é a história dos melhores muffins que eu já fiz :D

 
Muffins integrais de morango com canela (receita inspirada aqui)

Ingredientes (para oito muffins): 

* Uma chávena de farinha integral
* Um terço de chávena de úcar amarelo
* Uma colher de chá de fermento; 
* Meia colher de chá de canela; 
* Meia colher de chá de sal; 
* Um terço de chávena de leite; 
* Um ovo; 
* Uma colher de sopa de manteiga magra derretida
* Um terço de chávena de morangos em pedaços; 
* Uma colher de sopa de mel.

Confecção

* Esmagar os morangos com a colher de sopa de mel; 

* À parte juntar a farinha integral, o açúcar amarelo, o fermento, a canela e o sal; 

* Juntar aos ingredientes secos o leite, o ovo e a manteiga magra, batendo bem com uma vara de arames; 

* Juntar a mistura de morango e mel e bater bem; 

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 20 a 25 minutos; 

* Deixar esfriar e desenformar

* Acrescentar os muffins de morango e canela ao vosso Happy Place :D




 



 
Comi dois ao lanche acompanhados de uma maçã :D
Eu confesso que não estava muito optimista em relação à conjugação do morango com a canela, mas fiquei agradavelmente surpreendida porque o sabor ficou perfeito :D Além disso, os muffins ficaram com uma consistência fantástica: mole por dentro e crocante por cima :D Estes foram sem dúvida os melhores muffins que já fiz :D

Como vos mostrei na ementa semanal, na Segunda-feira fiz nuggets de frango para o jantar. Já tinha visto várias receitas semelhantes, mas depois de ver as fotos da coradinha decidi experimentar este prato :D 

Nuggets de frango com flocos de milho (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para quatro pessoas, ou para duas refeições para duas pessoas)

* 500g de bifes de frango
* Flocos de milho (cornflakes) q.b.; 
* Tempero para os bifes (usei uma mistura de especiarias que comprei em Paris); 
* Uma fatia de queijo em pedaços; 
* Um fio de azeite;
* Cebola picada (usei congelada)
* Alho picado (usei congelado)

Confecção: 

* Colocar num prato as especiarias, os flocos de milho e a fatia de queijo em pedaços; 

* Pincelar os bifes de frango com azeite e passar pelos flocos de milho, calcando bem para agarrarem o melhor possível; 

* Colocar num tabuleiro de ir ao forno e juntar o alho picado e a cebola picada; 

* Levar a assar no forno pré-aquecido a 220º durante cerca de trinta minutos. 




Confesso que a melhor parte deste prato não foi o frango, mas sim o esparguete. Juntei o esparguete em água a ferver com uma pitada de sal, acrescentei um pouco de molho de tomate e deixei cozer. E de repente um gesto tão simples transportou-me a casa, e quando comi este esparguete lembrei-me automaticamente do esparguete que a minha mãe fazia quando eu era criança :D 

Esta receita é muito simples, mas fica bastante saborosa. É importante temperarem bem os bifes para que todos os sabores se conjuguem, e assim ficam com um prato rápido, prático e diferente :D 

Mas as fotos de comida apetitosa ainda não acabaram, até porque ontem foi Terça-feira da pizza :D 

Céééééééééu :D
Pizza com cogumelos :D

Guardámos metade para o nosso almoço de hoje, por isso vou poder comer esta maravilha novamente :D
Eu e o P. comemos pizza caseira em cada Terça-feira alternada, e desde que descobrimos esta pizza nunca mais fizemos uma única alteração na receita :D

Esta é sem dúvida uma das melhores pizzas que já comi (podem ver a receita na base de dados das minhas receitas aqui). Normalmente fazemos uma pizza para uma refeição e comemos bastante bem, por isso ontem fizemos exactamente a mesma quantidade de pizza mas só comemos metade :) 

Melhor pizza de sempre :D
Até amanhã! :D