2 de julho de 2012

Da Feira do Mirtilo e do aniversário do M. :)

No Sábado fui à Feira do Mirtilo com os meus pais e com o meu mano :D

Eu confesso que nunca tinha ouvido falar da Feira do Mirtilo, mas quando fiz o meu artigo sobre o mirtilo a Nocas (que é de Sever do Vouga) falou-me do evento. Na altura pesquisei sobre o assunto e achei mesmo interessante :D Não foi preciso muita conversa para conseguir convencer os meus pais a alinhar na minha ideia, e no Sábado lá fomos :D

A viagem de carro demorou cerca de uma hora, durante a qual tive o prazer de conhecer o primeiro álbum a solo do Jack White, Blunderbuss. O meu pai já me tinha mostrado o primeiro single Love Interruption, mas confesso que ainda não conhecia as restantes músicas do álbum e adorei :D

Capa do álbum Blunderbuss :D
Uma parte do nosso percurso foi feito ao lado do rio Vouga, o que torna a viagem bem mais interessante e bonita :D

E aqui vai a foto-reportagem do nosso dia na Feira do Mirtilo 2012 :D

Vista para a Feira do Mirtilo :D




Mapa da Feira :)


Banquinhas artesanais :)

Workshop de Culinária para crianças, onde estavam a fazer crepes :D

Loja com várias plantas :D


Vaso de framboesas :D

Em cima podem ver pastéis de nata com mirtilos :)

Sumo de mirtilo, uma das próximas receitas a experimentar cá em casa :D

Tarte de mirtilo :)


Em cima à direita podem ver queques de mirtilo :D

Várias tartes de mirtilo :D




Gelado de mirtilo :)

Adoro esta foto :D

Caixinhas de mirtilo :D

Chá de mirtilo (que provei e que é mesmo bom) :D

Também havia crepes de mirtilo :D
Para o almoço parámos numa das banquinhas. Eu e o meu irmão comemos um pão de frango cada um e os meus pais optaram pelo pão de leitão :) O meu pão estava verdadeiramente maravilhoso :D

Pão de frango :)

O meu irmão comeu uma fatia de tarte de mirtilo para sobremesa :)

O meu pai comeu um semi-frio de mirtilo :)

Não provei, mas o meu pai gostou :)

Esta provei e era boa :D



Mini-plantação de mirtilo :D

T-shirts do evento :)

Sever do Vouga, uma terra muito bonita :D


Tartes de mirtilo :D



Marcadores de livros com os benefícios do mirtilo :D
A dada altura encontrámos uma banquinha com coisas muito engraçadas e originais, a Coisas de Marias. Podem ver o blog desta marca aqui e podem consultar o Facebook aqui :) Comprei uma mala para dividir com a minha mãe e, como não podia deixar de ser, também comprei uma bandolete :D

Bandoletes disponíveis (já sem a minha) :D

Carteiras e malas :)

Adorei a mala branca com bolinhas vermelhas :D
A minha bandolete :D

A carteira :D

Pão de mirtilo :D Também havia broa de milho de mirtilo :D

Caixas de 3kg de mirtilo a 20€ :D

Anda cá :D


Para o lanche eu optei por comer algo que já tinha debaixo de olho: o cheesecake de mirtilo biológico :D Comprámos o cheesecake de mirtilo na banca da Casamilos, uma empresa de agricultura biológica de Aveiro, e estava absolutamente divinal :D Podem consultar o site da Casamilos aqui :D

Eu acho que já vos tinha dito que o cheesecake é de longe a minha sobremesa preferida, o que faz com que eu seja extremamente exigente em relação a este doce. Mas o cheesecake de mirtilo da Casamilos superou todas as minhas expectativas, porque era verdadeiramente fantástico :D Tenho de experimentar reproduzir a receita em casa :D

Fatia de cheesecake de mirtilo biológico :D

A minha mãe pediu um gelado com uma bola de gelado de mirtilo e uma bola de gelado de ovos moles :)

E recebi uma prenda dos meus pais: um livro de receitas de mirtilos :D

Sumo de mirtilos, uma receita a experimentar :D

Fiquei mesmo apaixonada pelo meu livro :D

Fomos passear no comboio Vouguinha :D

Igreja de Sever do Vouga vista do Vouguinha :D

Mirtilusa, empresa de produtores de mirtilos :)

Plantação de mirtilos com três anos :)



Workshop de Culinária para adultos :)

O meu pai só perguntava 'É para adultos porquê? Será comida erótica?'

Salada de meloa, manga, camarão e mirtilos com redução de vinho do Porto, wasabi e maionese (estranho)

Vista final da Feira :D

Viagem à beira do rio Vouga :D

Tradução para os meus leitores do sul: Viagem ao pé do rio Vouga :D
Mirtilos já divididos em caixinhas :D
Foi um dia mesmo bem passado :D Para o ano vou sem dúvida voltar a repetir a experiência :D

Entretanto é já no próximo fim-de-semana que se realiza na Lourosa o Festival Nacional da Alheira :) Eu não vou, mas quem estiver interessado pode consultar o Facebook do evento aqui ou o site aqui.

Pessoalmente acho que este tipo de eventos são uma óptima forma de dinamizar o turismo nacional e de apoiar os produtos locais :D Se alguém conhecer alguma outra feira ou festival nos próximos tempos (ou não) por favor contem-me :D

Como tínhamos um jantar marcado com uns amigos dos meus pais optámos por voltar para casa relativamente cedo, e ainda deu para descansarmos um bocadinho :)

Para o jantar havia cabrito assado no forno de lenha com batatas assadas e arroz branco :) Levámos mirtilos para a sobremesa e comemos enquanto conversávamos :D Os temas de conversa foram os habituais: o futebol, o país, o meu curso, o curso do D. e o meu casamento (eles adoram falar disto e eu também).

É claro que chegámos a casa bastante tarde, e quando fui para a cama já eram quatro da manhã. Como queria passar a manhã de ontem a relaxar na piscina acabei por me levantar relativamente cedo na mesma, mas estava imenso vento. Tinha aproveitado os dias anteriores para fazer a exfoliação, para fazer a depilação e para arranjar as unhas, por isso tinha a manhã completamente livre e a minha mãe desafiou-me para irmos às compras :D

Biquíni da Calzedonia :D

Adoro a parte de cima :D

Verniz novo da KIKO :D

T-shirt da Oysho :)

Calças da H&M :D Adorei :D

Calções da H&M :D
As minhas unhas na Sexta-feira :D
Verniz desta semana :D
Almocei sopa de feijão verde, lombinhos de pescada assados com arroz branco e esparregado de grelos e para sobremesa comemos mirtilos :D Trouxe uma caixinha comigo para Lisboa, por isso nos próximos dias vão aparecer por aqui muitas receitas com mirtilos (e aceitam-se sugestões!) :D

À noite foi a festa de aniversário do meu grande amigo M. :) Fiz folhados de massa filo com alheira, queijo, espinafres e várias combinações entre os três :D Usei a receita habitual dos meus folhados (que podem ver aqui), mas adaptei-a para poder utilizar a massa filo :) 


Folhados já preparados :)


 
Prontinhos :D

Folhados de espinafres e de queijo :D



Também tinha ficado de fazer o leite creme (e até tinha experimentado previamente uma receita, que podem ver aqui) mas entretanto o meu outro amigo M. ofereceu-se para me ajudar e fez leite creme na bimby dele :) Eu queria mesmo ter feito o leite creme, mas não tinha grande tempo e também não queria estar a fazer algo à pressa, por isso aceitei a ajuda preciosa do M. :D

Além dos meus folhados também havia:

* Pão fatiado;
* Chouriço assado;
* Patê de atum com tostinhas;
* Salada de atum;
* Esparguete à bolonhesa absolutamente divinal do meu P.;
* Rolo de carne da mãe do D. (que estava óptimo);
* Tiramisu da mãe do M. (o aniversariante) :)
* Leite creme;
* Salada de frutas da D.;
* Bolo de aniversário feito pela mãe do M. :D


Rolo de carne :D


Esparguete à bolonhesa :D

Salada de atum com ovo e milho :)

Rolo de carne com alface e tomate :D

Esparguete à bolonhesa :D

O bolo de aniversário! :D

Era lindo :D

Tiramisu :D

Salada de frutas :D

Leite creme :)





Fatia de bolo :D


A festa do M. foi um grande sucesso, e fiquei mesmo muito feliz por ver o M. tão entusiasmado :D Já pedi aos meus amigos todas as receitas, por isso depois mostro-vos :D

Agora espera-me um belo dia de estudo :)

Até amanhã! :)

42 comentários:

  1. Mas que paparoca boa para o aniversário dele... e fiquei fã do mirtilo, compraste TANTO! :D

    ResponderEliminar
  2. Bem, adorei a feira dos mirtilos, adorava ter ido lá, eu gosto muito deste tipo de feiras eheh

    Adorei os bolos, tem cá um aspecto OMG!

    E também gosto dos teus vernizes, mas pronto, nisso já sou suspeita, porque eu gosto de quase todos lol

    Beijinhos e boa semana *

    ResponderEliminar
  3. um fds em cheio :) adoro mirtilos, essas imagens deixaram-me a babar ;p e o bolo final também :) as novas aquisições também são muito giras, em especial o bikini. boa semana

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi mirtilos, não sei porquê, mas sempre que vou a supermercado olho para eles mas nunca me apetece comprar :) Adorei a mala que compras-te, é mesmo gira para o verão e o bikini também é bem giro :) Bom estudo para ti, também vou fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro estas feiras encontra-se coisas maravilhosas e deliciosas adoro bikini é muito giro ,só coisas boas aqui para nos abrir o apetite,bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Uhmmm... tanta coisa boa para comentar! Sabes, acho que nunca te disse, mas eu adoro os teus post's. Lembro-me em tempos de estares com dúvidas se não seriam demasiado longos e aborrecidos... claro que não são! Esta tua reportagem sobre o festival do mirtilo está soberba... já pensastes quantos de nós gostaríamos de ter ido e não pudemos... assim é quase como se tivéssemos ido (eu falo por mim.

    Adorei o teu biquini muito giro mesmo ;) e já agora.... fui só eu que me distraí... ou ouvi falar em casamento? O teu casamento? Tenho de ir rever os teus post... calhando falhou-me algum!

    Um grande beijinho!

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    adoro mirtilos! mas aqui no Brasil é mto dificil de encontrar...geralmente temos q comprar congelados e é muito caro!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  8. Estoy mortinha que deixes a receita do rolo de carne e desse bolo de morangos que tem um aspeto absolutamente di-vi-nal!! Beijo

    ResponderEliminar
  9. Olá querida Joana,

    Bem vinda desse fim-de-semana maravilhoso! :P

    Espero bem que faças um post sobre esse rolo de carne porque fiquei a babar para cima do teclado. Eu e a carne temos uma relação mesmo muito especial, principalmente no que diz respeito a rolos e bolas...

    Adorei o aspecto dos teus folhados de massa filó, os meus parabéns! :D

    Já pensas no casamento, menina Joana!? ;)

    Beijinho
    Alice

    ResponderEliminar
  10. Ahhh! Joana... fiz os teus muffins de laranja e coco... estão APROVADOS! :D

    ResponderEliminar
  11. Ora aí está um fim de semana bem passado!

    ResponderEliminar
  12. O mirtilo em todas as suas declinações!! As sobremsesas pareciam saborosas!! Adorei o teu bikini, tb ando a procura de um este ano! E a mala é muito original!! bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Esse livro deve ser mto giro :) E o cheescake... Hmmm! :)
    Ainda bem que a festa correu bem e todos se divertiram! E por acaso quando falaste de inovar nos folhados, ia dizer-te para experimentares alheira e espinafres, que acho que é uma combinação dos Deuses :)

    Beijinho e boa semana, bom estudo :)

    ResponderEliminar
  14. Curioso, porque eu era mesmo para ir até à feira do mirtilo. Entretanto como tenho familiares em canidelo, convidaram-nos para almoçar lá e fomos até ao São Pedro da Afurada. Mas achei interessante a feira. Ainda por cima tinha imensas actividades. Gostei mesmo! Ao festival da alheira eu vou na sexta, ver um amigo actuar!
    E lá vieram as coisas maravilhosas da Joana! Fotos muito apetitosas! Que tentações a sério!
    Ah e já agora desejo-te uma boa tarde de estudo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Joana,
    *Já vi a resposta à minha pergunta...As caixinhas que compro têm 125gr a 1.99€ = 15.92Kg x 3Kg= 47.76€. Pagaram 20€ por isso foi uma poupança brutal!
    *Sei que vais dar muito uso ao teu livrinho. Bom investimento dos teus pais.
    *Adorei t-shirt dos Peanuts :)
    *Eu gostava de fazer um workshop de culinária. A "Vaqueiro" tem alguns, mas são para o carote!
    * Quando comia doces, cheesecake estava no meu top 5!
    Agora já andas no estudo para o próximo exama?
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  16. Adorei as tuas compras, especialmente o bikini e a mala! Tenho o verniz azul da Kiko :b

    ResponderEliminar
  17. Joana,
    Deviamos estar a comentar em simultaneo (estou a aproveitar a hora de almoço!).
    Quando apareceu a cena do Dubai disse para o meu homem :"a ultima viagem da Joana foi ao Dubai..." Como se ele te conhecesse muito bem!(ainda que eu já tenha falado de ti 10.000 vezes, mas ele é mesmo despassarado com nomes!!!)
    O vendaval foi mesmo ele! Na 6ªfeira chegou uma "motoreta" que ele comprou e aquilo dá uma grande despacho. Agora é não deixar crescer tanto!
    Beijos outra vez!

    ResponderEliminar
  18. Olá Joanita!

    Fantástica essa feira! Eu também não conhecia... mas este ano não podia ir, né? hihihi


    Ainda bem que divulgaste a festa da alheira. Ando com vontade de conhecer o nosso Portugal, e com estes eventos torna-se uma viagem ainda mais interessante.

    Vou ver se consigo ir.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Obrigada Joaninha, sempre incansável em espalhar o bem :)

    Mirtilos.. Nunca provei mirtilos, acho que iria adorar :)

    Beijinhos, boa semana!*

    ResponderEliminar
  20. Essa feira é o paraíso do mirtilo. A minha sobremesa preferida também é o cheesecake, principalmente o de morango, e também gostava de experimentar com mirtilo. Tens de fazer e mostrar-nos a receita :) deve ser mais saudável que a minha! :) O livro deve ter receitas bem interessantes.
    Essa festa de anos tinha coisas de comer e chorar por mais!
    Boa semana Joana! Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. Que belo fds! Adorei ler!
    Tantas coisas boas e bonitas nessa feira! Eu adoro esse tipo de programa e adoro também fazer passeios com os meus pais e irmão. Não me aborrece nada passar tempo com eles, pelo contrário!

    Na Covilhã costuma haver o Festival da Cherovia! Já ouviste falar de cherovia? :) Eu só conheço da terra dos meus pais, que é lá perto, porque cá por Lisboa nunca ouviram falar.. É uma raíz e assemelha-se a uma mistura entre nabo e cenoura, tendo um sabor semelhante a esta última. Geralmente este evento acontece por volta de setembro/outubro. O ano passado não pude lá estar, mas este ano gostava.

    Adorei o biquíni, mas sobretudo a t-shirt!

    Como trouxeste um livro da Feira, sei que coisinhas boas nos aguardam nos próximos tempos! :)


    (Ah, é verdade, durante a minha corrida pensei no Dragonball :) e lembrei-me de uma coisa que gostava: "Bubu quer bolinhos!" :D O que eu me ria com isso! lol
    E espera... tu e o P. falam sobre mim/o meu blogue?! Até estou emocionada ;,-) ihih!) Beijos grandes e boa semana!****

    ResponderEliminar
  22. O Bikini é LINDO!!!

    É sempre uma delicia passar por aqui, Joana!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Hummm que festarola tão boa :D E que comidinha igualmente boa, até fiquei de água na boca!
    sabes acho muito engraçado o teu pai mostrar-te essa música toda...Por exemplo no meu caso, não consigo imaginar o meu pai a fazer isso talvez pela diferença de idades ;) Parecem ser uma família muito única, gostava que um dia dedicasses um post à tua família e explicasses melhor a vossa dinâmica ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana
    Adorei ver as fotos desta feira, desconhecia completamente a feira do mirtilo, eu adoro este fruto!!
    As sobremesas que nos mostras são verdadeiramente deliciosas, cada uma melhor que a outra!! Foi um dia muito passado sem dúvida!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Olá Joaninha,

    Belo fim de semana! Adorei ver as coisas que são possíveis fazer com mirtilos!

    Gosto imenso do teu biquini, também adoro bolinhas...

    Sabes que o rolo de carne da mãe do teu amigo parece mesmo feito por mim? Tem exactamente o aspecto do meu. Nunca falta em festas cá em casa, esta semana lá vão sair um ou dois para o dito jantar no fim de semana!

    Beijinhos, bom estudo e uma boa semana

    ResponderEliminar
  26. Este teu post deixou-me com água na boca!!! Já tinha ouvido falar desse festival do mirtilo, mas nunca lá fui (fica longe daqui!!)

    Adorei o biquini às bolinhas!!!
    Beijinhos e bom estudo!!
    Ana

    ResponderEliminar
  27. Ola Joaninha :)) Tanta coisa boa por aqui... Tens que por a informação mais processada é muita coisa lol olha no PV dizem tudo e nada... algumas pessoas pelos vistos é mais dificil o corpo reagir, como eu, também não comia muito não tinha uma vida de grandes excessos, tenho um metabolismo lento :(( Alteraram o pano, tenho mais cardio, tenho que ir todos os dias e vão estabelecer calias minimas a perder :(( tambem falaram em retenção de liquidos e bla bla bla... aolha a conversa do costume... a nutri só esta no fim do mês logo verei...Estou em TPM eu sei que me influencia, mas porra ja devia ter perdido mais :(( O importante é manter a disciplina e o corpo vai ter que reagir. Obrigada pela força e um beijo grande <3

    ResponderEliminar
  28. Comprei umas calças iguaizinhas a essas no sábado, na mesma cor ahaha! Adorei-as!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  29. fui a feira do mirtilo à 2 anos e adorei :)
    bem mas que coisas apetitosas :)

    ResponderEliminar
  30. Olá Joana :)
    Ainda bem que gostaste da feira.. Eu infelizmente não pude ir, nem no domingo. Mas como para o ano vai haver na mesma, estou lá, todos os dias :D
    Adorei as tuas compras (principalmente os mirtilos ahaha). Fiquei a babar por esses doces todos, mas deixa que te diga que aquele bolo de morangos é LINDOOO!! Por dentro e por fora eheh :)

    Olha, eu vou para a Suiça no dia 20 de Agosto... e venho (se os meus pais forem simpáticos eheh) 3 semanas depois.. Estou ansiosa :)

    Beijinho, boa semana e óptimo mês :)*

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana :)
    Eu não sei se me tinha aguentado nessa feira com tantas coisas com tão bom aspecto! A tarte de mirtilos ficou-me atravessada, digamos :) Já para não falar dos teus folhadinhos que devem ser divinais.
    Também adorei a parte de cima do bikini (adoro bolinhas!)

    Beijinhos e tem uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  32. Joaninha, minha coisa linda.
    olha, passei aqui só para te mandar um beijinho muuuuuuuuuuuuuuuito grande.
    esse post é todo tão lindo!!! mas eu hoje nao estou muito bem.
    comi 1 iogurte que me pos bastante mal.
    acho que os iogurtes e os leites nao me andam a fazer bem!!
    vim também dizer que também gosto muito de ti! (mas gosto mesmo!!!)
    sim :D temos de combinar aquilo das fotos!!
    Boa semana Joaninha, amanha passo aqui e comento como deve de ser!
    beijinhos grandes e 1 xi-coração!

    ResponderEliminar
  33. Joana, está tudo bem por aqui!
    O regresso ao trabalho teve muita papelada, fui à aeróbica e acabei por me deitar cedo :). Faço hoje um post 2 em 1...
    Vou ficar à espera do TEU post dos bagels. Deves de ter elevado a receita a outro nível :)
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  34. adoreiiiiiiiiii a foto reportagem da feira do mirtilio e que ia gostar mt dessa feira !! simsim !!

    beijinho grande

    ResponderEliminar
  35. Sem dúvida que eu provaria os pastéis de nata, os gelados e crepes de mirtilo. :)
    Parece-me ser um fruto muito saboroso, apesar de ainda não ter provado, pois nunca os vi à venda.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  36. Ai Joaninha :D
    que belas fotografias as tuas...

    posso.te dizer uma coisa? os teus bagels de mirtilio têm um aspecto ORGASMICO!!!! pronto... já disse!!!

    coisas que adorei neste teu post:
    os teus bagels, a capa do teu livro é um mimo, esse rolo de carne tem um aspecto que "ai jesus", os teus folhados têm um aspecto de "são todos bons", adoro o teu bikini, é mesmo giro :D, esse bolo dos morangos tb he dava umas trincas, eu ficaria indecisa a escolher a carteia (e a que tu compraste é linda :D ), as tuas fotos tb estão muito bem!, e acho que tb escolheria o semi-frio do teu pai. lol
    acho que nao me esqueci de nada :D

    Beijinhos grandes cachopa ***

    ResponderEliminar
  37. ahhh, agora que falas nisso, houve uma em oeiras, mas eu nem lhe dei muito credito porque era uma feira de caracois (eu sou completamente intolerante)

    ResponderEliminar
  38. acho que nunca provei mirtilos!
    vi hoje esse biquini e gostei tanto, muito giro.

    ResponderEliminar
  39. Olá!!!
    Ainda bem que gostaste da Feira e de Sever do Vouga. E as saudades que estas fotos me fazem??? É o segundo ano que não posso ir a esta feira, e pelo que vejo e todos me dizem esta tem evoluído muito.
    Dos mirtilos, um dos meus frutos preferidos, tive a sorte de ter tido visitas daí por 2 vezes no mês de Junho que me trouxeram uma boa quantidade deles, directamente da produção de mirtilos dos meus sogros (uns dos pioneiros a cultivar mirtilos em Sever).
    A minha preferência vai mesmo para comer simplesmente o fruto ao natural, misturá-los em iogurtes ou sumo natural de mirtilo. Mas essas sobremesas que mostras deixaram-me mesmo com água na boca ;) O quecão de mirtilo do qual já falei no meu blog é também muito bom.
    Agora resta-me esperar pelo fim do mês, para voar até à capital do mirtilo, com esperança que ainda restem alguns na plantação do meu sogro (pois apanhá-los da árvore tem um sabor especial).
    Beijinhos e obrigada por me fazeres viajar um pouco até à minha "santa terrinha"

    ResponderEliminar
  40. Este ano não fui mas já passei pela feira do Mirtilo e é tão gira e cheia de coisas deliciosas!A caipirinha de mirtilo é mesmo saborosa! De recordação trouxe um licor de mirtilo e duas plantas que este ano estão a dar os primeiros frutos :)

    ResponderEliminar
  41. Olá,adoro o teu blog!
    Podes me dizer a refº do verniz rosa da Kiko,por favor?
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)

      É o rosa 288 :) Também adoro a cor ;)

      Beijinhos! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />