11 de maio de 2012

Hambúrgueres de salmão :D

Hoje para o almoço decidi preparar hambúrgueres de salmão pela primeira vez :D Eu já tinha tido essa ideia no passado, mas ao ver esta receita neste blog pareceu-me a utilização perfeita para os lombinhos de salmão que tinha deixado a descongelar :D 

Hambúrgueres de salmão

Ingredientes (para dois hambúrgueres): 

* 2 lombinhos (com 125g cada) de salmão; 
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado); 
* Salsa picada (usei congelada);
* Especiarias (usei a mistura de especiarias que comprei no mercado da Bastilha);
* Sumo de limão (opcional);
* Uma clara de ovo (opcional).

Confecção: 

* Picar os lombinhos de salmão (eu usei uma faca afiada, mas podem utilizar a picadora); 

* Misturar com a cebola picada, o alho picado, a salsa picada e com especiarias a gosto; 

* Se desejarem, podem misturar o sumo de um limão; 

* Esmagar bem a mistura com as mãos e formar uma bolinha, espremendo para sair todo o líquido; 

* Se necessário, misturar a clara de ovo para ficar bem ligado (como eu espremi bem achei que não era necessário);

* Moldar dois hambúrgueres; 

Hambúrguer de salmão :)
* Grelhar com um fio de azeite ou, em alternativa, assar no forno. 

O meu almoço :)
Ficou tão bom! :D Foi um almoço diferente, original, saudável, muito saboroso e relativamente fácil. Se quiserem podem ainda fazer os hambúrgueres com antecedência e guardá-los no frigorífico ou congelá-los, e assim quando for necessário já têm uma refeição disponível :) Parece-me ainda que esta é uma forma mais fácil de fazer com que as crianças comam peixe :D 

Sem dúvida uma receita a repetir! :)
Desejo-vos um óptimo fim-de-semana! :D

33 comentários:

  1. Olá :)

    eu realmente devia fazer os hambúrgueres. tenho tanta preguiça que somo sempre as coisas grelhadas. mas sabia bem variar XD

    amanhã compro salmão e faço :)

    ResponderEliminar
  2. Também adoro desenhos animados. Esses hambúrgueres parecem maravilhosos.
    Bom fim de semana para a menina.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esse lanche com fruta parecia meeeeesmo apetitoso... mas o salmão também marcha. :)

    ResponderEliminar
  4. O meu filme preferido era A Bela e o Monstro! Adorava! Vi imensas vezes! Ou melhor, vi "A Bela e a Fera", que era a versão brasileira que tinha em casa. :) "Eu quero muito mais do que a vida do interiôoooooo" era o que cantava a Bela! ;D

    (Em relação àquilo que disseste em relação aos treinos para a Maratona, apesar de nunca ter corrido nenhuma, a verdade é a que, pelo que já vi, a maior parte dos treinos fica-se pela distância máxima de 35km. Supostamente, quem corre 35 corre 42, com a história da adrenalina no dia da competição! Pois... Custa na mesma! Mas também acho que não adianta de nada, e faz mais mal que bem, tentar correr 42km em treinos para os 42km! (por mais estranho que pareça). No caso da Meia, a distância mais longa que costumo ver nos planos de treinos também é de 18km (menos 3km). Teorias! Se alguma dia passar à prática depois dou uma opinião mais fundamentada :p)

    Beijocas e aproveita o f-d-s!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Joana, não imagina que fosses assim católica praticante, fiquei surpreendida! Acho que devias de fazer um post sobre as tuas crenças, seria bastante interessante :)

    Sabias que o meu filme de desenhos animados favoritos é o Rei Leão? Sempre foi e sempre será. Não há filme que o consiga substituir. Lembro-me de ver todos os filmes da Disney em brasileiro no infantário.

    Um bom fim-de-semana para ti! Espero que te divirtas :)

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  6. também adoro filmes de animação... principalmente os antigos da disney... e sim... percebo o que queres dizer com a pocahontas 2...
    :)

    ResponderEliminar
  7. No relatório matinal,a corbertura é total hehehe ,Rei leão amooooo

    ResponderEliminar
  8. Olá Joaninha

    Pois eu estava a ler o teu post e a pensar como seria possivel não teres compreendido a Pocahontas, mas vi que a idade (digamos o amor) te fez ver as coisas de outro modo. :-)

    Não sei se vou dizer um disparate mas a tua granola precisa de ligar com um ovo ou um dos substitutos que tu já indicas-te, penso que deve resultar.

    Desejo-te um fim de semana muito bom e que tudo te corra pelo melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Vais ao concerto dos coldplay, certo?
    Achas que se pode levar comida connosco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou sim. Acho que não deve haver problema, desde que não seja propriamente algo gritante. Eu costumo levar sempre uma garrafa de água, sinceramente não me lembro se alguma vez levei comida para um concerto mas é possível que sim. De qualquer das formas, não custa nada tentar :) Estou mesmo entusiasmada para o concerto :D

      Eliminar
    2. como e que pensas jantar nesse dia? :)

      Eliminar
    3. É uma óptima questão, não tinha reparado que o concerto começava às 20.00h e que as portas abrem às 16.00h! Hmm provavelmente vou fazer um lanche reforçado antes de ir, levo um lanchinho para comer lá e janto depois do concerto. Como eu vou com os meus pais e o meu irmão também depende um pouco do que eles quiserem fazer, mas a mim parece-me que esta é a melhor opção, não faço questão de repetir a experiência que tive no Rock In Rio 2008, quando passei 9 horas sem comer, beber ou sentar-me! :) Sabes se há banda de abertura e quem é? :)

      Eliminar
    4. Marina & The Diamonds e Rita Ora :)
      Eu se calhar vou levar uma sandes para o jantar. Espero mesmo é que deixem entrar com a comida.

      Eliminar
  10. Acho que desde que a minha filha nasceu já fui ao cinema mais de 30 vezes ver filmes de desenhos animados. Adoro!! Um dos que mais gostei ultimamente foi o Entrelaçados, deram um twist à história espetacular. Mas os meus preferidos de todos são sem dúvida os do Winnie the Pooh. Beijo

    ResponderEliminar
  11. Acho que desde que a minha filha nasceu já fui ao cinema mais de 30 vezes ver filmes de desenhos animados. Adoro!! Um dos que mais gostei ultimamente foi o Entrelaçados, deram um twist à história espetacular. Mas os meus preferidos de todos são sem dúvida os do Winnie the Pooh. Beijo

    ResponderEliminar
  12. hummm a fruta e o chá parecem.me deliciosos! :)

    ResponderEliminar
  13. Esses hamburgueres têm um ar delicioso, tenho de experimentar :) (quantas vezes eu já disse isso?:))

    Essa receita de chá gelado também me parece bem. O que não me parece bem é a dor nos dentes, é terrível e espero que já te sintas melhor, para poderes usufruir do teu fim-de-semana cá no Norte :)

    Olha, em relação à tua granola... Pode substituir-se o xarope de ácer por outra coisa? É que não tenho em casa (até acho que nunca vi à venda), mas gostava de experimentar :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  14. Eu já acho o Salmão tão bom só com umas pedrinhas de sal e grelha no carvão, que acho que prefiro não o "estragar". Mas admito que seja bastante bom na mesma, esse hamburguer.

    Em relação à questão da Maratona, ou de outra distância qualquer, num plano correcto e adequado de preparação, os treinos não precisam nem devem de ter distância igual à prova.

    Com 4 Maratonas corridas, os meus maiores treinos para elas, foram de cerca de 34 a 35 km no máximo, e não é necessário mais nem acresce qualquer benefício, antes pelo contrário.

    BEijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Sabes, o pocahontas acho que foi o filme da disney que vi que nao achei tanta graça. e nem vi o segundo. achei graça tu teres mudado de opinião! lool
    olha, recomendo-te 3 que nao sao da disney (provavelmente já viste)
    o totoro, a viagem de chihiro, e o castelo andante. são tao lindos!!!!

    esses hamburgueres vou experimentar de certeza.
    quando faço sashimi cá em casa guardo as aparas, e era um bom uso que podia dar!!

    esse chá tb irei experimentar!
    parece mesmo bom!!!

    e esse prato mexicano tambem!!! :D

    olha, que festa há na tua terra?

    BEijinhos grandes e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  16. Ahhh os filmes da Disney! *Saudades
    Por acaso das ultimas vezes que fomos ao cinema também vimos desenhos animados, esses raramente nos desiludem :)
    Engraçado teres falado no mel. Desde ontem que tenho usado bastante por causa dos meus ataques de tosse alérgica. Prefiro o mel a xaropes... O efeito é o mesmo, sendo o mel muito mais saudável, certo?
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana!
    Como é que controlas a tua massa gorda? :D
    Por vezes, existe perda de musculo e aumento da massa gorda e eu já não ando em nutricionista e tenho medo que ela suba. A minha balança só me diz o meu peso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! :)

      Eu só controlo a minha massa gorda quando vou à nutricionista, que normalmente é em Dezembro e em Julho (porque é quando estou no Norte de férias). Em Dezembro lembro-me que tinha 15% de massa gorda. De resto, como eu tenho uma alimentação saudável, faço exercício físico regularmente e tenho um peso estável não me preocupo muito com isso, mas se tens essa preocupação julgo que há nas farmácias balanças mais especializadas. Além disso, julgo que há umas fórmulas que dão para calcular isso com base nas tuas medidas. Agora não estou em casa por isso não me dá muito jeito, mas logo ou no máximo amanhã vejo-te isso ok? :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Olá novamente Catarina :) Espero que vejas a minha resposta :)

      Aquilo a que eu me estava a referir é um teste que se pode fazer com uma pinça especial que mede a gordura subcutânea em centímetros e depois calcula a massa gorda com base numa fórmula. Há ainda outras fórmulas que utilizam o teu IMC e a tua idade :) Já agora, aqui vai a fórmula adaptada para o sexo feminino:

      % = (1.20 × BMI) + (0.23 × Age) − 5.4 :)

      Se tiveres mais alguma dúvida está à vontade :)

      Eliminar
  18. Eu entendo-te perfeitamente, sou LOUCA por Disney e desenhos animados, ainda hoje fico deliciada se voltar a ver um desses filmes, mas também em português do Brasil, claro, foram poucos os que apanhei em PT mesmo, o Pocahontas deve ter sido o primeiro. O 2 também só vi uma vez e o meu sentimento de desilusão foi o mesmo, portanto desde então nunca tentei rever :x

    Beijinho e bom fim de semana! *

    ResponderEliminar
  19. Olá Joaninha =)
    Fazes sempre uma receitas tão fantásticas, esses hamburgueres de salmão devem ser deliciosos.
    Normalmente no verão, também costumo fazer chá gelado, nunca me tinha ocorrido fazer com laranja, normalmente faço sempre com limão. Mas eu costumo misturar dois chás, tipo chá verde com chá cidreira. Será que faz mal ?
    Beijinhos e bom fim de semana com o teu pai e irmão =)

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana :)
    Eu adoro filmes de desenhos animados :)
    Adoro os antigos, aqueles que nos fazem recordar o sabor da infancia, O rei leão, a branca de neve, pequena sereia etc etc :)
    mas sou muito fã do cinema :P

    Os teus hamburgueres parecem-me muito bem, mas também não sei se vou "desperdiçar" o salmão em hamburgueres. É é uma óptima alternativa para quando tempos pouco salmão, e assim podemos aproveita-lo sem ter medo de ficar com fome :D

    O teu chá.. eu não gosto muito de chá verde puro, costumo bebê-lo de pénalti e morno para não ter acesso ao "azedo" eheh mas se tu dizes que esse sabe bem, até sem adoçante eu acho que lhe vou dar uma oportunidade !

    Essa tradição de que falaste parece-me realmente emocionante, é normal que a lágrima espreite :)

    Tem um bom fim de semana.. beijinhoo

    ResponderEliminar
  21. Olha, pode ser. participo então com estes :)

    ResponderEliminar
  22. Aiaiaia esses hamburgueres têm um aspecto maravilhosooo!! E o chá também! Não gosto nada de chá, aquele sabor quente e demasiado adoçicado enjoa-me mas fresquinho já não dizia que não :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Humm so coisas boas, fiquei com imensa vontade de comer morangos, sou apaixonada por eles!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/05/it-all-started-with-big-bang.html

    ResponderEliminar
  24. Joana,
    * Vou "roubar" a receita dos hamburgers de salmão. Com uma posta deve dar para fazer dois hamburgers...
    * Tu já sabes que eu gosto muito de cinema, mas desenhos animados nem assisto muito. Vi a Pocahontas I no cinema, mas o II não. Adorei foi a banda sonora!!! Sequelas normalmente não dão grande resultado e fico sempre de pé atrás.
    * Fatima está "à pinha" por estes dias. Eu não aperto lá ninguém, mas já fui a Fátima a pé sem ter feito nenhuma promessa (era nova...)!
    * Pena que não vais aproveitar a companhia da tua mãe e avó, mas em compensação tens os homens todos ao teu cuidado!
    * Já estás melhor do pseudo dente? Eu acabei por arrancar os meus. Tenho hortelã em casa (pelo menos até conseguir matar a planta, mas não deve de faltar muito!!) e pode ser que aplique nuns chazinhos. Boa ideia :)
    Beijos e aproveita bem o f-d-s!!!

    ResponderEliminar
  25. Fantástico!!

    Tenho um passatempo no meu blog!! Passa lá e deixa comentário!! :)

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar
  26. Joanaaaa, diz-me, por favor, a quantidade de mel que devo colocar na granola para substituir o xarope :))


    Esqueci-me de referir o filme... Eu adorei o primeiro; as músicas, a história, tudo! Tinha imensas coisas alusivas ao filme, desde blocos de notas, canetas, tudo! E diziam-me que era muito parecida com a Pocahontas quando era pequena (tinha o cabelo liso - agora não tenho, e era mesmo muito morena. A juntar os olhos enormes escuros, pronto:))
    Lembro-me de ver o segundo filme, mas fiquei como tu: então e o John Smith? :)

    Outro filme de que gostei imenso (mais uma vez, também pelas músicas), foi o da Mulan. Ainda há uns 3 ou 4 anos atrás fiz download (ups!) de vários filmes da Disney (Cinderela, Aladino, Mulan, Pocahontas, and so on) e revi-os a todos :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  27. eu também adoro filmes de desenhos animados :P mas o que eu acho mais triste é o rei leão hehe
    ai Joana também andas sempre de um lado para o outro, com tanto para estudar, com tanto para fazer e sempre tão organizada ! :P
    my god !
    adorei os hambúrgueres de salmão, adoro salmão e parece me mt bem !

    obrigado por teres lembrado de mim ! :P
    está tudo bem ! só um pouco ocupada! :P

    beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />