16 de abril de 2012

De Guimarães :D

Estou (novamente) de volta :)

Foi uma viagem mesmo fantástica! Apesar do tempo não ter estado lá muito famoso, Guimarães é uma cidade linda e além disso a companhia não podia ter sido melhor :D Se ainda não foram ver a nossa Capital Europeia da Cultura 2012 (juntamente com Maribor, na Eslovénia, outra cidade lindíssima) recomendo vivamente que a visitem :) 

O símbolo de Guimarães 2012 :)







Aqui vai o relato da nossa viagem. Todas as fotos são da autoria da J., a fotógrafa do nosso grupo :) Espero muito sinceramente que gostem :D

Sábado - 14.04.12

Acordámos às 7.30h para conseguirmos aproveitar bem o dia. Para o pequeno-almoço bebemos uma caneca de café com leite e eu fiz torradinhas com doce de framboesa para todos :) Antes de sairmos ainda pusemos no forno os folhadinhos que tínhamos feito no dia anterior quando chegámos a minha casa. 

Antes de irem ao forno :)
É que eles gostaram tanto das trouxinhas que fiz para  o jantar medieval do P. que me pediram para repetir a receita para levarmos para Guimarães e irmos comendo :) Usámos a mesma receita que eu utilizei na Quarta-feira, mas desta vez fizemos trouxinhas de:

* Alheira;
* Alheira com queijo mozzarella;
* Alheira com espinafres;
* Espinafres com queijo mozzarella;

Acrescentar o queijo foi decididamente uma ideia fantástica (e aqui o mérito é todo do B., que foi quem fez inicialmente a sugestão). Os folhados de alheira com queijo e de espinafres com queijo ficaram uma delícia :) 


Prontos a serem transportados :)
Depois de cerca de 45 minutos de viagem de carro chegámos a Guimarães, e passámos a manhã a visitar o centro histórico. 

* Largo do Toural 


 


 * Largo da Oliveira 






* Praça de Santiago 




Para o almoço fomos a um café que tinham recomendado muito vivamente ao P., o Café Óscar. 

Quando entrei no café senti-me transportada para outra realidade: nas paredes viam-se livros, jornais, quadros e placas comemorativas oferecidas pela Afonsina, a Tuna de Engenharia do Minho (para descobrirem porque é que o Café Óscar é tão amado por esta Tuna, vejam aqui). Sentados em mesas quadradas viam-se senhores de porte aristocrático, com fartos bigodes e jornal na mão. Foi como se tivéssemos entrado num Clube de Cavalheiros :) 




Fomos rapidamente atendidos por um senhor muito simpático que nos trouxe a lista. Quando a abrimos nem queríamos acreditar naquilo que estávamos a ler e a ver: as doses eram baratíssimas e enormes. Mesmo. Apesar de tudo, as opções eram um pouco limitadas - outra coisa não seria de esperar, uma vez que estávamos num café e não num restaurante. Optei por comer uma sopa de legumes (que estava muito boa) e meia dose de hamburguer no prato (que vinha com batatas fritas, ovo estrelado e salada de alface, tomate e azeitonas). Vejam a 'meia dose' por vocês mesmos: 

Socorro!
A sopa custou 1€ e a 'meia dose' de hamburguer 2.90€. A J. pediu o mesmo que eu, mas o P. pediu uma dose de francesinha em pão baguette (que custou 4.5€ e que alimentava facilmente duas ou três pessoas) e o B. pediu uma dose de hamburguer (que custou também 4.5€ e que o B. teve bastante dificuldade em terminar). 

Prato do P.

Prato do B.
No total, eu paguei 4.90€ com sopa e bebida, o que foi mesmo bom tendo em conta a quantidade de comida que nos serviram. Não admira que os amigos do P. lhe tenham recomendado bastante o café :) 

Adeus Café Óscar! :)
De tarde o tempo piorou um pouquinho, e aproveitámos para ir ao nosso hostel fazer o check-in. Como a Pousada da Juventude já estava cheia quando tentámos marcar, optámos por ir para o Hostel Prime Guimarães, a 3 minutos a pé do Largo do Toural. Fizemos uma óptima escolha: o hostel ficava num edifício do século XVIII completamente remodelado, era muito acolhedor e estava bastante limpo. A dona do hostel e o filho dela eram imensamente simpáticos e mostraram-nos o nosso quarto e o resto do hostel.

Pousámos as nossas malas, estivemos um bocadinho a conversar e saímos novamente. Como sabíamos que às 18.00h ia ocorrer um espectáculo no Castelo de Guimarães (o 'Assalto ao Castelo em Três Actos'), fomos caminhando no sentido do Castelo e do Paço dos Duques de Bragança. 






Igreja de São Gualter


Tempo assustador!



A já habitual foto com os nossos pés :D O meu pé é o branquinho :D

Interessante :D


Happy hour na pastelaria :)
Pelo caminho encontrámos a Bonitos, uma bombonaria artesanal cheia de coisinhas apetitosas :)

Bombons artesanais

Amêndoas com imensos sabores: canela, coco, leite condensado, caramelo, café com leite...



Eu provei um dos chocolates do canto inferior direito da foto, que era de chocolate negro com 70% de cacau e sem qualquer adição de açúcar (só com cacau e leite). Era mesmo muito interessante e suave, sem ser doce nem enjoativo.


O P., o B. e a J. trouxeram estas trufas recheadas com vinho do Porto (que são óptimas!).

O espectáculo no Castelo (que foi uma espécie de teatro em movimento) foi muito giro: começou no Castelo, descemos até à Capela de São Miguel e terminámos no Paço dos Duques de Bragança. 

D. Afonso Henriques :)


O Castelo :)





Já no Paço :)



No fim ainda pudemos visitar o interior do Paço, que tinha uma exposição de arte contemporânea. Todos gostámos imenso de visitar o Paço, embora nenhum de nós tenha gostado muito da exposição. 


Bebé construído com filtros de cigarros e colocado dentro da capela


  
Ainda voltámos à Capela de São Miguel e ao Castelo para vermos tudo com mais calma, e apesar de nesta altura já estar a chover quase torrencialmente adorámos o Castelo.

Chuva torrencial + vento intenso = Adeus guarda-chuvas!
Quando subimos à torre mais alta vimos formado um arco-íris mesmo bonito, o que fez com que estar neste castelo tão simbólico da nossa História se tornasse numa experiência ainda mais inesquecível :D 





Para o jantar o filho da dona do hostel recomendou-nos um restaurante bastante perto, a Marisqueira. Novamente, comeu-se mesmo muito bem e barato: paguei 6€ por um menu com sopa, prato (optei por lombinhos de vitela com cogumelos), bebida (no meu caso água, mas o P. pediu cerveja) e café.

Depois do jantar ainda demos mais uma volta pelo Largo da Oliveira, onde o P. e o B. beberam jeropiga :) Eu nunca tinha provado jeropiga e pedi para experimentar. Tem um sabor interessante :) Ainda demos mais um passeio e à uma da manhã voltamos para o hostel para finalmente termos o nosso merecido descanso :)


Domingo - 15.04.12
 

Acordámos às 9.00h, entregámos as chaves e saímos :) No caminho para o Castelo tomámos o pequeno-almoço e eu bebi um galão e comi um pão torrado :)

Como aos Domingos de manhã visitar os monumentos é grátis fomos novamente ao Paço dos Duques de Bragança. 





Também voltámos ao Castelo para tirar fotos decentes (porque no dia anterior estava a chover) e fomos buscar o carro para irmos para o Santuário da Penha :) 





Na viagem para a Penha :)




Depois de uma viagem atribulada acabámos por lá chegar sãos e salvos :) A Penha é tão bonita :D Visitámos o Santuário, as grutas e os miradouros, e antes de virmos embora ainda comprei mais uma bolinha de neve para a minha colecção :) 









Vista da Penha :)
O Castelo e o Paço vistos da Penha :)






Depois da visita à Penha fomos novamente para o Porto e almoçámos em minha casa, onde os meus pais fizeram frango assado para todos. De tarde voltámos para Lisboa e hoje foi o primeiro dia do meu estágio de Cardiologia, que promete ser um estágio bastante intenso e cansativo, mas ao mesmo tempo bastante interessante :)

Foi uma viagem mesmo espectacular. Guimarães é uma cidade cheia de iniciativas, de cultura e de beleza e divertimo-nos imenso. Apesar das fotos não terem ficado muito interessantes (porque estava mau tempo), acreditem que Guimarães é uma cidade lindíssima, e eu recomendo vivamente que a visitem! :D

Até amanhã! 

36 comentários:

  1. Foi tão bom recordar Guimarães. Mais uma vez os relatos estão excelentes conseguimos quase que viver o que viveste. Bjinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Já estava interessada em la ir especialmente por ser capital da cultura e agora fiquei ainda com mais vontade! Bom estagio e obrigada pelas dicas! bjs

    ResponderEliminar
  3. bem vinda de volta :)
    eu ando com mta vontade de conhecer Guimarães, realmente deve ser bem giro !
    Sabes onde eu andei ? Em Óbidos :P

    Beijinho e boa semana **

    ResponderEliminar
  4. Já estive em Guimarães algumas vezes e adorei...agora ando com muita vontade de voltar, desde que foi eleita Capital da Cultura! a tua descrição está, uma vez mais, fantástica...fiquei ainda com mais vontade!! =)

    ResponderEliminar
  5. :)))

    Deve ter sido um passeio muito agradável...

    Esses folhadinhos parecem maravilhosos..queremos fotos do making of!!!

    (sim pq eu tenho sempre dificuldade em perceber como se criam essas obras de arte :PP)

    BJ

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por falares tao bem da nossa Cidade no teu blogue.

    Cristina

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana. Ainda bem que gostas-te de Guimarães, e acreditas que apesar de ser Vimaranense fiquei a conhecer coisas através do teu post, lol :) Nunca fui almoçar ao café Óscar vou ter que ir lá e a Marisqueira também não conheço nem sei onde fica, vou ter de me informar :) Quanto há minha operação é para tirar um fibroadenoma do peito que está a crescer e o médico achou melhor tirar. E estou com medo porque sem fui muito saudável e nunca tive grande contacto com doenças e tratamentos e muito menos operações. Mas estou confiante e isso é que importa :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei o teu relato! Eu visitei Guimarães sob uma intensa e constante chuvada e mesmo assim adorei! é uma cidade lindíssima. Nós na altura ficámos na Pousada da Juventude que é bastante boa!
    Eu gostei do American Pie. Acho que quem cresceu com os outros filmes não vai ficar desiludido com este apesar de ser um pouco mais soft.
    Beijos e mt sorte para o teu estágio

    ResponderEliminar
  9. Se não é indiscrição, paraste de cumprir o plano da tua nutricionista? É que reparei que na última viagem que fizeste nunca falavas de lanches entre as refeições e apenas saladas e mesmo agora só um chocolate ao lanche... Estás a tentar reduzir as quantidades? De qualquer forma, gosto muito do teu blog, tem-me ajudado imenso. Bjs e continua :)

    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dias não são dias! A Joana estava numa viagem entre em amigos achas que ela estaria preocupada em cumprir o plano?

      Eliminar
  10. Olá Sara! :)

    Não, não parei de cumprir o meu plano alimentar (embora não pense nele como o plano da minha nutricionista, mas sim como a minha alimentação normal).

    Simplesmente quando fui para o Dubai optei por não levar comida comigo, para ver se me adaptava bem. No fundo, decidi ir à aventura ;) É um facto que durante o dia acabei por não me alimentar muito bem, mas com 40º a fome tende a ser pouca. Depois simplesmente alimentava-me melhor ao jantar, como deu para ver na altura :)

    Agora fiz o mesmo: como comia menos entre as refeições porque estávamos ocupados, às refeições comia mais ;) Além disso, este artigo foi mais direccionado para a viagem em si e não para a minha alimentação durante a viagem: eu lanchei em ambos os dias, mas achei que não valia muito a pena falar disso porque já o faço nos outros dias ;)

    Longe de mim (mesmo!) reduzir as quantidades, que quando estou em casa têm sido exactamente as mesmas ;)

    Obrigada pelo teu comentário e se tiveres mais alguma dúvida está à vontade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá novamente :) Claro, tens razão que estando longe de casa as coisas são muito diferentes, estava só curiosa em relação a isso :) Obrigada pela resposta e boa sorte com o blog ;)

      Sara

      Eliminar
  11. Que espetáculo, realmente o nosso país tem sitios maravilhosos por descobrir que nós ás vezes nem fazemos ideia.
    Como já te disse na viagem ao Dubai, com os teus relatos quase que nos levas contigo também, adoro =)
    Beijinhos Joana, boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Que belas fotos, a fotografa está de parabéns :D Adorei a descrição do passeio, queria tanto tanto lá ir :)
    E a comida...OMG a comida!!! :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. É impressionante como temos coisas tão interessantes em Portugal e não damos o devido valor (por mim falo!).
    Tu és mesmo uma faz tudo! futura médica, cozinheira consagrada entre os amigos e uma boa planificadora de viagens!!!
    O Oscar é muito generoso :)
    Para mim (que sou chata), na reportagem só faltam fotografias do alojamento. Sabe-se lá porquê, mas gosto sempre de ver as instalações!!!
    Apesar do tempo (e de uns chapéus destruídos) acho que conseguiram aproveitar muito bem.
    Beijos grandes :)

    ResponderEliminar
  14. Ai que reportagem deliciosa!!
    Que inveja desse passeio Joana :P
    Tenho mesmo de experimentar os feijões de soja.. só tenho de ver bem como os confeccionar antes disso :)
    Quanto ao coelho, também os acho muito mimosos e fofos, mas para além de ser uma carne saudável a minha mãe faz questão de fazer várias vezes, de maneira que por mais que eu não ache muita piada à carne em si, tenho de ceder :P

    Beijinhoo

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Só para te dizer que devo ir nas férias a Guimarães só por causa desta delícia de post.

    ResponderEliminar
  32. Este post ajudou-me imenso, principalmente em relação às refeições.. Obrigada por me teres indicado o link! Acho que vou gostar mesmo muito desta cidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. antes de mais, seja bem vista a mui ilustre cidade de Guimaraes :) ahaha. como vimaranense lá nascida e criada, fico imensamente feliz que tenhas gostado da tua estadia. conheço todos os sitios visitados e reconheço que foram uma otima escolha! numa proxima visita poderia informar-te de mais sitios acolhedores e interessantes, que só um vimaranense pode dizer :)
    caí no teu blog por acaso, ja estava a gostar, mas depois deste post o meu coraçao rendeu-se, eheheh :p beijinhos e continua a contar as tuas aventuras! :)

    ResponderEliminar
  34. Estava a dar uma olhadela às tuas viagens, e já vi que já passaste pela linda cidade de Guimarães! :D Não sou daí, mas pretendo ir morar para aí...Um dia quem sabe...Belos momentos com o meu mais-que-tudo passei aí na Penha! =)*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />