21.3.12

Barrinhas de cereais caseiras sem açúcar :D

Eu já tinha tentado duas vezes no passado fazer barrinhas de cereais caseiras. Como não fui bem sucedida, acabei por desistir um pouco, e já há uns bons meses que não pensava no assunto. Ora as barrinhas de cereais são bastante práticas para levar para o lanche do meio da manhã, além de serem saborosas :) Por isso pus mãos à obra e consegui atinar finalmente com a receita :D 

Melhores. Barrinhas. De sempre :D
E tenho que vos dizer: ficaram perfeitas! O cheirinho que saía do forno, o sabor, a consistência, ficaram mesmo maravilhosas :) Confesso que fiz uma pequena dança da vitória :D Infelizmente só fiz quatro barrinhas (para o caso da receita correr mal),  e como comi uma antes de ir para a cama, o P. comeu duas e levei outra para comer a meio da manhã, já acabaram! Hoje vou repetir novamente a receita, até porque é super simples :) Aqui vai: 

Barrinhas de cereais caseiras

Ingredientes (para quatro barrinhas):

* 25g de flocos de trigo integrais;
* 25g de flocos de aveia integrais grossos;
* 7g de amêndoas cortadas aos pedaços;
* 8g de nozes picadas em pedaços;
* 20g de sementes de sésamo;
* 15g de sultanas;
* Sumo de meia laranja; 
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Uma colher de chá de canela. 

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 160ºC;

* Triturar os flocos de trigo, os flocos de aveia, as amêndoas, as nozes, as sementes de sésamo e as sultanas;

* Numa frigideira anti-aderente, colocar a colher de chá de essência de baunilha, a canela e a mistura anterior, e aquecer um pouco; 

* Depois do passo anterior podem deixar o preparado esfriar e guardá-lo num frasco hermeticamente fechado, ficando assim com granola caseira à disposição :)

* Colocar tudo numa taça e juntar o sumo de laranja;

* Revestir um tabuleiro do forno com papel vegetal, colocar o preparado no tabuleiro e calcar bem;

* Levar ao forno durante vinte minutos;

* Desenformar e cortar em barras ainda morno;

Depois de frias, podem guardar as barrinhas num recipiente fechado hermeticamente ou envolvê-las individualmente em papel aderente. Podem duplicar ou triplicar as quantidades e podem ainda juntar outros flocos a vosso gosto :) É necessário apenas respeitarem as proporções:

* 50g de flocos (aveia, farelo de trigo, cevada, arroz ou espelta);
* 15g de frutos secos (nozes, pistachios, amêndoas, pinhões, avelãs ou amendoins);
* 20g de sementes (sésamo, abóbora, girassol ou linhaça);
* 15g de frutas secas, côco, passas ou sultanas.

Depois de sair do forno :)

Cortado em barrinhas :)
Aconselho-vos vivamente a experimentarem esta receita. Assim ficam com barrinhas de cereais práticas, saborosas, crocantes e docinhas sem qualquer adição de açúcar ou gordura :) Segundo as minhas contas cada barrinha possui aproximadamente 104 calorias :)

Até amanhã! :)

26 comentários:

  1. Olá Joanita!

    Essa ideia de fazer barras de cereais em casa é muito bom! E ficaram com um aspecto mesmo apetitoso.

    Estou ansiosa que coloques o roteiro de Guimarães. Tu tens tanto jeito para essas coisas que pode ser que o aproveite para uma passeata em família :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. No fim de semana vou tentar essas barritas, porque as que compramos são sempre tão doces. E o solinho já está aí em alta, há que ser firme agora :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, tenho a dizer que gostei imenso do teu blog, especialmente desta receita! Vou mesmo experimentar. Conta comigo para te acompanhar, acabei por adicionar alguns blogs e vejo que todas vocês se conhecem e se seguem tb :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ola:-)Estas barrinhas vieram mesmo em boa altura. já andava a pensar fazer mas tudo o que encontrava levava demasiado açúcar e gordura mas estas parecem perfeitas. Obrigada por partilhares ;-) Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Meu Deus, estas coisas não se fazem! Puseste-me a salivar para o monitor! Mas que cozinheira eximia que és! Parabéns... Tenho que criar um caderno para apontar as tuas receitas, são sempre tão interessantes!

    beijo e até amanha!

    ResponderEliminar
  6. Olha, tu vê lá o que me vais dizer do café!!! Não bebo muito (um, máximo dois, por dia), mas ainda assim! Me likes coffee very much! (e o chocolatinho a acompanhar, só para melhorar as coisas lol)

    E essas tuas barrinhas estão o máximo. Acho que estas vou mesmo tentar fazer! Não costumo comprar barrinhas porque a maioria tem ingredientes até mais não e um grande teor de açúcar, mas assim é muito bom! (Achas que depois dá para guardar durante quanto tempo? Não que vão durar muito, mas só para saber ;p)

    Beijinhos e bom ginásio!

    ResponderEliminar
  7. olá joana vou aderir a essa barrinhas de cereais! parece-me muito boom! :) Esses legumes chineses são aqueles que vêm dentro dos crepes chineses?

    ResponderEliminar
  8. Estas barritas estão com bom aspecto, acho que vou experimentar fazer:)

    ResponderEliminar
  9. Estas barrinhas têm um aspecto delicioso, este fim de semana já vou experimentar fazê-las, só não vou adicionar as passas porque não gosto muito. Dás-nos aqui receitas muito úteis e apetitosas =)
    Só tenho uma dúvida, essas quantidades que nos deste só dão as tais 4 barrinhas que fizeste ou dão um pouquinho mais?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. hiiiii
    ADORO as tuas barrinhas, são mesmo lindas :D
    (sempre posso fazer mas dividir em bocados mais pequenos, visto que têm de ser até 85kcal.)

    Beijinhos grandes ****

    ResponderEliminar
  11. Receita espectacular! Eu gosto dos ingredientes todos!! O meu medo é faze-la e não me conseguir controlar, por isso, vou ponderar se faço :)
    Eu também uso molho de soja nos legumes. Fica com um sabor mais oriental e já não precisa de sal. Tenho utilizado o molho de soja light, mas acho que só se chama assim porque é mais aguado que os outros e não porque tem menos calorias (digo eu...), mas gosto mais desta versão porque tenho tendência a deitar sempre mais do que devia.
    Beijos grandes e até amanhã!

    ResponderEliminar
  12. Têm óptimo aspecto as barrinhas e são muito melhores para a saúde (e para a carteira) do que as de compra!
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  13. Olá :)

    Sabia que o chá verde tem teína, mas nunca pensei que pudesse ser tão forte a esse ponto (não ser recomendado por questões médicas). Mas obrigada pela informação, :)

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelo teu comentário Joana =) Animou-me bastante mesmo.
    Eu sei que não estou gorda e que já estou num peso saudável, mas não me sinto bem comigo própria, e ainda faltam mudar algumas coisinhas para que isso aconteça, quer a nível físico quer a nível psicológico (talvez o mais dificil). Mas eu vou chegar lá.. =)
    Beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  15. Nhami nhami :) que aspeto delicioso vou tentar fazer essas barrinhas sempre são mais saudaves emuito mais economicas (€€€) que as que compramos.
    beijinhos e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  16. Olá Joaninha

    A tua receita é fantástica ( como todas), parabéns!
    Vou experimentar fazer para os meus filhos, para mim por agora acho que não devo, não quero voltar a ficar viciada em frutos secos, lá mais para a frente experimento.

    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  17. Hello Joaninha!
    Saiu mesmo bem a barrita, tem cá um aspecto...nhamy!

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana, estive a ver as tuas receitas das barrinhas de cereais e fiquei com uma duvida, como é que os cereais colam se não á gordura nenhuma? eu tentei fazer mas ficou tudo solto.

    Jinhos
    Nokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nokas :)

      Da primeira vez que eu fiz as barrinhas aconteceu-me precisamente isso: ficou tudo solto e foi tudo para o lixo. Acabei por desistir e nunca mais experimentei, até esta experiência. Desde aí fiz mais duas vezes e correram todas bem :)

      Aqui vai o que eu acho que influencia o facto dos flocos ficarem unidos:

      * A qualidade e o tipo dos flocos. Os flocos de aveia ganham muito líquido e expandem, os flocos de trigo ficam melados e os de cevada também, logo fica tudo uma papa.

      * O líquido em questão. Quando usei sumo de laranja com polpa e a manga esmagada aquilo juntou-se muito melhor do que com a água com mel (embora tenha ficado unido na mesma, só demorou foi mais algum tempo).

      * O tempo de manobra. Quando eu começo a amassar (amasso com as mãos) dá-me sempre a sensação que aquilo não vai ficar unido, mas passado alguns minutos o facto é que fica. Normalmente eu faço uma bolinha com as mãos e depois passo para o tabuleiro do forno e aí esmago e faço a forma de rectângulo.

      Apesar de não levarem gordura os flocos levam líquido, e isso faz com que fiquem ligados. Podes sempre acrescentar mais líquido se necessário :)

      Beijinhos e boa sorte :)

      Eliminar
    2. Olá Joana, obrigada pela tua resposta,
      Eu não deitei fora os cereias porque me doi o coração deitar fora comida, aproveitei para pôr no leite, mas vou experimentar a fazer as barrinhas outra vez a ver se consigo
      Jokas

      Eliminar
  19. Olá , espero que esteja em paz. Por favor tenho como fazer uma barrinha sem usar forno. Um abraço e obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente acho que não... Mas sei que há alguns 'bolinhos' com fruta e cereais que dão para comer sem irem ao forno... Talvez se procurar 'No Bake Bars' :)

      Boa noite!

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Provei e adorei: http://www.telitanacozinha.net/2013/11/barras-de-cereais-com-maca-e-canela.html !
      Vou repetir!

      Beijitos*

      ______________________
      Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...