29 de março de 2012

Como posso ser dador de sangue? :D



Podem doar sangue todas as pessoas com: 

* Bom estado de saúde;
* Hábitos de vida saudáveis; 
* Peso igual ou superior a 50kg;
* Idade compreendida entre os 18 e 65 anos.

Não podem dar sangue todas as pessoas que:  

* Têm história de utilização de drogas por via endovenosa;
* Têm história de contactos sexuais a troco de dinheiro ou de drogas;
* Têm história de contactos sexuais com múltiplos parceiros;
* Foram parceiros sexuais de pessoas com as características anteriores ou de pessoas com VIH, VHB ou VHC;
* Têm  história familiar da Doença de Creutzfeldt-Jakob;
* Fizeram tratamentos com a hormona de crescimento, pituitária ou gonadotrofina de origem humana;
* Foram submetidas a um transplante;
* Foram submetidas a uma transfusão;
* Têm epilepsia, diabetes insulino-dependente ou hipertensão arterial grave;
* Tiveram malária nos últimos três anos ou fizeram a profilaxia da malária nos últimos três anos; 
* Tiveram um parto nos últimos seis meses ou estão a amamentar;
* Foram submetidas a uma operação ou a uma endoscopia nos últimos seis meses; 
* Fizeram uma tatuagem ou um piercing nos últimos seis meses; 
* Tiveram  um novo parceiro sexual nos últimos seis meses.

A dádiva de sangue pode ser efectuada nos Centros Regionais de Sangue de Lisboa, de Coimbra e do Porto, nos locais onde se efectuam brigadas móveis de colheita de sangue e nos serviços hospitalares de Imunohemoterapia com colheita a dadores. 

Se quiserem saber mais informações podem consultar o site do Instituto Português do Sangue aqui (ou podem perguntar-me, claro).

Até amanhã!

16 comentários:

  1. Pois nao posso dar sangue :(

    por acaso nunca experimentei fazer falafel, mas ainda vou experimentar :D

    Beijinhos grandes Joana linda

    ps: já me tinha esquecido do uh lá lá. LOL obrigada :D

    ResponderEliminar
  2. Joana,
    As francesinhas continuam a não ser apelativas para mim - e sem duvida que é um preconceito meu porque nunca provei . Já estou a ver as mulheres do Norte a a caírem-me em cima!!! e desde já aviso que também dispenso as tripas e dobrada.
    Deve haver algum prato típico da zona do Porto com que eu me identifique ?'!!
    Falafel - apesar de estar mais para o rectangular do que com aspecto de bola, aposto que ficou saboroso!=)
    Ginásio - com o bom tempo podem aproveitar o ar livre como pretendem e a prenda do P.!Ginásio é bom sim senhora, mas quem não vai ao ginásio pode arranjar maneiras de fazer actividade física - é só ter vontade. Eu não vou propriamente ao ginásio - faço 2 aulas semanais de aeróbica na colectividade local (10€ por mês) e o resto faço em casa ou aproveito a rua.
    Eu sou dadora de sangue e já tenho um diploma e tudo! mas sinto que ainda posso ser mais activa. De facto, desde Fevereiro que já posso doar novamente...
    O P. continua a mimar-te com o almoço. É porque mereces rapariga!!
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  3. à uns anos atrás fui contemplada em leccionar "Area Projecto" no 12º ano. Um dos grupos tratou do tema "dádiva de sangue", até foram a Lisboa reunir com a responsável do instituto português do sangue para organizar uma recolha...e foram só entraves... não gostei nada da forma de trabalhar desta instituição, de tal modo que quem veio fazer a recolha foi o hospital de portimão!!
    Mudando de assunto... o teu cappuccino parece espetacular!!!
    Bjocas
    Ana

    ResponderEliminar
  4. OMD já foste à Índia!! Agora sou eu que estou com INVEEEEJAAAAAA!!! :) Tenho de lá ir, por tudo de bom e de mau que aquilo tem!

    Também já disse que gosto de beringela? Gosto muito, mas acabo por fazer sempre as mesmas 2 receitas, que são as únicas que sei! :)

    E fala dos fritos, sim! Acho que há muitas generalizações em relação a esse tema, é sempre bom aprendermos um pouco mais.

    Beijinhos e boa noite!

    (E pensava que esse tipo de máquinas fosse mais caro, por acaso!)

    ResponderEliminar
  5. Olá Joaninha

    Uma actifry resolvia o problema do Falafel. Ou então no forno não daria resultado?

    Eu tenho uma actifry e passam-se semanas que não a utilizo. Batatas fritas por exemplo só eu e o meu filho mais velho é que gostamos. Mas podem-se fazer lá imensas coisas. Frango, coelho, ficam óptimos sem qualquer adição de gordura.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu também já fui dadora, o problema foi que a minha hemoglobina começou a andar baixita e nunca mais recuperei , anda pelos 11-11,5.... até que o ano passado desisti de o ser.

    Quanto ao falafel eu com feijão e grão nunca tive boa relação, é que não gosto mesmo, mas se nao soubesse os ingredientes era capaz de dar uma trinca no teu falafel lol

    ResponderEliminar
  7. HUMMMMMMM..C-A-P-P-U-C-I-N-O!!!

    Pronto..já fiquei a morder po resto do dia :)))

    BOM FDS :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana, eu sou dadora de sangue, mas, como sabes, já não vou dar sangue há algum tempo. Estou também inscrita como dadora de médula, embora nunca tenha sido chamada para fazer nenhum teste de compatibilidade, é algo que me deixa nervosa e ansiosa. É muito boa a sensação de poder ajudar alguém, mas também é assustador.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu até podia dar sangue, pelo menos tenho os requisitos, até no Grupo. Sou O.
    Mas acho que deviam dar-me anestesia.. Sou uma maricas de primeira apanha. Ca nervos!!! As vezes pergunto-me como é que consegui ter a minha filha.. Parto normal, sem epidural, com 15 horas em sofrimento com contracções de 10 em 10 minutos!!
    Bjs, Sô Dôtora. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. acho k já disse uma vez kk... mas uma das coisas que mais gostaria de fazer é doar sangue... mas não posso :( mas hei-de poder, um dia :D

    por acaso até tenho curiosidade para ler o que vais dizer sobre os fritos... sempre ouvi dizer que não fazem nada bem, mas vamos lá ver o que achas :D gostas de fritos? eu não sou muito apreciadora (felizmente), mas há fritos que adoro, como toda a gente hehehe **

    outra pergunta, costumas vir ao algarve?

    ResponderEliminar
  11. Já estive duas vezes para doar sangue e nunca consegui... Da primeira vez estava a namorar à pouco tempo e na segunda tinha feito uma endoscopia. Gostava mesmo muito, e pelo menos isso posso, mas aqui na minha terra vêm uma vez por ano fazer uma recolha, tirando isso acho que só indo a Lisboa...

    Obrigada pela tua resposta ontem :)
    Depois de muito pensar e falar hoje com a minha médica chego à mesma conclusão... Ando em baixo, é verdade, e com o período não ajuda nada! Hoje já andei bem mais calma :)
    Muito obrigada por tudo querida!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. Olá Joanita!

    Acho muito interessante publicares sobre a doação de sangue. Nunca cheguei a dar sangue porque a minha irmã deu e ficou tão fraquinha que me assustou bastante. Mas talvez esteja a ser um pouco egoísta! Assim que estiver num peso mais normal vou dar sangue.

    O teu P. é como o meu N. Sabe muito bem estarmos acompanhadas por pessoas que merecem cada bocadinho do nosso ser, né?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana =)
    É verdade tenho-me esforçado bastante para que estes dias corram bem.
    Também é uma boa ideia e deve ficar muito bom com pipocas também. Faz faz e depois diz-me como ficou. =)
    Beijinhos e boas férias

    ResponderEliminar
  14. Adoro cogumelos salteados! São uma delicia, e o melhor é que não são nada calóricos.
    Aguardo o post sobre os fritos, fiquei curiosa :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá! Obrigado por teres ido ao meu cantinho. Faz duas semanas que fui doar sangue ao hospital de são josé. Aproveitei, já que vou lá todos os dias visitar a minha mãe e estava na altura de doar.
    A tua comida tem muuiiito bom aspecto :)

    Beijinhos e obrigado pelas palavras

    ResponderEliminar
  16. Antes de mais, andas mais "caladita" aqui no blogue ultimamente. Qué pasa? Muito trabalho ou fériassss YESSS? :)

    Ora, as minhas duas receitas de beringela são: beringela recheada no forno e fatias de beringela grelhadas, e é basicamente isto! :) Às vezes faço umas espécie de refogado que pode, ou não, levar a beringela. Sou, claramente, uma master chef! :p

    E agora, last but not the least: que t-shirts alienígenas são essas de que falas e quando é que podem ser entregues à minha porta??! lol A sério, nunca tinha ouvido falar. E também espero que estivesses a falar a sério quando disseste que me enviavas uma, porque eu vou, JÁ A SEGUIR, enviar-te a minha morada (espero que não sejas uma psicopata :p)... quando descobrir qual é o teu email! :)

    beijinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />