11 de março de 2024

Bolo de iogurte com laranja (receita claramente indiana).

Não faço ideia porque não publiquei receitas na semana passada. Aliás, vou mais longe: desconheço o que andei a fazer na semana passada. Olhando para trás não me recordo de ter lido nada de especial, ou de ter arrumado, ou de ter visto imensos episódios de séries ou algo do género. Andei na minha vida, a fazer as minhas coisinhas, e não me lembrei de publicar nada. Mas pronto, cá estou novamente :D

No dia em que preparei o jantar indiano para a nossa celebração temática do dia dos namorados os miúdos estavam em casa de férias de Carnaval, e começaram logo com queixices que não gostavam 'de nada' (claro que no fim empanturraram-se com pão naan e com caril, mas gostam de se queixar, saem à mãezinha). Acabaram a vir com caras de postura concertada, sugerir que a sobremesa fosse bolo de iogurte com laranja, o preferido deles (a minha sogra faz um divinal). Abri a nossa receita habitual e disse logo que não fazia nada, mas que podia colaborar se eles pusessem mãos à obra :D Saiu um bolo fofo, saboroso, que no fim eles quiseram decorar com animais da selva indiana :D 


Bolo de iogurte com laranja

Ingredientes:

* Seis ovos;
* 200ml de óleo;
* 250g de iogurte (dois iogurtes);
* 400g de açúcar;
* 360g de farinha;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Raspa de duas laranjas. 

Confecção: 

* Juntar as gemas, o óleo e o iogurte e bater bem com uma vara de arames;

* Acrescentar o açúcar, continuando a bater;

* Juntar a farinha, o fermento e a raspa de laranja e misturar com uma espátula de silicone até a massa ficar homogénea;

* Acrescentar as claras batidas em castelo;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cinquenta minutos a uma hora (ir verificando, fica um bolo bastante alto por isso precisa de algum tempo no forno).