13 de julho de 2020

Julho (parte 2).

Na semana passada andei desaparecida e, para ser sincera, um bocado mal-humorada. Não foi uma semana fácil, mas a verdade é que terminou em grande e estou motivada para continuar assim (apesar do calor).

No início da semana deparei-me com um pacote de natas aberto para gastar, por isso decidi adaptar a receita mais famosa da minha sogra (gelado com chocolate quente) e fazer gelado de coco e mirtilo. O resto da semana foi passando, e quando finalmente acabou decidimos celebrar em grande: fizemos bolachinhas de amendoim e chocolate, bebemos um belo gin tónico (que na verdade teve direito a bis) e revimos o Inglourious Basterds.

Demos início às festividades do fim-de-semana: no Sábado fui com o Matias, a Gabriela e o Bernardo (o Pedro estava a trabalhar) à Sé de Lisboa, ao Miradouro de Santa Luzia, ao Miradouro das Portas do Sol e ao Museu do Aljube - Resistência e Liberdade. No Domingo voltámos ao Aquário Vasco da Gama e fiz uns queques red velvet que duraram umas três horas cá em casa :D

Gelado de coco e mirtilo: bati um pacote de natas até fazer chantilly, juntei meia lata de leite condensado de coco, misturei os mirtilos e pus no congelador :)




Mmmm com chocolate derretido :D
Gin tónico para celebrar a Sexta-feira :D
Sé de Lisboa :)







No Museu do Aljube, antiga prisão da PIDE.
Os adultos pagam 3€, é gratuito para as crianças até aos 12 anos. Está aberto todos os dias, das 11h às 17h.



 
Sempre se falou imenso de política em minha casa. Venho de uma família de esquerda, os meus avós são abertamente comunistas, o meu avô chegou a ser interrogado pela PIDE por causa destas ligações. Tenho muito, muito orgulho na minha história familiar e na nossa história como país, e cabe-nos a todos lutarmos para que o passado não se repita e para que o fascismo não regresse (ainda mais). Durante o estado de emergência estas minhas características manifestaram-se de uma forma gritante cá em casa, e acabou por ser uma surpresa para o Pedro, que não conhecia este meu lado tão interventivo. Sempre fui uma pessoa informada e não é segredo para ninguém que me conhece que tenho esta postura política, mas tendo a ser relativamente discreta (isto é, não ando por aí a gritar '25 de Abril sempre, fascismo nunca mais'). Os últimos meses deixaram-me a pensar que, mais do que nunca, é preciso ensinar isto aos nossos miúdos. Por isso sim, os meus filhos vão crescer a ir a museus sobre a ditadura, a ouvirem da mãe que nunca devem tratar ninguém de forma diferente por razão nenhuma (nem mesmo os fascistas), que o ar é de todos e todos deviam ser bem-vindos e que dependerá deles um dia continuarem a defender esses ideais. Vão crescer a saber que têm muitos, muitos direitos, e um número igual de deveres. Vão crescer LIVRES.








Claro que não falei ao Matias dos conceitos particulares deste museu, mas ele percebe na perfeição as questões abrangentes: o que é ser governado por um mau ('como o Rei Chifres do Taran e o Caldeirão Mágico', dizia ele), ser preso pelos maus, lutar contra os maus, etc.





Mural feito de fotografias de todas as pessoas que morreram às mãos da PIDE. Sabem-se pelo menos de 162 mortos.
Podem consultar as biografias aqui.

25 de Abril, sempre.

Miradouro de Santa Luzia


Miradouro das Portas do Sol





A dar comida aos peixinhos no Aquário Vasco da Gama! As bolinhas com comida vendem-se à entrada e custam 50 cêntimos :)


O edifício é tão bonito :D
O aquário custa 5€ para adultos e 2.5€ para crianças com mais de quatro anos. Neste momento uma grande parte do aquário está encerrada, por isso na compra dos bilhetes dão-vos mais uma visita, ou seja, se guardarem os bilhetes têm direito a uma visita gratuita quando as alas encerradas abrirem (supostamente será em Outubro).




Como sempre, máscaras nos adultos e desinfectante à entrada para todos. Também vi várias senhoras da limpeza a desinfectar as superfícies. Achei o aquário mais relaxado do que o Oceanário, que tem vários avisos para não nos aproximarmos dos aquários ou tocarmos nos vidros. Fomos desinfectando as mãos do Matias durante a visita.





Uma piranha :D


Na zona dos anfíbios :)





Grande parte do aquário está fechada

Queques red velvet, pus pepitas por cima para os doidinhos do chocolate cá de casa :)
Cobertura de queijo creme aldrabadíssima, com queijo creme, leite condensado de coco e manteiga :)

Usei a receita de bolo red velvet da Sally's Baking Addiction, que podem ver aqui. Dividi a receita a meio e deu para doze queques. Para a cobertura usei 100g de queijo creme, 150g de leite condensado de coco e 25g de manteiga.
Boa semana malta :)