30 de novembro de 2019

Coisas variadas que me ajudam a manter a sanidade mental no pós-parto.

Acho que é uma verdade universalmente conhecida que o pós-parto não é fácil. Mesmo para quem tem sorte de ficar impecável depois do parto (o meu caso), é sempre uma fase de adaptação a novas rotinas, com as hormonas todas baralhadas, um bebé completamente dependente (e no nosso caso mais uma criança cheia de energia), muitas questões para gerir... E a privação de sono.

Ah, a privação de sono. A sério, tinha reprimido por completo estas memórias do Matias recém-nascido sob uma camada de 'pois, mas ele sempre dormiu bem'. Mentiras, claro. É um facto que o Matias dorme bem, mas quando nasceu era um bebé como outro qualquer que acordava de duas em duas ou de três em três horas.

A menina da canção é igual. Nasceu a acordar de duas em duas horas durante a noite, agora já tem feito três e nestas últimas duas noites até fez quatro horas de intervalo (Deus é grande!). Mas é difícil, juro. Não sei se é efectivamente mais difícil ou se eu é que não recordava do quão difícil era, mas sinceramente acho que as minhas expectativas estavam um-bocadinho-para-o-inflaccionadas.

Vai daí, decidi fazer uma lista das coisas que sinto que me têm ajudado nesta fase, para a Joana do futuro que daqui a três anos vai reprimir outra vez tudo (gravidez incluída) e querer ter mais filhos.

Joana do futuro, aqui vai: quando sentires que é mais difícil, não é. Quando achares que não vai melhorar, vai. Quando não souberes o que fazer, lê o que te ajudou desta vez.



1. Máquina de fazer espuma do leite

Durante a gravidez investi num Aeroccino da Nespresso, que é basicamente um copo que faz espuma de leite para juntar aos cappuccinos. Já tínhamos tido uma máquina de café da Delta que também dava para fazer cappuccinos, mas tinha um sistema diferente (e não tão prático), e uma das peças acabou por partir-se. E pode parecer estranho, mas juro que as manhãs nem parecem assim tão más quando podem tomar cappuccinos pomposos ao pequeno-almoço (eu cá gosto dos meus com canela por cima). Acordei quatro vezes durante a noite? Sem problema, estou ali a beber o meu cappuccino como uma diva, com um bocadinho de imaginação quase que acredito que estou em Itália.


2. Espremedor eléctrico

Exactamente a mesma ideia do ponto acima, mas agora com sumo de laranja natural. Aliás, muitas vezes o meu pequeno-almoço é um cappuccino, um sumo de laranja natural e uma fatia de pão com manteiga ou, se a noite foi mesmo do demo, com Nutella. Faz-me logo sentir melhor :)

3. Máquina de secar a roupa

Que céu, a sério. Não sei o que nos aconteceu, mas de repente passámos de fazer três máquinas de roupa por semana para ligar a máquina todos os dias, às vezes para fazer duas máquinas seguidas! É impressionante tendo em conta que as roupas da miúda são minúsculas, mas pronto. Agora com estes dias de chuva nunca conseguiríamos secar esta roupa toda dentro de casa, por isso a máquina de secar foi um investimento espectacular e temo-la usado todos os dias. A roupa fica seca, fofinha, quentinha e a cheirar bem, estamos mesmo satisfeitos :)

4. Máquina de lavar a louça

Talvez este ponto pareça bizarro, mas na verdade no pós-parto do Matias ainda não tínhamos máquina de lavar a louça e noto uma diferença brutal na nossa qualidade de vida e no tempo que poupamos. Continuamos a lavar os biberões à mão (porque só fazemos uma máquina de louça por dia e não temos assim tantos biberões), mas o resto fica logo lavadinho. Dá mesmo jeito :)

5. Espreguiçadeira

Depois do primeiro biberão da manhã a Gabriela normalmente adormece e fica no nosso colo ou na alcofa (que pusemos em cima do sofá). No entanto, quando está acordada, quando vamos para a cozinha ou quando estamos sozinhos em casa e precisamos de fazer alguma coisa a Gabi vai para a espreguiçadeira e vem connosco. Estou sozinha em casa e quero tomar banho? Gabi na espreguiçadeira, vem para a casa-de-banho comigo e fica a ver a mamã no banho. O que nos leva ao ponto seguinte:

6. Banhos!

Tomar banho sabe-me ainda melhor no pós-parto, e geralmente tomo entre dois a três banhos por dia. Não sei bem explicar, mas estar ali com a água quentinha relaxa-me imenso :) Além disso detesto sentir-me suja (quando estou menstruada sou igual), por isso junto o útil ao agradável :)

7. Sestas

Em comparação com o pós-parto do Matias, noto que durmo menos sestas e sinto bem a diferença no meu estado de espírito. Mesmo assim ainda vamos dormindo no nosso sofá super confortável e sabe-nos pela vida :D

8. Cobertor fofinho

Desde que nasceu que o Matias gosta de cobertores. Primeiro adorava uns da Primark (aos quais chamávamos 'blankies' e que agora ficaram para a irmã), posteriormente quando ficou mais crescido começou a usar uns cobertores que a minha avó comprou numa loja em Matosinhos e aos quais chamava 'cobertores fofinhos'. Quando o passámos para a cama de crescido pedimos à minha avó dois 'cobertores fofinhos grandes', e desde então o Matias dorme sempre com eles. Ora, agora entre a bebé e a chegada do Inverno senti que EU também merecia um cobertor fofinho só para mim, e por isso a minha avó mandou-me um :D Agora tenho um belo de um cobertor para as minhas sestas ou simplesmente para ficar a pastelar no sofá :D

8. Este texto

Adoro este texto. Leio-o muitas vezes, de madrugada enquanto dou biberão ou de dia quando me sinto assoberbada. É lindo e verdadeiro.

'That love - Oh Lord, that love. Sometimes it’s too much, isn’t it? The love and the worry it drags along with it. The love and the frustration it drags along with it. The love and the exhaustion it drags along with it. Love is loaded, Mama. It’s heavy and all-consuming and awesome and frightening. It’s delightful and life-affirming and blessed and holy. A mother’s love is not easy, not in the beginning, not in the middle, not ever. It’s a huge treasure chest, loaded with riches and gems, valuable beyond measure. But it’s not light, and it’s not easy. You can’t have that love without the weight. The two are inseparable.

But these early years, Mama - they will make you so strong. And the strength you gain now will help you carry that love across landscapes you can’t possibly anticipate. That love is big and heavy, but trust me when I tell you you will hoist it over your shoulders and carry it over mountains. You will swim through turbulent seas with it chained to your heart. It will pull and push you places you didn’t even know existed. Breathtaking places, magical places, terrifying places. These years are preparing you, conditioning you, building your strength and endurance to carry that love through anything, always.

I know it’s hard sometimes. Maybe a lot of the time. I also know it’s indescribably beautiful a lot of the time. I may not know everything, but I can promise you that all of motherhood will be that way. Up and down. Light and dark. Joy and despair. Smooth sailing and raging storms. And always - always - carrying that love. That heavy, exquisite vessel filled with beauty and joy and hope and trembling. It doesn’t get lighter, but you’ll get stronger, I promise.'

It doesn’t get lighter, but you’ll get stronger, I promise. Que frase tão linda, caramba.

9. Pendentes tratados

Antes da Gabi nascer tratámos de tudo. Fui renovar o meu cartão do cidadão (que era em Fevereiro), levei o carro à inspecção (que era em Dezembro), comprámos as prendas de Natal, enfim - tratámos de alguns pendentes que sabíamos que nos iam chatear nos próximos meses. Agora está tudo orientado e não temos que andar preocupados com isso :)

10. Compras online

Já há algum tempo que fazemos as nossas compras pelo Continente online, e sinceramente acho que é uma das melhores cenas de sempre. Temos uma lista já previamente guardada e é só seleccionar as coisas que precisamos, marcar uma hora e eles entregam tudo no dia seguinte. Pagamos a taxa anual de entrega que ainda é cara, mas depois como não vamos mesmo ao supermercado também noto que poupamos imenso dinheiro porque simplesmente não há compras impulsivas.

Na verdade, fazemos imensas compras online. Muitas das nossas prendas de Natal foram compradas online e entregues cá em casa, por exemplo :)

11. Sair de casa

Já quando o Matias nasceu saíamos bastante, mas agora noto que ainda saímos mais, quer por uma questão de logística (o Matias nasceu em Maio e nós somos meio obsessivos com o sol, eu nunca queria sair de casa das 11h às 16h e nas outras horas muitas vezes ele estava a dormir) quer por uma questão de necessidade (agora temos que sair pelo menos duas vezes por dia, para ir levá-lo e buscá-lo à escola, e eu sou claramente mais relaxada com o frio e a chuva do que com o sol). Ora noto que sair e dar umas voltinhas tem feito maravilhas pelo nosso estado de espírito :)

12. Arrumar a casa!

Eu sei que isto é controverso, e muitas mães irão aconselhar-vos a concentrarem-se no bebé e deixarem que a casa esteja como estiver (ou delegarem essa tarefa noutras pessoas). Mas cá vai: a mim, arrumar a casa ajuda-me a keep my shit together. Sei lá, gosto daquela sensação de normalidade que sinto ao acordar e dar uma arrumadela, fazer a cama, tirar a louça da máquina e etc. É claro que é mais cansativo, mas relaxa-me e ajuda-me a sentir que I got this. Por isso sim, eu continuo a arrumar a casa e gosto. Claro que não tenho tanto tempo e que se estiver muito cansada não o faço, mas continuo a ficar mais calma quando o faço :)

13. Rádio de Natal

Saquei a aplicação do Global Player para o iPhone, ligo a Heart Extra Xmas e pumbas, rádio só com músicas de Natal. E ouvimos imensas vezes, enquanto arrumamos, fazemos as refeições ou simplesmente quando a miúda está a dormir e nós estamos a pastelar no sofá :D

E pronto, por agora não me recordo de mais nada mas prometo que vou actualizar a publicação se entretanto me ocorrer alguma coisa. E vocês, o que vos ajuda no pós-parto? :)