15 de março de 2018

Tinoni - Serra da Estrela!

O meu exame era hoje de manhã e eu estava mais do que preparada para o que tinha organizado para depois: uma ida ao cabeleireiro com tudo a que tinha direito, um dia de férias para ficar em casa a pastelar e a tratar daquelas coisas todas que vamos empurrando para o futuro, seguido de uns dias de descanso e lareira na Serra da Estrela, uma consulta médica que já andava a adiar há algum tempo e onde vamos avaliar se vou fazer ou não uma cirurgia muito importante e um regresso há muito desejado ao Float In para uma sessão de flutuação e uma massagem.

O problema foi que hoje cheguei lá... E não tive exame. O exame passou para Abril, e eu fiquei tão abananada que só umas horas depois é que percebi que vou passar os próximos dias a tentar relaxar de algo que não aconteceu, só para voltar a ficar ansiosa daqui a duas semanas.

Não me interpretem mal: eu consigo perceber que isto até é uma coisa boa. Vou ter mais tempo para me preparar, sim... Mas, por outro lado, também vou ter ainda mais tempo para panicar, para não dormir, para não comer, para me sentir uma caca, para chorar às três da manhã e etc etc etc.

No meio disto tudo, a viagem à Serra da Estrela, esse acontecimento que supostamente seria absolutamente catártico, provavelmente vai ser passado a preocupar-me com tudo o que tenho para fazer nas próximas semanas e não vou conseguir porque vou estar ocupada a estudar para o exame.

Entretanto hoje abri o nosso plano da Serra e fiquei a olhar para ele. Gostava (e precisava) que esta fosse uma viagem inesquecível, mas não tenho energia nem animação suficiente para ler muito sobre o assunto e ocorreu-me que podia pedir-vos dicas. Basicamente nós vamos ficar em Vide, temos o nosso carro e tínhamos pensado fazer a parte inferior da Serra, vendo:

* Cabeça;
* Loriga;
* Lagoa Comprida;
* Torre;
* Covão da Ametade;
* Poço do Inferno;
* Manteigas;
* Vale do Rossim;
* Sabugueiro;
* Seia e o Museu do Pão.

Também queremos ir a Alvoco da Serra e a Unhais da Serra, e ainda estou a tentar convencer o Pedro a ir a Linhares da Beira para andarmos de parapente (sem grande sucesso até agora).

Têm mais alguma dica? Sítios giros para ver? Coisas boas para comer? Locais bonitos para fotografar? Trilhos mega fáceis para conhecer (estamos demasiado cansados para investirmos muito tempo a andar)?

Obrigada :)

7 comentários:

  1. Só pelo restaurante Vallecula, em Valhelhas (entre Belmonte e Manteigas), já vale a pena fazer a viagem! Pode ser que tenham marmelada de limão quando (se) lá forem <3
    O restaurante é pequeno, é melhor fazer reserva, mas vale mesmo muito a pena, a comida é soberba.

    https://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g230084-d2150123-Reviews-Vallecula-Guarda_Guarda_District_Central_Portugal.html

    Belmonte e Sortelha também são lindas e vale muito a pena visitar

    ResponderEliminar
  2. Dicas não tenho muitas, só dizer que é tudo lindo e a calma é transformadora <3 fiz há 2 anos as minhas férias de verão a percorrer a serra. Mas por outro lado, só a ideia de pensar naquelas estradas e no medo que me causaram ufff, não volto lá tão cedo :D

    ResponderEliminar
  3. Se ficas em vide, podes e deves dar um pulinho a piodão que é mesmo ali ao lado. Para almoçar aconselho que no dia em que fores para a zona de Seia sigas a aldeia de Folgosinho com almoço já reservado no Albertino. É toda uma experiência almoçar por lá, mas tens mesmo que reservar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tirando Seia e o Museu do Pão com este tempo..neve, muita neve, estradas cortadas, frio, nevoeiro
    Para passear não é o melhor tempo...volta depois do exame com mais sucesso. Aproveita a lareira ! Boa sorte

    ResponderEliminar
  5. Em Seia recomendo o Camelo. Não falha.

    ResponderEliminar
  6. Só para avisar: Há muuita neve!!Para fotos, o covão da ametade é especialmente lindo...

    ResponderEliminar
  7. Olá, Joana.

    Há anos que leio o blogue, nunca me tinha dado para comentar (estive quase a fazê-lo há uns tempos, quando li aquele post sobre a escolha da especialidade, quando passei por isso). Mas hoje foi o dia! (Parabéns, gosto imenso do blogue, das dicas, das receitas, de tudo)

    O ano passado fui à Serra da Estrela e vi tudo o que estava na lista. Vale mesmo a pena. Não sei se vão com o Matias lá, mas há em Seia um Museu do Brinquedo que é giro. É pequeno, mas tem brinquedos antigos, o que é sempre giro de recordar e ver pela primeira vez. Era a minha sugestão para o dia em que visitarem o Museu do Pão.

    Mais uma vez, parabéns, e boa sorte para o exame em Abril!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />