16 de janeiro de 2018

Vinte meses de Matias.

Uma vez, teria o Mati uns três ou quatro meses, o Pedro disse-me algo do género:

'Sabes, eu amo muito o nosso filho, mas acho que vou gostar ainda mais dele quando ele for, pronto, mais interactivo. É que ele não faz grande coisa agora...'

Na altura fiquei um bocadinho em modo * gasp *, mas hoje claramente percebo o que ele quis dizer. Se por um lado tenho imensas saudades do Mati mesmo bebezão, de o ter a dormir no meu colinho durante horas, de lhe poder fazer uma data de malandrices e de quando ele ainda não tinha grandes opiniões sobre nada, por outro estou simplesmente apaixonada por este meu filhote que acorda a chamar pela mamã, que consegue pôr a máquina de lavar roupa a funcionar (na perfeição!) e que faz a expressão de surpresa mais cómica do mundo.

Quando podia fazer estas coisas, snif.
Agora temos que o subornar com bolachas para ficar quietinho nas fotos :D
Ar de surpresa mais fofo do mundo :D
Nos últimos dois meses o Matias cresceu imenso. E o nosso amor cresceu com ele.

Assim é o Mati aos vinte meses:



* Alimentação

Socorro. Desde que comecei a fazer pão em casa o Matias não quer outra coisa, e passa todo o dia a puxar-nos para a cozinha, a dizer 'pão', a apontar para a máquina de fazer pão e a espreitar para dentro do forno. Já subiu para o percentil 85 do peso (não é grave porque está entre o 85 e o 97 de comprimento, mas enfim).

Ainda não introduzimos o leite de vaca (ainda bebe leite adaptado) e fizemos algumas mudanças a nível alimentar nos últimos tempos:

* Pequeno-almoço: agora o Mati bebe 180ml de leite no copo e come pão simples ou com manteiga. Às vezes também come uma panqueca e/ou uma banana.
* Almoço: come na creche.
* Lanche 1: come na creche e mantém as papas caseiras, os iogurtes naturais e os cereais puff.
* Lanche 2: quando chega a casa. Geralmente é pão simples, pão com manteiga, iogurte, fruta, tortilhas de arroz, granola, o que quer que nós estejamos a comer na altura.
* Jantar: o miúdo come literalmente de tudo, desde azeitonas a queijo de cabra e desde jalapenos (que adora) a caril.

Gosta de comida bem condimentada e picante :) Gosta muito de ervilhas, de cogumelos e de banana. Continua a comer muito bem. Já come tudo sozinho, incluindo a sopa (suja é tudo, mas faz parte!) :)


* Sono

Continua o lindão da mami :D Agora mudámos a rotina do sono: antigamente ele jantava às 18h porque bebia o leite às 19.30h, agora passámos a comer o jantar com ele e a seguir vamos logo para o banhinho. Depois vestimo-lo e um de nós senta-se uns cinco minutos com ele ao colinho no quarto dele a cantar (eu) ou a contar histórias (o Pedro). Deixámos de lhe dar leite antes da caminha e honestamente sentimos que ele tem ainda mais facilidade em adormecer. Continua a dormir das 20h às 8h e acorda a chamar pela mamã ou pelo papá :D <3

Na grande maioria dos dias o Mati só dorme uma sesta, entre as 12 e as 14.30h, embora ainda precise de uma sestinha de vinte minutos de vez em quando a seguir ao lanche. Anda sempre a rebolar pela cama, por isso temos uns cinco cobertores para ele se ir cobrindo :) Começou foi a molhar-se imenso durante a noite porque dorme numa posição muito estranha (uma espécie de posição maometana) e o xixi escapa pela parte da fralda da barriga. Já usamos duas fraldas, mas mesmo assim de vez em quando ainda há uns acidentes!


* Creche

Já estamos mais tranquilos novamente. Demos tempo ao tempo, estivemos atentos ao nosso instinto e aos sinais do Matias e as coisas estão a correr melhor. Quando há uns fins-de-semana mais prolongados o Mati nunca quer voltar para a creche, mas de resto adora lá estar (embora também nos faça uma festa enorme quando o vamos buscar). Continuamos a conseguir que ele seja o último a chegar e o primeiro a vir embora, o que é muito bom.

Cara do Mati na festa de Natal da creche. Adorou lá estar #not
* Rotinas

Aqui o Mati está particularmente patuscão. Lava os dentes, tenta vestir-se, vai apontando para as coisas, leva a fralda suja para o lixo, tira a louça da máquina e dá-ma para guardar, leva o cesto da roupa suja para a cozinha, põe a roupa na máquina, põe a cápsula na máquina, vai buscar o amaciador, abre a portinha do amaciador, ainda não consegue colocar o amaciador porque não chega lá mas fecha a porta da máquina e liga-a (sozinho). Quando molha ou suja o chão quer limpar. Gosta de tentar ajudar enquanto fazemos a cama. Quer sentar-se na sanita e por isso comprámos-lhe um redutor, mas ele fica lá sentado uns três segundos e quer logo sair e puxar a água (nós também não insistimos, há tempo). Gosta de escolher os sapatos dele e os nossos, e quando temos amigos a visitar que se vão embora também vai buscar os sapatos deles e coloca-os no chão ao lado deles. Tenta calçar-se sozinho. A primeira coisa que faz quando chega a casa é tirar os sapatos e colocá-los no armário dos sapatos.



* Personalidade

É simpático e sorridente. É curioso e malandrias. Gosta de carrinhos, de instrumentos musicais, de puzzles com animais e de livros (principalmente do Elmer e de animais). Gosta de ver vídeos de animais e do Star Wars. Gosta imenso dos animais da Schleich e já tem uns quantos. Adora andar aos trambolhões com os papás no chão ou na cama. Continua razoavelmente obediente, mas confesso que nós também temos jeito a lidar com as birras dele (a minha especialidade tem de servir para alguma coisa).



* Desenvolvimento no geral

Pumbas, tanta preocupação para nada (até a M-CHAT passei ao puto já com a pancada do atraso da fala). Já diz montes de coisas, inclusivamente frases. Diz mamã, papá, titi (tia Joana), água, pão, có (colo), já tá, tá aqui, tá quente, ãoão, miau, mumu, memé, grrau, imensos barulhos de outros animais (cavalo, girafa, zebra, urso, leão, tigre, pinguim, crocodilo, caranguejo, elefante, foca e por aí fora), cocó, xixi, sim, pé, mão, banana, olá, ti (triciclo), popó. Conhece um sem número de palavras. Cumpre ordens simples e ordens mais complexas. Faz puzzles de encaixar e puzzles de duas e três peças. Sabe identificar imensas partes do corpo (nele e nos outros), peças de vestuário e animais.

Adora Legos e faz construções bem giras. Continua a adorar o banho e agora gosta particularmente de se deitar na banheira com os ouvidos debaixo de água a ouvir as nossas vozes (será que se lembra do que ouvia dentro da minha barriga?). A nível motor está super desenvolvido, a nível da motricidade fina e grossa também. Anda, corre, salta, sobe e desce escadas, chuta a bola, o habitual dele :)

Nunca viu desenhos animados e não mostra muito interesse no assunto. Às vezes fica três ou quatro minutos super atento a algum vídeo que nós estejamos a ver, mas depois rapidamente perde o interesse e vai buscar um brinquedo qualquer.


* Actividades preferidas

Pedir comida. Fechar e abrir portas. Levar a roupa suja para a máquina. Esconder-se. Ler livros connosco.



* Saúde

Mantém-se um puto saudável à excepção da pele atópica :)


E pronto, estamos fortíssimos. O Matias tem quase dois anos e não vê televisão, não sabe o que é a Patrulha Pata, nunca levou uma palmada (e eu nunca lhe gritei sequer), nunca comeu papa de compra ou fruta de boião, continua vivo e minimamente bem tratado e agora até já nem vai de fato de treino para a creche (mas ainda vai de camisolas de Natal). Está cada vez mais giro e patuscão e o nosso amor por ele cresce ainda mais todos os dias. Estamos todos muito felizes :D

11 comentários:

  1. Olá Joana, gosto muito de ler o seu blog. Estou fora de Portugal e tenho um menino de 12 meses que enche de felicidade mas confesso que a parte das birras começa a assustar-me um pouco, porque ele faz cara de malandro e já percebe quando lhe dizemos não apesar de ele insistir. Tem algum conselho, distraí-lo é um bom modo de fazr passar a birra ? Obrigada e parabéns :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do que é distraí-lo :D Aqui resulta muito bem simplesmente olhar para o lado e focar a nossa atenção numa coisa qualquer, como se ela fosse super interessante. Ajuda a desfocar o Matias da birra dele, na verdade é quase instantâneo. Também ajuda sairmos do sítio onde estamos ou dar-lhe mesmo o espaço dele ou deixá-lo a fazer a birra (abraçando-o ou não, depende dos contextos) :)

      Eliminar
    2. Sim era mesmo isso quando falava de distrair :-) Muito obrigada Joana pela resposta, aprecio muito! E reafirmo gosto mesmo muito de ler o que escreve. Obrigada e Beijinho, Tudo de bom para si e para a sua família :-)

      Eliminar
  2. O rapaz deu um pulo! Ver as sequência das fotografias vê-se que mudou até as feições. 😊 Parabéns pelos 20 meses.

    O meu marido tem a mesma opinião que o Pedro, e eu adora-a bebezona e não tenho pressa que cresça. Como referes, há tempo para eles crescerem ao seu ritmo que mais cedo ou mais tarde nos vão surpreender. Fiquei estarrecida com o facto do Matias já ser tão autónomo e querer e saber colocar as coisas na máquina de lavar. Tens aí um pequeno ajudante :)

    Beijinhos.

    P.s: Conheces o livro "Eu sou um artista"? Penso que talvez vás gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu encontrei-o à venda na livraria do MAAT. O livro mostra as diferentes perspectiva da criança e da mãe sobre a mesma situação. De certa forma fez-me lembrar o Calvin. Dou-te um exemplo bem engraçado, a criança tinha feito um buraco na parede (olho da mãe) ou a criança descobriu uma janela para um novo mundo (olhos do filho).

      Livro: https://www.edicare.pt/eu-sou-um-artista

      Eliminar
  3. Olá Joana,

    Aqui vai o discurso do costume... leio há imenso tempo e acho que nunca comentei, não sei porquê :)
    Gosto muito mesmo destes relatos, talvez porque tenha uma pulga praticamente da idade do Matias e é giro ver as semelhanças e também as diferenças :)
    Houve ali uma frase que me deixou a roer-me de curiosidade "Continua razoavelmente obediente, mas confesso que nós também temos jeito a lidar com as birras dele (a minha especialidade tem de servir para alguma coisa)." Penso que já terá dito que irias abordar este tema mais aprofundadamente e até já foste falando nele mas sempre muito superficialmente.
    Assim, sugiro um post dedicado a ele, com explicações simples (como se quer) e dicas práticas (como se quer mais ainda). Challenge Accepted? =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fiz uma publicação sobre isso :D Está aqui:

      http://omeubemestar.blogspot.pt/2017/08/faz-birras-ainda-bem.html

      Mas se quiseres dicas mais específicas posso fazer também :D

      Eliminar
  4. Olá Joana!
    Parabéns, o Matias está super desenvolvido e parece ser um verdadeiro "ajudante do Pai Natal". Quem me dera que o meu pequenito, com 11 mesitos agora, também venha a ser assim ;)

    Decidi comentar porque estava com o mesmo problema em relação ao xixi durante a noite. Dorme de rabo para o ar... Inicialmente optei por começar a trocar de fralda a meio da noite, mas vejo que é uma chatice para o miúdo que está a dormir sossegado e acaba por despertar. Entretanto uma amiga falou-me em virar a parte da frente da fralda, em cima, para dentro e não para fora como eu ainda fazia do hábito de recém-nascido. Experimentei e tem resultado!
    Com receio, continuo a trocar a fralda a meio da noite mas já aconteceu por várias vezes, ele ter a fralda sequinha de manhã.
    É só uma ideia!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar. Ele molha-se imensas vezes, talvez umas quatro por semana! Já lhe cortámos a água depois do lanche, já fica com duas fraldas... Não sei mais o que fazer honestamente...

      Eliminar
  5. Com quase dois anos e não vê tv, esse miúdo e vocês como pais, são uma raridade. PARABÉNS. A sociedade hoje em dia só vive disse. Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />