4 de janeiro de 2018

2018.

Não sou pessoa de resoluções de ano novo. Na verdade, a única resolução de ano novo que me recordo de ter feito foi em 2013 e era ver todos os filmes da lista de 250 melhores filmes do IMDb. Entretanto passaram cinco anos e 178 filmes e ainda cá estamos a cumprir a promessa :)

Por outro lado, em 2017 falei-vos de uma-espécie-de-resolução (viajar mais) e escrevi alguns dos projectos de viagem que tínhamos. Uns concretizaram-se (Santorini, Rússia, Barcelona), outros não. Não me estou a queixar, longe disso. 2017 foi um ano cheio de viagens boas e surpreendentes: a Disneyland, Florença, Sesimbra, o Minho, o Dubai e as Maurícias.

Vai daí, achei que seria giro falar de alguns dos nossos objectivos para 2018, nem que seja para depois ler tudo no fim do ano e achar totó :) Aqui vai:



Objectivo 1: POUPAR

Depois de ter acabado a minha dieta, achei que podia canalizar os meus traços obsessivos para outra coisa positiva: organizar as minhas finanças. A dieta ajudou bastante (olá marmita, adeus pequenos-almoços na Padaria Portuguesa!), e agora continuo focada no objectivo. Voltei a pintar o cabelo da minha cor natural, vou deixar de ter aulas de canto (tenho muita pena, mas são setenta euros por mês), escolhi um tarifário de telemóvel mais adequado para mim (andava a gastar uns cinquenta euros por mês), acabaram-se as compras impulsivas no IKEA e por aí fora. Não vou viver como um monge tibetano, mas na verdade pouco falta. O propósito é simples: daqui a dois anos queremos comprar uma casa (em Portugal ou não), temos ideias muuuuito específicas do que queremos (vivenda! nova! com jardim! com aquecimento! com piscina!) e basicamente tendo em conta os preços actuais achámos que era melhor começarmos a passar fome para ter dinheiro para isso. Até porque há sempre o próximo objectivo, que é...

Objectivo 2: Viajar

#coerência. Na verdade este ano não vamos viajar tanto. Vamos à Serra da Estrela (já íamos o ano passado, mas adiámos), a Svalbard e a Miami e às Bahamas (já íamos o ano passado, mas adiámos) e talvez vá a Roma e/ou a Praga e/ou ao Funchal (há congressos da minha especialidade) e/ou a Viena (há um congresso de oftalmologia). Em Agosto devemos ficar duas semanas por cá porque lá está, poupar e tal. Mas sinceramente não estou muito deprimida com isso, porque estou histérica com a concretização da nossa viagem a Svalbard e porque planeio entupir-me de Bahama Mamas nas Bahamas. O que nos leva ao próximo objectivo...

Objectivo 3: Beber menos!

Não vou entrar em grandes detalhes neste, mas digamos apenas que das quatro passagens de ano anteriores eu só me recordo de duas. Não é grande média, principalmente tendo em conta que houve outra em que estive grávida. 

Objectivo 4: Manter-me no Krav Maga

São só três horas por semana. As aulas são literalmente a dois minutos a pé da minha casa. Ajuda-me a expressar a agressividade de uma forma saudável. É barato. Tenho umas luvas cor-de-rosa. É só coisas boas.

Objectivo 5: Parar com a chorice

Não falei muito sobre este assunto aqui (nem deste nem de nenhum, diga-se), mas este ano andei particularmente amargurada. Não foi um ano simpático, aconteceram algumas coisas menos boas e sinto que me foquei demasiado nelas. Olhando para trás, parece-me que passei o ano a queixar-me e a lamentar-me e no fim ficou tudo rigorosamente na mesma (ou seja, nem sequer foram queixinhas úteis que me fizessem mexer e mudar alguma coisa). Assim sendo, um dos meus objectivos para 2018 é parar com a chorice ou mudar o problema que está a levar à chorice. Já passaram três dias desde que começou o ano e ainda só tive um episódio de chorice, que reverteu completamente depois de me ter focado nas coisas mais positivas da questão. Já é qualquer coisa :) Até porque sei que juntamente com este objectivo chegam outros: parar com a chorice vai ajudar-me a estar mais relaxada, mais satisfeita e menos preocupada :)

E pronto, é isto. Vamos lá equipa!