7 de dezembro de 2017

O Natal (também) é isto.

São nove horas em ponto. O Pedro está num congresso no Algarve. O Matias já dorme desde as oito. Eu estou deitada na cama, com um pijama polar vestido e com uma mantinha de Natal. Estou a beber um chá de camomila e lavanda na minha caneca do Star Wars. Já jantei. A casa está arrumada e limpa e a máquina está a lavar a louça. Amanhã não trabalho. Hoje enquanto contava uma história do Elmer ao Mati ele apontou para a cobra e fez 'ssssss' e para o rato e fez 'hihihi'. Nunca tinha feito nenhum destes sons. Ontem disse 'au au' pela primeira vez.

Vou continuar a beber o meu chá enquanto vejo o segundo episódio do 'And Then There Were None'.

Silent Night,
Holy Night.
All is calm,
All is bright.

5 comentários:

  1. Cá em casa também lemos o Elmer :D
    Natal é também o cheiro de Glûhwein nas ruas (apesar de não o poder beber) XD
    É giro ver a evolução nem que seja pequena dos mais pequenos. Pode ser que para a próxima diga cobra ou algo parecido :D

    P.s.: Podes falar sobre o ritual de deitar do Matias e a partir de que altura o "estipulaste"?
    A O. adormece bem, mas anda a acordar de 2h em 2h para mamar :S algo que tinha deixado de fazer há muito tempo. (bebé de 3M). Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :D

      Nós começámos a rotina do deitar quando ele saiu da maternidade :P Basicamente dávamos o banho, apagávamos as luzes, sentávamo-nos no sofá a dar-lhe o leitinho, ele arrotava, ficávamos ali no ronron mais dez minutos e depois íamos deitá-lo na caminha e ele ficava. Às vezes queixava-se um bocado (nem era chorar, era mais reclamar) e nós voltávamos lá, fazíamos festinhas e voltávamos a sair. Foi preciso alguma paciência, mas correu bem :) Um ano e meio depois a rotina é exactamente a mesma: banho, leite (agora no copo e não no biberão e de luz acesa porque senão o miúdo entorna tudo) e cama :)

      Acordar de 2h em 2h é relativamente frequente nestas idades, principalmente em determinadas fases do desenvolvimento (onde se incluem os três meses). Normalmente todos os avanços do desenvolvimento são precedidos por pequenos (ou grandes) recuos noutras áreas. O Mati também dorme pior sempre que está a 'desenvolver' outra área :) Por aqui até aos quatro meses andámos muito ao ritmo dele. Se ele acordava dávamos leitinho, voltávamos a deitá-lo, saíamos e se ele ficava a reclamar voltávamos, dávamos colo, deitávamos e assim sucessivamente. Entretanto quando ele fez quatro meses iniciámos as sopas ao jantar e o Pedro meteu na cabeça que o miúdo já não precisava de leite durante a noite, por isso quando ele acordava começou a reduzir o leite que lhe dava. Ele bebia uns 210ml, começou a dar-lhe 180ml. Dois dias depois passou aos 150ml, e por aí fora. Eventualmente quando o Matias acordava passámos só a dar-lhe colinho ou festinhas e percebemos que muitas vezes o miúdo nem sequer tinha fome, queria era mimalhices :) Ainda hoje acontece ele acordar de noite (quando está nessas fases de desenvolvimento) e nós damos colinho e voltamos a deitar :)

      Mas é claro que isto resulta com o meu filho mas pode não resultar com outros. Há bebés que, pelas suas características (e dos pais também) não aguentariam ser deitados ainda acordados e adormecerem sozinhos em idades tão precoces. Não há uma resposta 'chapa quatro' para todos, é um bocadinho seguirem o vosso instinto :)

      Eliminar
    2. Já tinhas falado nisso em tempos: evoluem num área e regridem noutras e normalmente é o sono que é afectado.

      Desde sábado que a O. voltei à sua antiga rotina de dormir 3/4 horas seguidas. O que torna as minhas noites bem mais agradáveis. Agora, eu tenho que me habituar a acordar às 9h (ou antes) para organizar melhor a minha rotina matinal. Como dormia mal à noite, compensava de manhã para não andar uma zombie.

      A última que a O. aprendeu foi fazer uma pequena birra antes de ir dormir, seja à noite ou durante o dia. Como estar acordar é mais divertido, não quer dormir. A luta dura pouco tempo XD

      Aos poucos vamos tentar retomar a rotina de adormecer no berço com história. Por agora, adormece colocada a mim, enquanto vejo ou leio algo e depois passa para o berço. Acorda passado uns tempos, mama e volta a adormecer quase de imediato. Isso é verdade, o que resulta num bebé por vezes não resulta noutro. É como os adultos nem todos temos as mesmas rotinas, mas olha que tens uma boa rotina :)

      Eu não sou fundamentalista em nada :D Vou experimentando e ver o que funciona com a O. e aceito sempre sugestões para melhorar.

      Eliminar
  2. Tão bom :) Eu leio muitos blogues de pais e mães, e penso a que horas se irão deitar os meus filhos, se os tiver, se tanto eu como o meu marido às 20h ainda não estamos em casa :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, possivelmente vão ter de reorganizar os vossos horários ou pedir ajuda a alguém. Eu não tinha mesmo noção do quão difícil é gerir essa parte. Geralmente o Pedro vai buscar o Mati às 16, mas eu só chego a casa às 18.30h. Basicamente estou uma hora com ele todos os dias :(

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />