5 de outubro de 2017

Luta Por Um Sorriso :)

Já tinha falado do projecto 'Luta Por Um Sorriso' aqui, quando organizei um workshop de docinhos saudáveis cá em casa (podem ver as fotos das comidinhas que fizemos aqui). Entretanto a Cíntia pediu-me novamente para divulgar o projecto e por momentos ainda ponderei organizar um novo workshop solidário, mas agora sou mãe, devia ter juízo, etc etc etc.

(Mas podia, não podia? Era fixe, não era?)

Enfim, deixo-vos a história do projecto. Acreditem que vale a pena ser lida :) E contribuam! :)



No fim do ano de 2014 os sogros e os cunhados menores da Cíntia passaram por uma fase muito complicada, recebendo só um ordenado e com muitas dificuldades em trazer comida para casa. Na altura a Cíntia pediu ajuda na blogosfera, e recebeu tanto apoio que ficou inspirada a fazer algo semelhante por outras pessoas.

Conheceu o Projecto Mãos Unidas pelo Sorriso das Crianças, que actuava em Lisboa, e decidiu criar o projecto Luta Por Um Sorriso para fazer um trabalho semelhante, ajudando famílias carenciadas, sobretudo, mas não exclusivamente, com crianças no agregado familiar, na Margem Sul do Tejo.

O projecto arrancou em Março de 2015. A equipa fixa é pequena e é constituída pela Cíntia, o marido e uma amiga. Há ainda voluntários que os ajudam com alguma regularidade, como familiares, amigos ou pequenas empresas que disponibilizam os seus estabelecimentos para funcionar como pontos de recolha ou para dinamizar eventos solidários (desde workshops de maquilhagem a workshops de culinária, eventos de zumba, pinturas faciais, peças de teatro, etc!).

No Natal há ainda uma iniciativa de madrinhas e padrinhos de Natal, onde é possível apadrinhar crianças desfavorecidas.

O projecto tem três famílias fixas que recebem apoios:

* Uma família de três pessoas no Montijo;
* Uma família de três pessoas no Pinhal Novo;
* Uma família de quatro pessoas (uma mãe e três filhos menores) no Lavradio.

Além destas famílias, há muitas outras que vão recebendo apoios do projecto, nomeadamente a nível de roupa e mantimentos.

Podem saber mais sobre o projecto no Facebook ou neste site

Podem contribuir através de dinheiro (IBAN PT50 0036 0167 99100079729 61, Cíntia Alface), roupa, mantimentos, comida, cedências de espaços ou de serviços, enfim, o que vos ocorrer. Eu sou só uma pessoa e juntei mais umas quantas para um workshop cá em casa na minha cozinha, por isso tudo é possível se quiserem ajudar :)