20 de julho de 2016

Chocolate caseiro!

O Mati é um miúdo bastante curioso, e uma das coisas que parece gostar mais de ver é a comida. Fica de tal forma atento e entusiasmado que estamos a ponderar passá-lo da espreguiçadeira (onde ele fica enquanto comemos) para a cadeira da papa, embora a pediatra diga que ainda é precoce porque ele não se senta bem (já andamos a magicar um sistema para ele ficar bem apoiado). É óbvio que não estamos a pensar dar-lhe já comida, mas achamos importante que ele possa fazer parte da nossa rotina da refeição.




Além disso, ele também parece achar engraçado ver-me a cozinhar. Sempre que vou para a cozinha levo-o na espreguiçadeira e vou dizendo o que estou a fazer, explicando o que se passa e mostrando as coisas que misturo. E ele faz aquele sorriso maravilhoso dele, e eu penso que talvez o miúdo vá gostar de cozinhar comigo um dia.


Juntem isto ao facto de sermos bastante criativos na cozinha e temos aqui uma receita genial para deixar a pediatra do Mati à beira de um ataque de nervos. Imaginem a situação: está a Joana no hospital a salvar criancinhas há dezasseis horas seguidas quando de repente recebe a seguinte mensagem 'olha e quando é que o miúdo pode comer caril?' ou 'o Pedro acha que aos sete meses já lhe podemos dar entrecosto, que dizes?'.

Na verdade, cheira-me que vou ser tão descontraída com a diversificação alimentar do Zé Carlos como sou com tudo. E sim, isso também envolve os docinhos. Mas há uma particularidade engraçada.


Não me faz confusão nenhuma que o Mati coma docinhos (depois de determinada fase, obviamente), desde que seja eu a fazê-los e saiba exactamente o que têm. Por isso (e eu sei que isto vai soar maluquinho), faz-me menos confusão dar-lhe um queque que eu cozinhei do que uma bolacha Maria. Mais facilmente lhe daria uma fatia de bolo de chocolate que eu fiz do que um Danoninho. São pancas, pronto.


Vai daí, decidi aprender a fazer chocolate. Cá em casa já só comíamos chocolate sem açúcar, mas a adição de adoçantes artificiais não me agradava lá muito. Assim sendo, experimentei fazer o meu próprio chocolate, só com ingredientes naturais e saudáveis e sob o olhar muito atento do Mati. A receita foi um sucesso, e já me imagino a partilhar estes chocolatinhos com o miúdo daqui a uns bons meses :D


Chocolate

Ingredientes (para dez chocolates feitos em formas de queques):

* 100g de manteiga de cacau;
* Oito colheres de sopa de cacau em pó;
* Quatro colheres de sopa de xarope de seiva de ácer ou mel;
* Uma colher de chá de essência de baunilha (usei essência caseira);
* Recheios a gosto (usei nozes, amendoins, coco e sultanas).

Confecção:

* Derreter a manteiga de cacau e juntar o cacau, o mel e a essência de baunilha;

* Colocar nas forminhas as nozes, os amendoins, o coco ralado ou as sultanas (também fiz alguns simples) e cobrir com o chocolate;

* Levar ao frigorífico até solidificar.



Espero que gostem! :D

16 comentários:

  1. Aqui está algo que nunca fiz mas é uma sugestão bem interessante :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Não me parece nada estranho :) Acho que faz todo o sentido até. Eu também prefiro bolachas e bolos feitos em casa do que os de compra, cheios de sabe-se lá o quê :) Qualquer bolo teu bate um danoninho aos pontos, o Zé Carlos é um miudo cheio de sorte! mas tens de lhe dar um danoninho uma vez para ele poder perceber isso e agradecer-te! lol

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Onde comprou a manteiga de cacau? Gostava de experimentar a receita mas não sei onde encontrar...
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encomendei online! :) É caro mas vale a pena ;)

      https://www.zumbu.com/PT/product_reviews/manteiga-de-cacau-125g

      Eliminar
  4. Nunca me tinha ocorrido fazer chocolate em casa e agora ao ler a receita pensei..."Olha pois é...assim de facto é bem melhor e até é fácil...!"
    Obrigado pela sugestão!
    Beijinhos para o Mati (Zé Carlos)!!!!
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Eu ando cada vez mais a fugir de produtos processados... Não quero dizer que não coma uma ou outra gordice, mas em casa tento virar-me para coisas mais saudáveis, feitas por mim e com ingredientes bem escolhidos. Acho muito bem que faças o mesmo :)

    Onde compras a manteiga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encomendei online! :) Aqui:

      https://www.zumbu.com/PT/product_reviews/manteiga-de-cacau-125g

      Eliminar
  6. Uma das minhas amigas aqui em Troyes tem um bebé, que vai fazer agora dois anos e ele adora vê-la a cozinhar! Tanto que até lhe compraram uma cozinha de brincar, para ele estar entretido. Acho isso super fofo e acho que fazes muito bem (=

    ResponderEliminar
  7. O meu pequeno, agora com 3 anos, passou muito tempo a ver-me cozinhar, adora cozinhar comigo na cozinha grande, e quando não está na cozinha comigo brinca muito na cozinha dele, aliás em casa ele transforma tudo em brincadeiras de cozinha, acho que é mesmo de ter passado muito tempo comigo na cozinha quando era mais pequeno! :)

    ResponderEliminar
  8. Tenho os ingredientes todos :D quando regressar das férias não me escapam. Já tinha saudades das tuas maravilhosas receitas apesar de me rir com algumas histórias do Zé Carlos :) (Matias)

    Beijos,
    Débora | Heidiland

    ResponderEliminar
  9. Aqui em casa usámos esta cadeira:
    http://www.chicco.com.br/produtos/8058664034505.cadeira-polly-magic.hora-da-papa.cadeiras-de-alimentacao.html

    ResponderEliminar
  10. Percebo perfeitamente e partilho a tua opinião. Bolachas e doces feitos em casa superam sempre as coisas processadas!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Vou experimentar, obrigada pela receita. A que temperatura é que os guardas? Pergunto isto pq já experimentei uma receita em que o chocolate fora do frigorífico ficava pegajoso e muito mole (foi no inverno passado). Mais uma vez, obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />