29 de julho de 2016

Bolo de bolacha.

Lembram-se da minha ideia absolutamente fenomenal de planear uma festa temática para o aniversário do Pedro, com direito a um torneio de poker à maneira, charutos dos bons, whisky caro, cerveja artesanal, folhados de alheira, chouriço assado, pãozinho recheado e bolo de bolacha? Aquela que o Pedro boicotou, o peixe morto do caraças?




Pois bem, lamento informar que no aniversário do Pedro houve apenas bolo de bolacha. Vá, também fizemos uma visitinha ao estádio do Sporting para investir em cachecóis para toda a família. Uma seca, portanto.


Por outro lado, o Pedro parece ter gostado bastante do dia. E elogiou imenso o meu bolo de bolacha, o preferido dele, com o qual mantive durante anos uma relação de amor-ódio que se transformou numa amizade consistente. Desta vez fiz uma versão pequenina, só para nós os dois. E assim passámos o dia: a dois (com o Mati ainda na barriguinha), no conforto do lar, a partilhar um mini-bolo de bolacha.

Tal como o Pedro gosta. O meu peixe morto bão :)


Bolo de bolacha com creme de manteiga e café

Ingredientes:

* 125g de manteiga sem sal à temperatura ambiente;
* 125g de açúcar amarelo;
* Um café;
* Uma colher de chá de essência de baunilha caseira;
* 200g de bolacha maria;
* 100ml de café morno (podem tirar da máquina ou fazer com café em pó).

Confecção:

* Juntar a manteiga, o açúcar amarelo, o café e a essência de baunilha e bater com a batedeira até ficar em creme;

* Reservar 50g de bolacha maria;

* Mergulhar rapidamente quatro das restantes no café e colocar num prato;

* Barrar com o molho de manteiga e café e cobrir com uma nova camada de bolachas;

* Repetir até terminarem as bolachas;

* Cobrir o bolo com o creme restante e decorar com as restantes bolachas picadas.






Tenham um óptimo fim-de-semana! :D

17 comentários:

  1. Adoro que chames o teu marido de "peixe morto". Faz.mae sentir normal por chamar o meu namorado de "cara de pum" :P

    ResponderEliminar
  2. É dos meus bolos preferidos assim com manteiga.
    Parabéns ao Pedro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto mesmo muito muito deste bolo! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Esta também se tornou uma das sobremesas favoritas do meu marido! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O teu bolo de bolacha é muito parecido com a receita da minha família, portanto aposto que é delicioso!! :D
    Joana, queria-te fazer umas perguntas sobre Granada e Alhambra! Pode ser? Agradecia todas as dicas importantes que me possas dar. Vou passar por lá de carro, mas ainda nao temos nada definido. Estiveste lá quatro dias? Chega ou sobra? Podes-me dizer em que hotel ficaste? Tenho imenso medo dos hotéis espanhóis porque parecem todos tão feios e sujos :x T

    Agradeço desde já, Joana! E toda a felicidade do mundo para vocês os três! (há uns dias já tinha comentado uma publicação, mas tive alguns erros ao enviar o comentário e fiquei sem saber se tinha ido ou não. Não está lá, suponho que não foi mesmo...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D Claro que sim, espero poder ajudar! :D Nós estivemos em Granada dois dias completos. Chegámos num dos dias de manhã bem cedo e fomos embora no dia seguinte mesmo à noitinha. Passámos apenas uma noite, mas como foi parte da nossa mega road-trip sinceramente não achei que fizesse sentido passar lá mais tempo. Se fosse para ir só lá sim, ficaria uns quatro dias :) No primeiro dia vimos Granada e no segundo Alhambra. Em Granada fizemos tudo a pé mas não deu para visitar grande coisa por dentro. Sinceramente não senti grande falta, é uma cidade tão linda por si só que nenhum de nós tinha grande vontade de se ir enfiar em museus ou igrejas :) Em Alhambra comprámos o bilhete que dava acesso a tudo :) Comprámos os bilhetes online e levantámos lá. Lembro-me que tivemos de marcar com alguma antecedência porque um dos palácios é visitado a um horário específico (que marcas quando compras o bilhete) e já havia horários esgotados. Agora no site reparei que já há dias esgotados, por isso é melhor marcarem entretanto :) O site é este: http://apc.ticketmaster.es/nav/landings/es/mucho_mas/entradas_alhambra/entradas.html?utm_campaign=ALH-weboficial&utm_source=alhambra-tickets.es&utm_medium=link&canalMB=ALH.

      Lembro-me que a entrada em Alhambra não é muito fácil de encontrar (o Pedro conta inclusivamente que foi lá com o pai há uns anos e não conseguiram entrar... Acabaram por desistir e vir embora!) :) Nós perguntámos no hotel e seguimos o resto dos turistas :P Cuidado porque nas imediações na entrada há vários grupos de pessoal a 'oferecer' flores/pulseiras/plantinhas, que presumo serem esquemas daqueles para depois cobrar dinheiro. Agora que penso nisso, havia vários em Granada.

      Nós ficámos no Hotel Palácio Santa Inês (http://www.palaciosantaines.es/). Não era nada do outro mundo, mas era um sítio simpático :) Era um palácio do século XVI recuperado para um hotel :) Perceberam que íamos de lua-de-mel e trouxeram-nos champanhe ao quarto, o que foi muito querido :)

      Eu gostei imenso de Granada e Alhambra, e se tiverem disponibilidade tentem passar lá alguns dias. A comida é que não é nada de especial (e é cara!), mas pronto :)

      Eliminar
    2. Obrigadíssima, Joana. Pela disponibilidade e amabilidade. 😊 Para já tenho uma dúvida, temos de marcar manhã, tarde e noite. Isso significa que só podemos estar em Alhambra durante esse período? É algo confuso aquilo...

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Joana!
      Desculpa, eu só agora é que percebi que nos "obrigam" a escolher o período da manhã ou o da tarde por causa de um horário espeífico, provavelmente por causa do palácio que mencionaste. Então suponho que a minha dúvida de "ter de visitar tudo ou só de manhã ou só de tarde" já não se coloca :)

      Eliminar
    4. Olá Joana!! Sim, os meus colegas compraram o bilhete Alhambra General, era este? Eu queria confirmar contigo mas não consegui vir aqui antes deles comprarem :(

      Eliminar
    5. Joana, desculpa outra pergunta. Obrigada desde já. Eles disseram-me agora que pagaram com o MBNET e que n e-mail que receberam diz que é preciso o cartão com que pagamos. É?? Estamos em pânico x)

      Eliminar
    6. É o Alhambra General sim :) Em relação ao MBnet, nós também fizemos o mesmo e tivemos a mesma dúvida :P No fim acabei por mandar mail para lá (há um formulário de contacto aqui: http://www.alhambra-patronato.es/index.php/Contact/222/0/?&no_cache=1&L=2) a explicar que tinha comprado o bilhete com um cartão de crédito que não ia levar, eles responderam a dizer que não havia problema e eu imprimi o mail e levei just in case :)

      Eliminar
    7. Joaninha, já fomos e já voltamos e Alhambra é ma-ra-vi-lho-so. Confesso que ficamos desiludidos com Granada - o nosso hotel ficava numa rua escura, com muitos bêbados e mendigos a perturbar-nos e isso afectou um bocado a nossa mood na cidade. E, nem de proposito, só em Granada é que vimos barracada no que toca à pessoas que "ofereciam" coisas. Essas pessoas existem em praticamente todo o lado, mas só em granada é que vimos alguém a cair no esquema.

      Obrigadíssima por tudo, sem ti, certamente, nao teria conhecimento de Granada e não tería visitado Alhambra! :)
      <3

      Eliminar
  6. Que delícia de bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/frango-assado-com-mostarda.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />