27 de janeiro de 2016

Pregnancy Diary #53

Ontem foi o dia de tratar da saúde: fiz as análises do segundo trimestre e fui à minha consulta de cardiologia da grávida. Vá, tecnicamente hoje tenho consulta de saúde materna no centro de saúde e na Segunda-feira tenho consulta com a minha obstetra, por isso vai ser mais 'a semana de tratar da saúde' :)

Da consulta de cardiologia trouxe uma notícia razoavelmente boa: a minha tensão arterial está melhor. Por outro lado, como a minha frequência cardíaca continua histérica e os meus sintomas estão sensivelmente na mesma (embora dependam dos dias) fiquei medicada (para a malta médica que me segue: vou ficar beta-bloqueada).

Não é a primeira vez que sou medicada para esta questão. Da primeira acabei por não fazer a medicação (os médicos são mesmo os piores doentes), mas agora as coisas são diferentes.

Já não sou só eu.



E, mais uma vez, o choque momentâneo apodera-se de mim, como se tivesse sabido apenas ontem que a coisinha fofa cá está (seria impossível não dar por ele nesta altura, mexe-se imenso!). Mas a surpresa chega, uma e outra vez: já não sou só eu. Caramba.

Com as análises não foi assim tão simples. As análises do segundo trimeste fazem-se entre as 24 e as 28 semanas e têm um procedimento semelhante às análises do primeiro trimestre, com a excepção da introdução da PTGO (prova de tolerância à glicose oral).

Para isso, retira-se sangue em jejum, ingere-se uma bebida preparada com 75g de glicose (quase oito pacotes de açúcar!) dissolvidos em 300ml de água e retira-se sangue uma hora e duas horas depois da ingestão.

Uma bebida enjoativa e três picadas? Não admira que ninguém morra de vontade de fazer isto.

Já tinha ouvido relatos absolutamente horríveis de malta que conheço que não conseguiu fazer a PTGO. Mas como eu tenho um reflexo do vómito pouco desenvolvido e as agulhas não me fazem confusão nenhuma (doar sangue com aquelas agulhas de tricot cura-nos disso), achei que não ia ser nada do outro mundo.

Pois, estava enganada.



Beber a água com açúcar até foi fácil: sabia ao Brufen xarope de laranja que a minha mãe me dava quando era criança, estava fresquinha e eu estava a morrer de fome e de sede. O problema foi depois.

Mal me sentei na cadeira tive a nítida sensação que ia vomitar ou desmaiar. E as duas horas seguintes foram passadas nesta dicotomia aflitiva: vomito ou desmaio?

No fim não fiz nem uma coisa nem outra, também graças ao meu irmão (que me fez companhia durante o tempo todo, foi mesmo querido) e às senhoras do laboratório (que foram muito simpáticas e deixaram-me ficar deitada nas cadeirinhas). Mas manter aquele líquido do demónio dentro do estômago foi incrivelmente difícil, e suspirei de alívio quando as duas horas passaram e pude vir embora.

Bem, pelo menos já está feito e agora é só esperar pelos resultados :)

10 comentários:

  1. Também detestei esse teste e como tive mesmo diabetes gestacional tive que repetir depois do parto. Nessa repetição é que fiquei como tu, super maldisposta e à beira do desmaio. Mas também fui um bocado bruta e despachei a bebida num instante. A questão é que fiquei mesmo com prediabetes.
    Curiosamente, estou grávida novamente, de 4 meses, e nesta fase a minha glicemia diminuiu para valores praticamente normais. Será normal e irá aumentar depois noutra fase da gravidez? Para já está ótimo assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também bebi aquilo num instante, mas acho que não é disso. É mesmo da reacção do corpo à sobrecarga de glicose ;)

      Eliminar
  2. A minha cachopa veio cá para fora antes de ter de fazer tal teste! Suspeito que nunca o irei fazer. Mas tb ouvi falar coisas pouco simpáticas sobre ele!

    ResponderEliminar
  3. Só o meu é que correu bem?
    Tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana! Eu tive a sorte de não fazer esse exame pois tive sempre o nível de açúcar ligeiramente abaixo do mínimo ou no mínimo. De todos os relatos que ouvi, tenho sempre ficado com o mesmo pensamento : Sortuda. Concordas? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho sempre o açúcar baixo, mas como está protocolado fiz na mesma ;) E sim, foste muito sortuda :P

      Eliminar
  5. Tiveste mesmo de ir aos Beta bloqueantes, bah :/ mas é pelo melhor!
    Sentir o bebé deve ser a melhor sensação deste mundo *.*
    Eu fiz esse teste com 12 anos (numa consulta de rotina o médico mandou fazer isso, nunca vi acontecer com mais ninguém mas pronto!). Nao tinha sabor nenhum, era mesmo so agua suuuper açucarada, e lembro.me de ter pensado que para a próxima havia de trazer casca de limão para desenjoar aquilo xD felizmente, estou a ver que a próxima será so qdo engravidar, e ainda por cima ja deve ter sabor de laranja :P na altura lembro.me k so me custou beber aquilo,as gravida calculo que deve dar um enjoo horrível x)
    Boa sorte e continuação de tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentir o bebé é muito fixe sim :D

      Há pessoas que até lidam bem com este teste, mas pelo que percebo não são a maioria :P

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />