2 de outubro de 2015

Bolo de chocolate da Saveurs e a saga das fotografias :)

L'amour est un oiseau rebelle
Que nul ne peut apprivoiser,
Et c'est bien en vain qu'on l'appelle,
S'il lui convient de refuser.
Rien n'y fait, menace ou prire,
L'un parle bien, l'autre se tait;
Et c'est l'autre que je prfre
Il n'a rien dit; mais il me plaît.
L'amour! l'amour! l'amour! l'amour!

Carmen
 



Este bolo já é famoso cá em casa.

Foi feito pela primeira vez para um dos jantares de Quarta-feira em casa do Bernardo. Na altura combinei com a Joana que iria para casa dela depois de sair do trabalho, e fiquei responsável por seleccionar uma receita rápida e simples para fazermos para a sobremesa.


Quando cheguei a casa da Joana, pusemos mãos à obra. Escolhi um bolo de chocolate da Saveurs (a revista deliciosa que nunca me falhou), a Joana escolheu uma cobertura de um livro de receitas de chocolate que tinha em casa dela e começámos a trabalhar em equipa.

Dez minutos depois, tínhamos o bolo no forno.


Havia, no entanto, um pequeno probleminha: tinha deixado a máquina fotográfica em casa. Ainda pedi a máquina da Joana emprestada, mas cedo percebi que não havia nada a fazer - eu sou mesmo uma esquisitinha das máquinas fotográficas. Tirei cem fotografias perante o olhar impaciente da Joana (e mais tarde do Bernardo, também) e rezei para ter alguma coisa para trabalhar.


No fim, acabámos a noite a lamber os pratinhos. O Bernardo fez um esparguete à bolonhesa delicioso, rematámos a refeição com o bolo de chocolate divinal que não nos deu trabalho nenhum e coroámos o serão com muitas parvoíces e gargalhadas.

E quando fui editar as fotos que tinha tirado... Percebi que não faziam justiça à delícia do bolo. E esperei.


Um mês depois fizemos um jantar romântico cá em casa e o bolo voltou a aparecer, desta vez em versão mini. Preparei-me para fotografar novamente esta pequena maravilha, mas o bolo ficou relativamente líquido (e ainda mais estrondoso) e as fotografias ficaram estranhas.


Uma semana depois, celebrámos o nosso primeiro aniversário de casados. E eu voltei a fazer este bolo, que foi (finalmente!) fotografado. E enchemos mais uma vez as nossas barrigas e os nossos corações.

Espero que gostem :)


Bolo de chocolate da Saveurs (receita adaptada da revista Saveurs Best Of 2013)

Ingredientes:

* 100g de chocolate negro;
* 125g de manteiga sem sal;
* Quatro ovos;
* 65g de açúcar em pó;
* 60g de açúcar amarelo;
* (Em alternativa, podem usar 125g de açúcar em pó);
* Duas colheres de sopa rasas de farinha;
* 100g de chocolate negro;
* 60ml de natas.

Confecção:

* Derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no microondas;

* Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura espumosa;

* Acrescentar a farinha e envolver bem;

* Juntar o chocolate derretido com a manteiga e incorporar na mistura;

* Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante dez minutos;

* Sem abrir o forno, baixar a temperatura para os 120º e deixar cozinhar durante vinte minutos (bolo húmido, como um petit gâteau) ou quarenta minutos (bolo da foto, húmido mas consistente);

* Cobrir com o chocolate derretido com as natas.







Até amanhã :D

14 comentários:

  1. Bom dia e boa sexta feira!!
    Que aspecto maravilhoso Joana, parabéns.
    E acabei de seleccionar o bolo para o aniversário do meu marido que é daqui a 10 dias :)

    Um beijinho
    Cláudia
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana!
    Hummmm! Parece que os olhos também o querem comer (isto para além das pupilas gustativas estarem a salivar :) . Acho que é mais uma receita que vamos fazer cá em casa :)
    Beijinhos.

    P.S. cá em casa às vezes acontece o mesmo, tiram-se fotos e depois nada se aproveita. Há que teimar e repetir..hehehehe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-se muito rápido e come-se ainda mais rápido ;) Cuidado :D

      Eliminar
  3. Hum que coisa tão deliciosa

    Maçã e Canela
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu não posso com bolos assim! São um pecado daqueles que me apetece cometer umas quantas vezes de seguida!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana.. apesar de buscar uma alimentação menos engordativa.. visitar seu blog com esse post carregado de gostosuras não me deixou assim tão tentada a come-los. Não pq a fotografia está ruim, pelo contrário, vc fotografa muito bem os alimentos e foi isso que eu reparei.. a maneira legal de escrever, com as belas imagens fizeram-me um bem danado.

    Venho entao agradecer-te!!!

    Parabens!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cristiane :) Eu também procuro seguir uma alimentação saudável, mas há espaço para um ou outro docinho de vez em quando :)

      Eliminar
  6. Este bolo já é famoso cá em casa também, só de tantas vezes que já olhei para ele... Imagina quando o fizer ;) preferes este ou o 'Diamante Negro' (que é um nome excelente para cavalo, diga-se de passagem, envergonha qualquer 'Spirit')? :D
    Fazer bolos na hora do jantar (ou logo antes, ou logo depois) é demasiado 'stressante' para mim :P sai sempre asneira. Pronto, só fiz 1 vez, mas saiu asneira. Acabei a esmagar bocados de bolo desmoronado... Nada como essa beleza :D mas parece uma coisa gira para fazer assim, sobretudo se estás ocupada o dia todo :) até é agradável cozinhar - sobretudo em (mini) grupo (ou com avós a limpar loiça em tempo real, também conta), sobretudo bolos :)
    10 minutos? Máquinas :D
    De certeza que as fotos estavam extremamente giras à mesma, tu é que és esquisitinha :D
    Versão mini é muito giro :) ficam adoráveis! Esse é um problema imperdoável dos bolos de chocolate: quanto mais húmidos melhores (até certo ponto, pelo menos) e mais feios. Depois ficom com fotos horrendas - e nem é só questão de fotos, uma pessoa tira uma foto e parece que uma lesma gigante andou a fazer patinagem artística num pantanal lodoso ): e ainda há quem consiga fazer isso esteticamente fenomenal e 'decadente'! Tipo tu. Não te queixes :D
    (Uma vez fiz o teu bolo de chocolate delicioso e ficou tão húmido que nem deu para desenformar. Estava meeesmo bom, mas no fim aquela forma besuntada metia um bocadinho de impressão :P haha :) desculpa a imagem!)
    À 3ª é de vez :) muitas vezes tenho de esperar imenso, é frustrante. E nem sequer é questão de qualidade de fotos, é mesmo porque não é nada apresentável ou minimamente decente - e nem peço obras de arte :P os Snickers, por exemplo, acho que fiz 10 vezes antes de ter 1 imagem que não me fizesse querer enterrar a cabeça no chão (tipo avestruz, só que sem bico e com um pescoço mais pequeno). Ou o pão de ló. Acho que se visses as fotos de fatias babosas ou quadrados em estado de semi-fusão com cara de ter sido esfregados com molho de tomate e passados por cima por uma moto 4 davas graças a deus por qualquer uma das tuas fotos anteriores e não razoáveis para os teus padrões :D de qualquer das formas acho que a espera valeu imenso a pena, porque essa fatia está ridiculamente perfeita. Mas mesmo a roçar o absurdo. Que aspecto fantástico! Húmido mas compacto o suficiente para ficar lindo de morrer... E tens imenso jeito para espalhar coberturas. Ficou mesmo bem, a foto do bolo inteiro :P eu não consigo fazer nada de jeito do género! Se tento fica esquisito e não artístico como isso. Acho que o teu talento está desperdiçado com o não fazer cupcakes, com 2 facas de manteiga criavas mini obras de arte :D E a foto do bolo com a fatia retirada - imagino o trabalho que deu limpar a zona do pedaço ausente :P resumindo, parece fabuloso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que gostei mais deste, não sei. Tenho de fazer o diamante negro novamente :D

      Por acaso depois da viagem a Nova Iorque fiquei com vontade de fazer novamente cupcakes. Pode ser que esteja para breve :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />