14 de setembro de 2015

Panquecas de mirtilos e chocolate e uma nova etapa :)

Desde o dia em que ao mundo chegamos
E abrimos os olhos ao Sol,
Há mais para ver, mais que imaginar,
Mais que o tempo pode permitir.

Há tantas coisas à espera,
E locais que queremos desvendar,
É o Sol a brilhar, é o azul deste céu
Que mantém este rio a fluir.

É o ciclo sem fim que nos guiará
E com emoção, pela fé e amor,
Até encontrar o nosso caminho
Neste ciclo, neste ciclo sem fim.

O Rei Leão




Foi há pouco mais de três meses, e também com uma receita de panquecas, que vos contei que o meu irmão vinha para a faculdade para Lisboa. Na semana passada saíram os resultados e confirmou-se o que já tínhamos um grau de confiança razoável que iria acontecer:

O meu irmão entrou em engenharia aeroespacial.


Iniciou-se assim uma nova e entusiasmante fase das nossas vidas: o meu mano está cá. Não cá em casa literalmente (consegui convencê-lo a viver sozinho, ufa!), mas está a dez minutos de carro de distância. E vamos poder jantar juntos, tomar cafés juntos ou ir ao cinema juntos, sempre que nos apetecer.


Quando comecei a escrever no blog, em Janeiro de 2012, o meu irmão estava ainda no 2º período do 9º ano. Agora os períodos darão lugar aos semestres, as disciplinas serão substituídas pelas cadeiras e os testes passarão a chamar-se frequências. Agora o miúdo cresceu e deu lugar ao homenzinho. E parece que foi ainda ontem que o vi entrar no secundário e pensei que ele estava a crescer terrivelmente depressa.


Sabem, sempre fui mais mãe do meu irmão do que irmã. Talvez porque temos uma grande diferença de idades (quase dez anos), talvez porque sou muito protectora com as pessoas de quem gosto ou talvez porque a nossa dinâmica familiar assim o ditou, o facto é que me sinto agora como uma mãe que deixa o seu filho à porta da escola e o vê saltitar lá para dentro e pensa com uma mistura de nostalgia e incredulidade:

'Como é que o tempo passou tão depressa?'.


Sei que a fase seguinte vai ser muito gira. Ter o meu irmão novamente por perto, vê-lo a crescer ainda mais e assistir às pequenas conquistas da faculdade vai ser divertido. Mas sei também que ele continuará a ser sempre o meu pequenino, por muito que o tempo passe e por muito que ele cresça.


Porque há coisas que são uma certeza garantida na vida. Uma é o amor entre irmãos. Outra é que a melhor forma de celebrar esse amor é com panquecas.


Panquecas de mirtilos e chocolate

Ingredientes:

* Uma chávena de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Um iogurte de mirtilo (usei caseiro);
* Meia chávena de leite de coco;
* Um ovo;
* Quadrados de chocolate negro q.b.

Confecção:

* Numa tigela juntar a farinha de trigo, o fermento, o iogurte de mirtilo, o leite de coco e o ovo e misturar bem até ficar uma massa homogénea;

* Untar uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga e levar a lume médio até aquecer;

* Colocar uma concha de massa e colocar um quadrado de chocolate;

* Quando se formarem pequenas bolhinhas virar a panqueca do lado oposto e deixar cozinhar;

* Repetir o processo até terminar a massa. 


Até amanhã :D