14 de setembro de 2015

Panquecas de mirtilos e chocolate e uma nova etapa :)

Desde o dia em que ao mundo chegamos
E abrimos os olhos ao Sol,
Há mais para ver, mais que imaginar,
Mais que o tempo pode permitir.

Há tantas coisas à espera,
E locais que queremos desvendar,
É o Sol a brilhar, é o azul deste céu
Que mantém este rio a fluir.

É o ciclo sem fim que nos guiará
E com emoção, pela fé e amor,
Até encontrar o nosso caminho
Neste ciclo, neste ciclo sem fim.

O Rei Leão




Foi há pouco mais de três meses, e também com uma receita de panquecas, que vos contei que o meu irmão vinha para a faculdade para Lisboa. Na semana passada saíram os resultados e confirmou-se o que já tínhamos um grau de confiança razoável que iria acontecer:

O meu irmão entrou em engenharia aeroespacial.


Iniciou-se assim uma nova e entusiasmante fase das nossas vidas: o meu mano está cá. Não cá em casa literalmente (consegui convencê-lo a viver sozinho, ufa!), mas está a dez minutos de carro de distância. E vamos poder jantar juntos, tomar cafés juntos ou ir ao cinema juntos, sempre que nos apetecer.


Quando comecei a escrever no blog, em Janeiro de 2012, o meu irmão estava ainda no 2º período do 9º ano. Agora os períodos darão lugar aos semestres, as disciplinas serão substituídas pelas cadeiras e os testes passarão a chamar-se frequências. Agora o miúdo cresceu e deu lugar ao homenzinho. E parece que foi ainda ontem que o vi entrar no secundário e pensei que ele estava a crescer terrivelmente depressa.


Sabem, sempre fui mais mãe do meu irmão do que irmã. Talvez porque temos uma grande diferença de idades (quase dez anos), talvez porque sou muito protectora com as pessoas de quem gosto ou talvez porque a nossa dinâmica familiar assim o ditou, o facto é que me sinto agora como uma mãe que deixa o seu filho à porta da escola e o vê saltitar lá para dentro e pensa com uma mistura de nostalgia e incredulidade:

'Como é que o tempo passou tão depressa?'.


Sei que a fase seguinte vai ser muito gira. Ter o meu irmão novamente por perto, vê-lo a crescer ainda mais e assistir às pequenas conquistas da faculdade vai ser divertido. Mas sei também que ele continuará a ser sempre o meu pequenino, por muito que o tempo passe e por muito que ele cresça.


Porque há coisas que são uma certeza garantida na vida. Uma é o amor entre irmãos. Outra é que a melhor forma de celebrar esse amor é com panquecas.


Panquecas de mirtilos e chocolate

Ingredientes:

* Uma chávena de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Um iogurte de mirtilo (usei caseiro);
* Meia chávena de leite de coco;
* Um ovo;
* Quadrados de chocolate negro q.b.

Confecção:

* Numa tigela juntar a farinha de trigo, o fermento, o iogurte de mirtilo, o leite de coco e o ovo e misturar bem até ficar uma massa homogénea;

* Untar uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga e levar a lume médio até aquecer;

* Colocar uma concha de massa e colocar um quadrado de chocolate;

* Quando se formarem pequenas bolhinhas virar a panqueca do lado oposto e deixar cozinhar;

* Repetir o processo até terminar a massa. 


Até amanhã :D

12 comentários:

  1. E que belas panquecas! O meu teu irmao tem uma sorte tremenda por estar a viver perto de ti, vai ser muito mimado com as receitas maravilhosas que tu fazes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amor de irmãos é dos mais fortes :) Tenho 2 irmãs mais novas e sei bem o que é ser protectora, ter orgulho, querer sempre estar por perto :)
    Quanto as panquecas, venham elaaaaaas que eu quero!! :)

    ResponderEliminar
  3. É tão bom ter irmãos! Tenho uma irmã que adoro e posso dizer que me adora😀. São tantos os momentos de loucura saudável que passamos, de amizade ecompanheirismo, de confronto de ideias compreendido...enfim de ligações que nada conseguirá eliminar nem esmorecer 😊. A distância que na fase adulta nos força a estarmos menos juntas, força também que façamos menos panquecas uma com a outra mas aumenta a saudade de as voltarmos a fazer 😃. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu acho que desde que vim viver para longe a nossa relação está ainda mais fixe. No fundo, como se aproveitássemos os momentos ainda melhor :D

      Eliminar
  4. Parabéns ao mano!!! E a ti, que essas panquecas estão de babar ;)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. eu sempre tive essas sensações de proteção... ao contrário, por ser a irmã mais nova :)
    panquecas combinam todas as comemorações e em boa companhia ainda melhor!! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É muito giro que o teu irmão tenha entrado para engenharia aeroespacial :P não perguntes porquê :D
    Realmente é uma mudança de realidade enorme! Para melhor, claro.
    Foste ver o calendário ou lembras-te exactamente da altura em que começaste o blog? :P
    «Cadeiras» soa muito mais profissional do que «disciplinas». Faz-me lembrar um bocado os miúdos *rebeldes* que ficam entusiasmados por irem para o 5º ano e poderem chamar «stor» aos professores :P E para ti depois ainda foram substituídas por bancos!
    (Eu sei, não corresponde de todo à mesma coisa, não consegui resistir.)
    O meu irmão também está gigante D: ok, não tão crescido, mas gigante :P a nossa diferença de idades também é quase 10 anos (praticamente 9 anos e 11 meses :P ), é um número tão giro e redondo :D
    «Saltitar lá para dentro», hahaha :P
    Acho que é inevitável, pelo menos enquanto não descobrirmos uma Terra do Nunca :) todo o processo de crescimento é uma coisa tão... estranha :P claro que estamos habituados a esta realidade, mas é fantástico. E como é tão gradual um dia percebe-se de repente que passou imenso tempo e estamos todos diferentes...
    O meu irmão não come as minhas panquecas. E agora? D: Sou uma pessoa horrível :P é um ritual mesmo giro, sobretudo quando as panquecas têm esse aspecto fabuloso! Estão mesmo lindas de morrer, essa torrezinha está demais :) das primeiras 10 vezes que fiz panquecas usei receitas tuas, por isso posso atestar o teu jeito para as receitas :D não só em panquecas, já agora :P não tenho feito, mas tanto as normais como as integrais são deliciosas. Tenho de repetir. Eu até esperava pela entrada do meu irmão na Universidade por uma questão de alinhar na simbologia, mas entretanto morro à fome. ;)
    (Mirtilos e chocolate soa meeesmo bem. E acho que nunca vi panquecas tão decadentes. E perfeitas. E exactamente do mesmo tamanho.)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />