8 de junho de 2015

Panquecas de coco e ananás para o meu irmão!

My little baby brother used to play down on the floor,
But now he's not satisfied to do it anymore.
He's got a funny habit and I don't know why,
He walks around the ceiling now, stepping on the flies.

Baby brother, baby brother,
Well, he learned to crawl on the kitchen wall,
Baby brother.

The White Stripes




Daqui a três meses o meu irmão vai para a faculdade.

Parece que ainda ontem era aquele pequenino que adorava andar de pijama e que pedinchava incessantemente para eu fazer panquecas e para vermos episódios de 'Courage, The Cowardly Dog' nas manhãs preguiçosas de Domingo, e hoje ele tornou-se... Mmmm... Bem, naquele pequenino que adora andar de pijama e que pedincha incessantemente para eu fazer panquecas e para vermos episódios de 'Courage, The Cowardly Dog' nas manhãs preguiçosas de Domingo.

Vá, tecnicamente agora vemos episódios de Sobrenatural.


Parece que ainda ontem o meu irmão respondia à pergunta 'o que queres ser quando fores grande?' com coisas tão engraçadas e variadas como 'quero ser rico', 'quero ser mágico' ou 'quero tomar conta de cãezinhos'. Actualmente a pergunta imprime nele uma indecisão tremenda e uma leve sensação de pânico - afinal, quem é que sabe ao certo o que quer fazer da vida quando tem dezoito anos?


Independentemente disso, o meu irmão tem uma certeza: gostava de vir para Lisboa estudar, para vir viver em minha casa e poder comer o pequeno-almoço comigo todos os dias. Nesta fantasia do meu irmão acordamos todos os dias às dez, comemos um prato de panquecas deliciosas (com suminho de laranja natural a acompanhar) e a seguir eu vou trabalhar e ele vai para a faculdade. Depois voltamos à noite, altura em que eu faço os meus bifinhos recheados com queijo e fiambre para o jantar e vemos episódios de Sobrenatural até nos apetecer ir para a cama.


Não consegui evitar rir-me às gargalhadas da primeira vez que ele me falou disto. Mas eventualmente percebi que, efectivamente, é assim que o meu irmão acha que é a minha vida como crescida: rodeada de felicidade, tempo livre, liberdade para fazer o que eu quiser e panquecas.

E não o culpo - afinal, não são assim os fins-de-semana que passo com ele no Porto?


É claro que depois de um tempo (e alguma insistência) consegui demovê-lo desta ideia de vir viver comigo. Acho eu. Espero eu. Por via das dúvidas, talvez devesse parar de lhe fazer panquecas aos fins-de-semana.

Mas não resisto. Porque ele pode ter 1.85m, mas continua a ser o meu pequenino. E porque eu faço-lhe sempre as vontades todas :)

(Mas nem penses que vens viver lá para casa, ouviste?)

(Na verdade, a irmã do Pedro - que é um ano mais nova do que o meu irmão - tem também esta fantasia de viver connosco. Devemos ser mesmo divertidos, bolas!)


Panquecas de coco e ananás

Ingredientes (para quatro panquecas grandes):

* Uma chávena de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Duas colheres de sopa de coco ralado;
* Duas colheres de sopa de açúcar;
* Um iogurte líquido de ananás;
* Um ovo.

Confecção:

* Numa tigela juntar a farinha de trigo, o fermento, o coco ralado e o açúcar e misturar bem;

* Juntar o iogurte e o ovo e bater bem até fcar uma massa homogénea;

* Untar uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga e levar a lume médio até aquecer;

* Colocar uma concha de massa;

* Quando se formarem pequenas bolhinhas virar a panqueca do lado oposto e deixar cozinhar;

* Repetir o processo até terminar a massa;

* Servir as panquecas cobertas com mel.  



Tenham uma óptima semana! :D

14 comentários:

  1. Yum! Têm tão bom aspecto :)
    Escolheste uma combinação de sabores deliciosa, adorei!

    Beijinhos*
    Ana Filipa Costa - Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ananás e coco é uma das minhas combinações preferidas :D

      Beijinhos e boa semana :D

      Eliminar
  2. Desculpa lá, com panquecas dessas até eu ia viver aí para casa!! Já viste?! Acho que o problema está mesmo nas panquecas...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups! :D Vendo por esse prisma se calhar a culpa é minha mesmo :P

      Eliminar
  3. Ahahhahahah :-) É engraçado isso de os irmãos quererem ir viver convosco, é bom sinal, é porque são mesmo uns porreiros!!! Mas como eu costumo dizer 'casamento, apartamento...' ou 'quem casa, quer casa' do género (separados)... Mas isto sou eu!
    As panquecas? O que se pode dizer das panquecas? Que devem ser muito boas, só pelas fotos e pelos ingredientes que leva... Mais uma receita para fazer :-) E claro... Acompanhadas de sumo de laranja natural que sabe sempre tão bem...

    Beijinhos desta vizinha***
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também penso assim. Nós até tínhamos espaço para ele, mas a minha intimidade é minha e pronto. É giro ter convidados lá em casa para jantar e tal, mas depois adieu :P

      Beijinhos :)

      Eliminar
  4. É engraçada a vontade que o teu irmão tem de ir viver contigo... O meu irmão está a passar exatamente pela mesma fase e quer é ficar "bem longe" de mim (é claro que ele diz isso na brincadeira, mas, mesmo assim, é bom que ele se vá mentalizando disso, pois o curso que ele está a pensar seguir só há na outra ponta do país).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que tem a ver com o facto do curso que o meu irmão quer ser em Lisboa e os meus pais viverem no Porto ;)

      Eliminar
  5. Quando os deveres da universidade me devolverem os meus fins de semana acho que os vou passar todos na cozinha porque já tenho um montão de receitas tuas para experimentar :D
    Em relação aos irmãos quererem ir viver com vocês acho que a culpa é realmente vossa: só vêm séries porreiras (acho que só o Sobrenatural basta), só saem coisinhas boas da vossa cozinha, jogam jogos fixes e são divertidos... Acho que só isto é mais do que razão suficiente :DD

    ResponderEliminar
  6. (Segunda feira sem iogurtes nem queques? Isto quererá dizer alguma coisa? :D)
    Essas mini poças de xarope/ mel ficam tão adoráveis :D
    O meu irmão nunca me pediu panquecas, é um palerma :P e odeio esse cão, é tããão irritante! Nunca gostei muito dos programas do Cartoon, enervam-me imenso nem sei bem porquê. São (eram) meio esbatidos, confusos, com desenhos menos giros e apelativos e mais deformados do que os outros canais para crianças...
    Por acaso vi um episódio de sobrenatural e achei um bocado estranho :P odeio começar a ver séries novas, é muito cansativo ;)
    A pergunta «o que queres ser quando fores grande» deve ser mesmo sugestiva, porque há sempre respostas estranhas :P na minha turma da primária «reformado» estava na moda. Eu queria ser veterinária de golfinhos e cães fofos (esta última parte foi uma especificação por o meu pai dizer que os veterinários também lidavam com cães ferozes). Mas também já quis ser «bombista» (eu achava que era o nome daqueles que vão nas paradas com carantonhas gigantes a tocar bombo :P).
    O teu irmão já tem 18 anos? Pensava que era mais novo :P
    Hahaha :P o parágrafo de ir para Lisboa viver contigo está brilhante! A «introdução» séria que fazes... Ficou engraçado :) e o suminho de laranja... :P
    Olha que até soa a um belo programa diário ;) :P
    És uma irmã cruel ;)
    Querem todos ir viver com vocês! Acolhiam os 2 :P ou mais, e depois fazem um hotel. Só de pensar no tempo que ias estar a fazer panquecas para toda a gente de manhã... :P
    1.85? É imenso :P espero bem que o meu irmão não cresça imenso - o médico (de quando ele era bebé :P de resto não fizeram previsões, não sei porquê) disse que ele devia chegar ao metro e noventa, o que é assustador (depois vou sentir-me uma anã à beira dele!).
    Com umas panquecas assim não podes culpar o teu irmão, daqui a pouco tens uma legião de leitores a pedir guarida ;) parecem deliciosas e eu estou fixada nas bordas da primeira :D ainda por cima coco-ananás, a combinação cliché (que tenho de experimentar, por acaso, acho que a única coisa de coco e ananás que comi foi um gole no iogurte do meu irmão, que por acaso até tem pedaços - quem é que se lembra de pôr PEDAÇOS NUM IOGURTE LÍQUIDO?! - e portanto parece que se está a beber com pedaços de gosma - desculpa Ben10 - e comida mastigada). :)

    PS: «Fixes demais» é uma expressão extremamente engraçada :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Talvez. Talvez não. Muahuahuahuah.)

      Pois é, o meu irmão já tem 18 anos ;) Prepara-te, vai chegar o dia em que o teu também vai olhar para ti lá de cima :P

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />