4 de junho de 2015

A actividade física e a obesidade infantil (Guest Post)

Segundo a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (dados de 2013-2014), 33.3% das crianças entre os dois e os doze anos têm excesso de peso, das quais 14% são obesas.

Este é um problema que se cria devido a duas variantes: o facto de 90% das crianças consumirem fast-food e o de passarem em média quatro horas por dia em frente à televisão e/ou computador, número que aumenta para sete horas ao fim-de-semana. Em ambas as situações existe um agente que poderá fazer a diferença: os pais.

http://alisoncanavan.com/wp-content/uploads/2014/11/childhood-obesity-causes-b4nuvubw.jpg
Imagem retirada daqui



Os pais são os modelos para as crianças: se os pais chegarem a casa, se sentarem no sofá a ver televisão e pedirem um pizza, é claro que as crianças irão seguir o mesmo caminho. Se pelo contrário tivermos pais que chegam a casa e vão com os filhos brincar para a rua e façam um jantar saudável, esse será o caminho que a criança irá seguir.

Hoje em dia as crianças não vão a pé para a escola, mesmo que seja do outro lado da rua, e mesmo a actividade física na escola está severamente reduzida.  Hoje em dia ao nível da escola primária apenas existe educação física uma vez por semana mais duas vezes por semana em actividade extra-curricular (opcional).

A questão do exercício físico vai para além de melhorar a saúde das crianças, melhora igualmente a sua habilidade de pensar e planear - crianças que sejam fisicamente activas atingem com maior facilidade o seu potencial em todas as áreas.

Será muito difícil levar uma criança a fazer exercício físico?

Imagem retirada daqui

As crianças de hoje são os adultos de amanhã. Se eliminarmos a inactividade nas crianças, também a iremos eliminar nos adultos, tornando o mundo um local mais saudável.

Cristiano Pereira é licenciado em desporto pelo Instituto Politécnico de Beja. Actualmente é professor de educação física e personal trainer. Contacto: https://www.facebook.com/CPPersonalTrainer?fref=ts