4 de maio de 2015

Queques de cacau e coco (sem farinha, sem açúcar, paleo).

'(O estilo paleo) Baseia-se num aumento do consumo de gorduras e uma diminuição do consumo de hidratos de carbono, aproximando-se da dieta dos nossos antepassados - rica em carnes, peixes, legumes e frutos. O objetivo é reduzir os ‘maus’ hidratos de carbono e ingerir os ‘bons’, com fibras, que atrasam a transformação em açúcar e não causam picos de insulina (...) Implica comer comida de verdade, pelo que há que evitar alimentos processados, embalados e com aditivos nas mais variadas formas. Notem que uso a palavra evitar e não abolir, erradicar ou algo parecido. Não vejo o paleo como um regime alimentar rígido porque não acho que deva ser, embora haja quem defenda que sim.'




Quem olha para a semana de receitas que aí vem deve ter um déjà vu da semana paleo, que apareceu aqui no blog em Outubro do ano passado. De facto, desde então (e como já referi em outras publicações) a alimentação paleo passou a fazer parte da nossa vida de uma forma regular, embora com algumas excepções aqui e ali.


Depois da semana paleo seguiu-se a semana da diabetes em Fevereiro deste ano, e mais uma vez o vosso feedback foi estrondoso. Eu aprendi muito e diverti-me imenso, e embora tenha sido bastante cansativo organizar tudo creio que foi útil e interessante para vocês. No fim, e tal como já tinha acontecido na semana paleo, incorporei os novos conhecimentos que adquiri com a semana da diabetes na minha alimentação.


Algumas semanas depois a Susana, uma colega de medicina geral e familiar e leitora do blog, sugeriu-me organizar uma semana temática dedicada à obesidade infantil em Junho. Nem hesitei e concordei imediatamente, e logo fui inundada por uma data de ideias giras para dinamizar este projecto. Pus as mãos à obra, os pés ao caminho e o cérebro a trabalhar e comecei logo a planear, a escrever, a magicar, a chatear as cobaias do costume, a angariar novos voluntários, a fazer brainstormings infindáveis, a cozinhar e a organizar tudo.


Pois é, a semana da obesidade infantil vem mesmo aí. Desta vez convidei algumas das minhas bloggers de culinária preferidas para participarem com receitas, e vamos ter novamente as opiniões informadas de um painel de especialistas convidados (que consistem essencialmente em amigos e colegas de trabalho meus, mas chamar-lhes 'painel de especialistas' dá-lhes um ar mais pomposo e profissional).


Se quiserem participar nesta iniciativa, estejam à vontade. Toda a ajuda será bem-vinda, todas as opiniões são válidas e todas as sugestões serão consideradas, por isso o meu mail (palavrasqueenchemabarriga@hotmail.com) está à vossa disposição para o que desejarem. Se tiverem um blog de culinária convido-vos a partilhar receitas dedicadas ao tema da obesidade infantil, para assim dinamizarmos ainda mais esta iniciativa em conjunto :)

Até lá, resta-me esperar que esta seja também uma semana temática útil para vocês e que nos ensine a todos um pouquinho mais sobre a alimentação saudável. E enquanto isso não acontece, aqui fica uma receita aprendida na sequência da semana paleo :)


Queques de cacau e coco (sem farinha, sem açúcar, paleo)

Ingredientes (para seis queques):

* Uma chávena de chá de coco ralado;
* Óleo de coco derretido q.b.;
* Uma banana;
* Um ovo;
* Um terço de chávena de chá de cacau em pó magro;
* Três colheres de sopa de mel;
* Uma colher de sopa de essência de baunilha natural;
* Um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Pepitas de chocolate negro q.b.

Confecção:

* Triturar bem o coco ralado, juntando o óleo de coco derretido uma colher de chá de cada vez até ficar com a consistência de manteiga;

Manteiga de coco
* Reservar meia chávena de chá da mistura (se não tiverem suficiente, usem o óleo de coco para preencher o restante);

* Juntar a manteiga de coco com os restantes ingredientes à excepção das pepitas e triturar bem com a varinha mágica;

* Colocar em forminhas para queques, cobrir com as pepitas de chocolate e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante cinco minutos;

* Descer a temperatura para os 180º e deixar cozinhar durante mais quinze minutos;

* Deixar arrefecer sobre uma grade.


Tenham uma óptima semana :D

8 comentários:

  1. Respostas
    1. São uma maravilha :D E sabem mesmo a coco, ficam óptimos :D

      Beijinhos e boa semana :D

      Eliminar
  2. Olá Joana! Parecem deliciosos mas fiquei deveras ansiosa pela semana da obesidade infantil. Que boa ideia! Se surgirem ideias vou enviar :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. A semana paleo foi tão gira! E um começo de muitas mais, igualmente adoráveis :D
    (Sim, porque as tuas iniciativas são «adoráveis». De nada. :P)
    Também tenho feito o mesmo :) e acho que hoje é dia de «excepção», se eu conseguir sacudir a preguiça e fazer o «teu» bolo de chocolate pela milésima vez :D
    A semana da diabetes também foi muito gira :) MAS... Agora vais transformar-te numa criança para poderes adaptar-te às informações da «nova semana»? :D
    Há imensas semanas giras possíveis, acho que é viciante. Pelo menos assistir é. :D
    Tens jeito para a coisa, foste feita para ter um blog :D
    (Nada redutor :P)
    Também adoro a utilização de «painel de especialistas», soa muito mais profissional! :D
    Claro que é útil, acho que toda a gente gosta de assistir a estas semanas... Até porque são muitas vezes assuntos meio ignorados. Ninguém quer saber da diabetes até ter diabetes. E a informação nunca fez mal a ninguém! É isso e receitas deliciosas ;)
    Adorei a foto de interior, não pensei que fosse assim TÃO húmido e delicioso! Que bom aspecto :D
    Já tentei fazer manteiga de coco e não correu bem :( não chegou a ficar em «manteiga». E tentei pôr óleo de coco, apesar de muitos sítios dizerem que só piora, mas não ajudou. Fiz no processador... Achas que com a varinha mágica dá?
    Tenho de fazer alguns dos teus muffins paleo, difícil vai ser escolher :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu não estava muito inspirada para fazer a manteiga de coco mas na verdade resultou bem :) Fica mais espessa do que a manteiga normal, mas fica boa :) Talvez com a varinha mágica dê, depende da potência da tua. Eu fiz no robot de cozinha e correu bem :)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  4. Olá Joana, não percebi uma coisa: dizes para reservar 1/2 chávena da mistura de côco mas depois não percebo onde é que a devo misturar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não está muito explícito! É para juntar essa meia chávena de manteiga de coco com os outros ingredientes :) Vou alterar :)

      Beijinhos!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />