25 de maio de 2015

Bolo de maracujá com frutos vermelhos e coco! :D

Windmill, windmill for the land,
Turn forever hand in hand.
Take it all in on your stride,
It is sticking, falling down.

Love forever, love is free,
Let's turn forever you and me.
Windmill, windmill for the land,
Is everybody in?

Gorillaz




Sobre este bolo, muitas histórias podiam ser contadas.

Podia contar-vos como esta foi a primeira receita que saiu da minha cozinha depois do Pedro ter ido fazer o curso para o Brasil, e como a tentação de enterrar a cara lá dentro e comer até preencher o vazio que sentia no meu coração foi vencida pela decisão mais sensata de levar o bolo para o trabalho.


Podia contar-vos como a minha avó assistiu a todos os passos da confecção deste bolo com uma incredulidade crítica no olhar, verbalizando várias vezes a sua já famosa frase 'não te podia ter dado para pior, pois não Joana?' e com direito ainda a uns esporádicos 'tanto trabalho para quê, mulher?'. 


Podia contar-vos como estava nervosa quando chegou a altura das (quase) vinte pessoas do serviço experimentarem o bolo depois da nossa reunião semanal, e como as minhas mãos tremiam enquanto partia e servia as fatias (logo eu que não tenho o mínimo jeito para fazer nenhuma das duas coisas).


Podia contar-vos como os suspiros de satisfação começaram a encher o ar, e como o silêncio que se seguiu foi apenas quebrado pelo desabafo honesto da Leonor, que perguntou com uma expressão absolutamente deliciada:

'Não queres fazer o meu bolo de casamento, Joana?'


Podia contar-vos como pedi várias vezes que me deixassem uma fatia para eu poder trazer para casa, fotografar decentemente e partilhar com a minha avó, num momento glorioso em que a obrigaria a admitir que ela estava errada e que todo aquele trabalho tinha valido a pena.



Mas tendo em conta o tamanho da fatia que me deixaram, acho que vocês conseguem extrapolar sozinhos o quanto esta receita é boa. E penso que isso vale por todas as histórias que vos poderia contar em relação a este bolo dos céus. 



Bolo de maracujá com frutos vermelhos e coco

Ingredientes:

Para o creme de maracujá:
* 350ml de polpa de maracujá;
* 300g de manteiga sem sal cortada em cubos;
* 360g de açúcar branco;
* Seis ovos;
* Quatro gemas.

Para o bolo:
* Seis ovos;
* 200g de açúcar;
* 100g de farinha;
* 150g de coco ralado;
* 350g de frutos vermelhos congelados.

Confecção:

* Para o creme de maracujá juntar a polpa de maracujá, a manteiga e o açúcar e aquecer em lume brando até a mistura ficar homogénea;

* Numa tigela à parte bater bem os ovos e as gemas com uma vara de arames;

* Juntar em fio a mistura de maracujá, mexendo sempre com a vara de arames;

* Levar a mistura novamente a aquecer em lume brando, mexendo sempre até o molho engrossar;

* Deixar arrefecer e conservar no frigorífico;

* Para o bolo bater as claras em castelo e juntar as gemas, continuando sempre a bater;

* Acrescentar o açúcar e a farinha sem parar de bater;

* Colocar a massa numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos;

* Desenformar e deixar arrefecer;

* Partir o bolo em dois com uma faca e cobrir a metade inferior com uma porção do creme de maracujá e metade dos frutos vermelhos;

* Cobrir com a metade superior do bolo e com o creme restante;

* Decorar com o coco ralado e com os frutos vermelhos restantes.



Tenham uma óptima semana! :D

8 comentários:

  1. Que bolo absolutamente maravilhoso! E depois dizes tu, por vezes, que fazer bolos não é a tua praia! Eles ficam lindos e com um aspecto delicioso de bradar aos céus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente ando melhor nisto dos bolos, só precisava de um bocadinho de treino :D

      Eliminar
  2. Mais uma receita destas e não vou aguentar, vais fazer-me arruinar a minha preparação para o Verão =P e que eu me ando a portar tão bem e a correr tantos km por semana... ai ai ai.

    ResponderEliminar
  3. Que belíssimo bolo! E que delicioso que deve ser :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo :D Acho que foi o meu bolo preferido a seguir ao de mousse de chocolate e frutos vermelhos :D

      Eliminar
  4. Um bolo com história é sempre mais apetitoso :)
    É uma pena, porque este bolo tão fofo, branquinho e com creme parece mesmo o ideal para enfiar a cara :P mas levar para o trabalho também foi uma decisão corajosa ;)
    É engraçado, a minha avó diz literalmente a mesma coisa, tirando a catch phrase com direitos de autor da tua avó. E o nome. De resto também gosta imenso de cirandar enquanto eu faço bolos e dizer «não sei para que é que te dás a esse trabalho todo» e resmunga enquanto varre o açúcar do chão. A não ser que seja tarte de flan ;)
    Pobre bolo, a ter de servir 20! E pobres pessoas, a ter de deixar que o bolo servisse 20 :P
    Eu não tenho graande jeito a cortar fatias porque, por muito estranho que soe, fico meio nervosa por querer uma decente, pelo menos a primeira :P mas normalmente não ficam assim tããão mal. O burburinho de maldizer por estar a fazer todo um aparato só para cortar bolo (só faço bolos em família, são uns críticos :P) até é silenciado pela perfeição das minhas fatias :P haha
    Isso é que é um elogio! E pronto, agora tenho de fazer. :D
    A parte chata de levar bolo para fora é essa - obviamente que «não se pode» abrir para provar (não vá ele estar um desastre) e tirar uma fotozinha de interior (até é injusto que as tuas fotos lindas de morrer confiem nas mãos alheias para a fatia :P)...
    A foto do bolo não coberto está tão gira :D
    Realmente a jugar pela fatia está fenomenal :D e mesmo sendo um restinho vê-se perfeitamente bem que a textura e - arrisco-me mesmo a dizer :P - o sabor são perfeitos :D assim molhadinho com os frutos secos e com a parte amarelada fica a parecer imeenso ter cores de gelado. :P
    Então, mas a tua avó engoliu as palavras juntamente com o bolo ou não? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os frutos vermelhos combinam mesmo bem com este bolo. Já tinha pensado isso com o de mousse de chocolate e frutos vermelhos, e confirmei mesmo com este :D Agora vem aí o frutos vermelhos e curd de limão, não podia deixar de ser :D :D :D :D

      Engoliu as palavras, claro! :D (e o bolo também!) :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />