1 de abril de 2015

Pizza paleo com base de couve-flor (Passatempo Limiano ralado para momentos derretidos) :)

I remember when, I remember, I remember when I lost my mind.
There was something so pleasant about that place.
Even your emotions had an echo in so much space.

And when you're out there without care, yeah, I was out of touch.
But it wasn't because I didn't know enough,
I just knew too much.

Does that make me crazy?
Does that make me crazy?
Does that make me crazy?
Possibly...

Gnarls Barkley



Tenho sempre couve-flor no congelador ou no frigorífico, o que é curioso porque não é um legume que aprecie particularmente. No entanto, incluo sempre couve-flor na sopa (para ficar mais cremosa) e no puré (para diminuir a quantidade de batata), e já experimentei inclusivamente juntar a couve-flor... Nos brownies.

E não é que ficaram uma delícia?


Quando a Limiano e a Bel Portugal me desafiaram para fazer uma receita com o novo queijo 'Limiano ralado para momentos derretidos' não resisti, e decidi pôr em prática outra utilização para a couve-flor que já me andava debaixo de olho: 'massa' de pizza sem glúten.


Aproveitei o facto da minha avó estar cá em casa a passar uns dias (e ter trazido com ela uns trinta quilos de couve-flor) e pusemos as mãos à obra - eu com uma postura mais entusiasmada e confiante do que ela, diga-se. No fim eu confesso que fiquei positivamente surpreendida, mas a minha avó ficou absolutamente boquiaberta.

Entre a massa de pizza incrivelmente deliciosa e o queijo que derreteu no forno em cinco minutos, a minha avó nem queria acreditar quando provou a primeira garfada.



O queijo era também muito saboroso, e deu sem dúvida um toque maravilhoso nesta pizza mais saudável, com menos calorias, sem glúten e paleo.


Todas as receitas têm uma história e uma lição, e esta é a receita que ensinou à minha avó que nunca é tarde para acreditarmos que a magia pode acontecer na nossa cozinha e na nossa vida. Basta termos entusiasmo, confiança, uma certa dose de loucura... E um queijinho dos bons :)



Pizza com base de couve-flor

Ingredientes (para uma pizza pequena):

* 250g de couve-flor;
* 30g de farinha de amêndoa (amêndoa moída);
* Um ovo;
* Uma pitada de sal;
* Três colheres de sopa de molho de tomate;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italianas;
* 40g de bacon cortado em cubinhos;
* Queijo Limiano ralado para momentos derretidos.

Confecção:

* Picar a couve-flor na picadora;

* Colocar num prato fundo, tapar com papel aderente e levar ao microondas durante aproximadamente oito minutos;

* Colocar num pano fino, fazer uma bola e espremer bem até se libertar toda a água;

* Acrescentar a amêndoa moída e juntar o ovo batido (não foi necessário usar todo);

* Temperar com o sal e amassar bem;

* Colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal e espalmar até ficar com a forma de pizza;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quinze minutos;

* Retirar do forno e cobrir com o molho de tomate, as especiarias, o bacon e o queijo ralado;

* Levar novamente ao forno durante mais cinco minutos ou até o queijo derreter;

* Fazer um ar vitorioso perante a cara de espanto da vossa avó :D



Até amanhã! :D

14 comentários:

  1. Está fantástica!! E eu que tanto adoro pizza 8)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mariana :D Tens de experimentar, é muito boa :D

      Beijinhos e boa Páscoa :D

      Eliminar
  2. Os vegetais ficam bem em tanta coisa. Também tenho curiosidade em relação a essa base para pizza. Mas pelo aspeto ninguém diria que é feita com couve-flor!

    ResponderEliminar
  3. Ficou com tãooo bom aspecto! :) ... de salivar! e esse queijo parece-me óptimo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O queijo é uma delícia e derrete-se mesmo num instantinho :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  4. Oh. Não sei se o meu comentário chegou aí...:(

    Vou repetir-me :P Olá Joana! Já leio o teu blog há algum tempo, mas nunca comentei. É hoje! Mas com uma dúvida... O bacon é paleo? O de supermercado não deve ser... usaste bacon normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bacon é paleo sim :) Normalmente tento usar um sem aditivos, o mais natural possível :)

      Beijinhos e boa Páscoa :D

      Eliminar
  5. que bom aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Agora também ando sempre com couve-flor, apesar de desprezar o seu estado puro :) arroz, puré, sopa, molho... A parte que eu adoro é a cremosidade :D quando triturada, claro :P e até simples, no forno, me surpreendeu! Para além dessas invenções giras :) também já vi para panquecas/wraps/..., parece que é multifacetada :) essa pizza também me tenta. Pena que não possa fazer :P daqui a umas semanas não falha :D ando para fazer há que tempo, mas lembro-me da minha 1ª experiência (que nem chegou a ser, a varinha mágica falhou) e quase desisto :P
    Por causa da textura também me alicia a ideia de brownies, bolos e receitas com molhos que envolvam couve-flor triturada :) brownies em particular ;)
    Que sorte, a tua avó cozinha contigo :P a única coisa em que a minha avó coopera comigo na cozinha é mexer com ar resignado o refogado enquanto eu passeio e a deixo irresponsavelmente ao lume.
    (Só não me queixo muito porque, cooperação ou não, cozinha bem :P)
    Eu vejo receitas médias, receitas que dizem ser as melhores, receitas com bom aspecto... E depois as tuas. A MASSA CRUA. Que perfeição é essa?! Como é possível?! Acho que nunca vi nada tão belo ;)
    Realmente o queijo parece muito bom! Eu nunca ligo à qualidade ('tanto dinheiro por um pacotinho de queijo, estou muito bem com marcas brancas'), mas sei que a qualidade influencia bastante :) se for em doses grandes é que dói comprar :P
    Com o queijo tão bem derretido ainda fica mais perfeito :D nunca vi um queijo tão maravilhosamente derretido até à perfeição! Está lindo de morrer, parece uma pizza concebida no céu (inferno? :P) (só por estar longe de mim, especialmente em termos temporais) :D
    Não será demasiado, sei lá, TORTURA fazer só uma pizza?! :P se fizer quadruplico a receita, pelo menos :P
    Acho que vou obrigar a minha avó a fazer isto comigo para uns românticos e de qualidade momentos avó-neta ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi o teu arroz! Já tinha visto noutros blogs e ando muito curiosa para experimentar :)

      Os brownies ficam mesmo bons :D E não se nota que têm couve-flor ;)

      A minha avó cozinha comigo, mas parece-me que é mais para minorar os danos do que propriamente porque gosta. Eu sou mesmo desastrada a cozinhar :P Ainda ontem estava a fazer três camadas de suspiro para uma das sobremesas da Páscoa e uma delas caiu ao chão ainda crua! Foi um desastre :P Mas pronto, nada que não se salvasse (até porque tinha sobrado mais massa) :)

      Eu também uso queijo de marca branca, mas notei mesmo a diferença na qualidade neste. Normalmente o queijo demora uns quinze minutos a derreter, mas este foi super rápido :D

      Eu fiz uma pizza pequena porque era só para o almoço para levar para o hospital e além disso estava com medo que não corresse lá muito bem. Entretanto já repeti a receita e fiz uma pizza maior :D Talvez publique essa também :D

      Beijinhos e boa Páscoa :D

      Eliminar
  7. Há uma semana eu e o meu namorado - que é celíaco - tentámos fazer uma pizza com base de couve-flor (semelhante a esta, portanto) e a coisa não correu bem! ahahah a receita não tinha amêndoa e eu, por esquecimento ou não, também não pus sal. O facto de me ter esquecido de usar papel não-aderente também não ajudou nada, tivemos de andar a descolar papel de alumínio da pizza xD
    Mas honestamente acho que não foram estes detalhes, é mesmo o meu paladar que não vai muito com os vegetais :p

    PS: se o objetivo for fazer uma pizza gluten-free, não se pode usar o Queijo Limiano derretido porque tem gluten - tem que se usar outra marca. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito desta. Não passa por pizza normal claro, mas fica muito saborosa. A amêndoa ajuda, mas importante mesmo é espremer muuuuuuuito bem a couve-flor :)

      Não sabia que o queijo tinha glúten! Obrigada pelo esclarecimento :)

      Beijinhos :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />