9 de abril de 2015

Bolachas de aveia e amendoim (sem farinha) para uma viagem :D

Give me one good reason
Why I should never make a change.
And baby if you hold me
Then all of this will go away.

My many artifacts, the list goes on.
If you just say the words, I'll up and run.
Oh, to you, you...
I'd leave it all.

George Ezra



No ano passado eu, a Joana e o Bernardo fizemos uma aposta: se todos conseguíssemos entrar na especialidade que queríamos, íamos a Nova Iorque.

Creio que, lá bem bem no fundo, nenhum de nós acreditava que fosse possível entrarmos os três no que queríamos. Nenhuma das nossas notas era brilhante e todos suspirávamos por especialidades muito cobiçadas e com poucas vagas, por isso achávamos ser quase impossível entrarmos os três.

E depois um milagre aconteceu.


O Bernardo apanhou a última vaga de endocrinologia do país (e isto depois do Pedro também ter apanhado a última vaga de oftalmologia do país). A Joana entrou em pediatria em Leiria, sendo que até já estava mentalizada da forte possibilidade de ter de ir para as ilhas ou de não conseguir entrar. Eu entrei em psiquiatria da infância e da adolescência.

E, de repente, Nova Iorque tornou-se uma realidade.


Há algumas semanas decidimos juntar-nos todos para marcar o voo. Já tínhamos decidido ir em Outubro para apanharmos o aniversário do Bernardo, mas quando chegou a altura de passarmos à acção... Ficámos com dúvidas existenciais.

Eu explico: até aqui viajámos todos juntos como estudantes universitários. Não trabalhávamos quarenta horas por semana, não levantávamos o lombinho da cama às sete da manhã, não tínhamos grandes responsabilidades e não estávamos fisicamente esgotados, por isso podíamos fazer férias cansativas em destinos estimulantes e interessantes. Bastava-nos o passe dos museus, um par de sapatilhas confortáveis, alguma resiliência e uma mochila cheia de barrinhas de cereais e bolachinhas trazidas de casa e lá íamos nós para uma semana de cultura, gargalhadas, aventuras e caminhadas. 

Ora entretanto começámos a trabalhar, e a dada altura começámos a ficar tentados por uma ideia que sempre abominámos: fazer férias na praia.

É verdade, mudámo-nos para o lado negro da força.


De repente, fazer férias cansativas cheias de museus, monumentos, hotéis demasiado caros, restaurantes meio manhosos e bolhas nos pés não nos parecia de todo uma ideia interessante: em vez disso, começámos a pensar em ir descansar para Cuba ou para a Turquia.

Ainda ficámos neste impasse algum tempo antes de finalmente decidirmos parar de ser chorinhas. E marcámos o voo para Nova Iorque. Afinal, para nós as férias serão sempre o passe dos museus, um par de sapatilhas confortáveis e alguma resiliência.

Como não podemos entrar com comida nos Estados Unidos, desta vez não podemos levar também uma mochila cheia de barrinhas de cereais e bolachinhas trazidas de casa para a nossa semana de cultura, gargalhadas, aventuras e caminhadas. Mas decerto vamos encontrar outras coisinhas deliciosas para nos encherem a barriga :D


Bolachas de aveia e amendoim (sem farinha) (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Addiction')

Ingredientes (para cerca de dezasseis bolachas):

* 60g de flocos de aveia finos;
* Meia colher de chá de canela;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Um ovo;
* 250g de manteiga de amendoim caseira (receita aqui);
* 80g de açúcar amarelo;
* 90g de pepitas de chocolate de leite.

Confecção:

* Numa tigela média juntar os flocos de aveia, a canela e o bicarbonato de sódio;

* Noutra tigela bater o ovo e juntar a manteiga de amendoim e o açúcar amarelo;

* Juntar os ingredientes e amassar bem;

* Misturar as pepitas de chocolate;

* Se a massa estiver muito seca, adicionar uma ou duas colheres de sopa de leite;

* Formar bolinhas e colocar sobre um tabuleiro coberto com papel vegetal;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante doze a quinze minutos;

* Deixar arrefecer durante dez minutos e transferir para uma grade.


Tenham um óptimo fim-de-semana! :D