24 de março de 2015

Feijoada de frango e couves-de-bruxelas e uma viagem ao Brasil :D

A carga pronta e metida nos contentores,
Adeus ó meus amores que me vou para outro mundo.
É uma escolha que se faz,
O passado foi lá atrás...

A carga pronta e metida nos contentores,
Adeus ó meus amores que me vou para outro mundo.
Num voo nocturno num cargueiro espacial,
Não voa nada mal isto onde vou pelo espaço fundo.

Mudarão todas as cores,
Rugem baixinho os motores.
E numa força invencível
Deixo a cidade natal.
Não voa nada mal,
Não voa nada mal.

Xutos & Pontapés


Este ano tínhamos decidido fazer as nossas férias grandes na Europa. E depois de trocas de ideias infindáveis, votações infrutíferas, pesquisas intermináveis, listas enormes, encruzilhadas determinantes e muuuuitas escolhas difíceis optámos por fazer um percurso pela Suíça, pelo Liechtenstein, pelo norte de Itália, pelo norte da Áustria e pelo sul da Alemanha.

De Zurique a Munique, decidimos nós. E começámos a planear as coisas.


Uma semana depois, surgiu a oportunidade do Pedro fazer um curso de oftalmologia básica com a duração de cinco semanas em São Paulo. Vai daí, decidimos reformular os nossos planos e fazer as nossas férias grandes no Brasil.

E voltaram as trocas de ideias infindáveis, as votações infrutíferas, as pesquisas intermináveis, as listas enormes, as encruzilhadas determinantes e as escolhas difíceis - não fosse o Brasil um país gigante e absolutamente lindo.


O Pedro nunca tinha visitado o Brasil. Eu conhecia Salvador (não amei loucamente), Natal (não tenho grandes recordações), Brasília (onde não há muito para ver) e a Amazónia, onde queria com toda a minha alma voltar.

Decidimos ir ao Rio de Janeiro, uma cidade que ambos queremos muito conhecer. Numa primeira fase pensámos em fazer um percurso pelo Rio de Janeiro e pelo Pantanal, mas numa epifania inspirada decidimos juntar a energia dançada do Rio à tranquilidade silenciosa da Amazónia.


Fizemos um programa detalhado, marcámos tudo direitinho e daqui a pouco mais de duas semanas vou partir para São Paulo (onde o Pedro já está) para uma das aventuras mais alucinantes das nossas vidas - que vai inclusivamente incluir acampar no meio da selva amazónica :D


Enquanto estas duas semanas não passam, resta-me cozinhar (e comer!) a minha adaptação da famosa feijoada à brasileira: com frango, com vegetais e com muito sabor. E tentar controlar a vontade que os dias passem a correr para voltar a cair nos braços do meu marido bão.

No fim, aprendemos a lição: as viagens são como a vida. Podemos sempre tentar planeá-las com antecedência e convencermo-nos que temos tudo sob controlo, mas depois as surpresas acontecem... E tudo fica bem mais saboroso :D


Feijoada de frango e couves-de-bruxelas

Ingredientes (para quatro pessoas):

* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* 500g de peito de frango cortado em cubos;
* 100g de couves-de-bruxelas congeladas;
* Uma colher de chá de cominhos;
* Uma colher de chá de coentros;
* Duas colheres de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma pitada de piri-piri;
* Uma pitada de sal;
* Uma lata de feijão preto cozido.

Confecção:

* Refogar a cebola e o alho num fio de azeite;

* Juntar o frango e as couves-de-bruxelas e deixar refogar;

* Temperar com os cominhos, os coentros, o pimentão-doce, a paprika, o piri-piri e o sal;

* Acrescentar o feijão e deixar cozinhar.


Até amanhã! :D

7 comentários:

  1. Gosto imenso de couves de bruxelas! Gosto tanto mas mesmo tanto que geralmente como-as simples, mas tenho de começar a juntá-las a outras combinações! Tenho a certeza que as férias no Brasil vão ser inesquecíveis. As férias com os nossos amores têm sempre um sabor especial. Olha, podes ver isso como uma segunda lua de mel! Aproveitem bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem preciso de uma segunda lua-de-mel, que isto de estar sem o marido durante cinco semanas é deprimente :( Por acaso não gosto assim loucamente de couves-de-bruxelas simples, mas misturadas na comida gosto bastante :)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  2. Joana, minha querida. Sou leitora assídua e hoje fiquei imensamente feliz com essa News. Moro em São Paulo, no Brasil, e quero já dar boas-vindas a vocês.

    Quero dar duas dicas de passeios imperdíveis. Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro, e Roteiro do Ouro, em Minas Gerais. Esse último meu marido (e meu cachorro) e eu fizemos nas férias do ano passado, e ficamos tão encantados que agora indicamos para todo mundo, rs.

    Espero que gostem dos passeios! E, se tiver um tempinho, está convidada a ir a minha casa. Não faço queques tão bonitos quanto os seus. Mas aqui tem muito pão e bolo sempre!

    Beijo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Priscila! :D Obrigada :D Nós vamos estar três dias em São Paulo, com a família do Pedro que vive aí. Depois vamos estar cinco dias no Rio (obrigada pelas sugestões!) e quatro na Amazónia :) Estou muito feliz por voltar, mal posso esperar que os dias passem para poder ir :D

      Muito obrigada pelo convite :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  3. Joana, minha querida! Sou leitora assídua, e não sabes como fiquei feliz com a News de hoje. Moro em São Paulo, no Brasil, e desde já quero dar as boas vindas a vocês.

    Quero indicar dois passeios: Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro, e o Roteiro do Ouro, em Minas Gerais. Este último eu fiz nas férias do ano passado com meu marido, e meu cachorro também! Ficamos tão maravilhosamente encantados que indicamos para todo mundo agora. É imperdível, cada lugar mais lindo e rico em cultura do que o outro.

    E, se ainda tiver um tempinho, vou adorar receber sua visita em casa. Aqui não tenho queques tão bonitos quanto os seus, mas garanto pão e bolos sempre fresquinhos, rs.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Deve ser complicado decidir! Tantos destinos possíveis...
    Votações nunca resultam nessas coisas :P
    «De Zurique a Monique» soa bem :D
    Que giro, o curso! E uma mudança de planos inesperada :P por acaso ainda hoje falei de ir ao Brasil (num campo hipotético, porque não vou de todo ao Brasil) :) também deve ser giro, só falta encontrar o nome de 2 cidades que rimem ;)
    Ainda bem que houve a Amazónia, essa frase estava pouco entusiasta :P
    O Rio de Janeiro deve ser giro! «Pantanal» também, embora tenha um nome demasiado sugestivo :P
    Realmente, que contraste! Parece bem também :D
    Que bom! Boa viagem antecipada :P Acampar na selva amazónica?! Assustador. :P
    (Mas parece divertido!)
    Também é uma opção, para tentar que o tempo passe :P Já faltou mais :D
    Adoro morais de histórias ;) mas a mudança até foi agradável! No fim ainda deves achar mais isso (ou assim o espero, claro!) :)
    A feijoada parece a companhia perfeita no entretanto :D a minha avó costuma pôr couves na feijoada, mas mesmo tipo em folhas, e eu acho que fica mesmo muito bom :D essas couves bebé também devem ficar muito bem! A «pasta» de feijoada que cobre tudo stá estranhamente apetitosa ;)
    Acho que tenho de fazer feijoada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Couves bebé é um óptimo nome para as couves-de-bruxelas :D És genial :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />