30 de janeiro de 2015

Coquinhos de limão e Limoncello para a fome pós-jantar.

'An empty stomach is not a good political adviser.'

Albert Einstein

 

Creio que o desconsolo pós-jantar é um fenómeno omnipresente no mundo ocidental: podemos ter comido uma refeição bem consistente com uma sopinha reconfortante, um prato equilibrado e até uma peça de fruta a transbordar de vitaminas boas, mas mal encostamos o lombinho no sofá parece que despertamos o alarme da vontade de comer docinhos.


Para vos ser muito sincera, eu nem sempre fui assim - até agora chegava a casa a meio da tarde, fazia um lanchinho consistente, relaxava um bocado, jantava calmamente e dividia-me entre as minhas tarefas até serem horas de ir para a cama. Mas com o início da especialidade este fenómeno tão curioso começou também a acontecer cá em casa, provavelmente porque agora o horário é menos simpático, a exigência física e mental é bem maior e as refeições ainda são (aparentemente) demasiado escassas para manter os meus níveis de glicémia estáveis ao longo do dia.

E por isso, lamento informar que me tornei membro do clube da vontade de comer lambarices depois do jantar.


Lidar com isto foi relativamente fácil: cá em casa raramente há chocolates, bolachas, doces ou gulodices do género, por isso quando me sinto desconsolada normalmente faço um cházinho e a tontice passa-me. Mas há dias em que o chá não resulta.


Nesses dias adapto a receita maravilhosa da minha mãe e faço coquinhos. São fáceis, são rápidos e são pequenos, por isso basta comerem um e garanto que a vontade de comer docinhos fica um bocadinho mais simpática.

Se não resultar? Comam dois ou três. Afinal, um dia não são dias :)


Coquinhos de limão e Limoncello

Ingredientes (para cerca de vinte coquinhos):

* 200g de coco ralado;
* 200g de açúcar branco;
* Três gemas de ovo (depende do tamanho das gemas);
* Três colheres de sopa de Limoncello;
* Raspa de um limão.

Confecção:

* Misturar o coco ralado, o açúcar branco e as gemas de ovo e mexer bem;

* Juntar o Limoncello e a raspa de limão e envolver;

* Colocar em forminhas e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de quinze minutos, dependendo do gosto.




Tenham um óptimo fim-de-semana! :D

18 comentários:

  1. A semana passada os meus filhotes trouxeram da escola uns coquinhos desses. Estavam tão saborosos que eu só conseguia pensar "bolas, isto é tão simples e como é que não me lembro de fazer mais vezes?!". Bem, talvez a intolerância do meu marido ao coco me faça "esquecer" as sobremesas com coco. Mas depois de ver o teu post fiquei com a certeza que, quer ele possa comer quer não, este fim de semana vão sair uns desses!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo fáceis... Perigosamente fáceis até :D

      Bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  2. Não resisti a ir espreitar a receita dos coquinhos "da mãe". Eu adoro coco e estes bolinhos de coco são um clássico. Acho que não passaram esquecidos na infância de ninguém. E depois ainda têm a vantagem de serem tão rápidos de confeccionar.
    Bjs e bom fim de semana
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, fazem-se mesmo em três tempos... Mmmm acho que acabei de ter uma ideia para o pós-jantar de hoje :D

      Beijinhos e bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  3. Têm um aspecto delicioso!
    A receita parece simples e acessível, vamos experimentar. Esperamos que fiquem com um aspecto tão delicioso como os seus.
    Beijinhos,
    Lucília e Isabel

    ResponderEliminar
  4. Têm tão bom aspecto que ainda nem estamos na hora crítica "pós jantar" e já nos apetecia um (ou dois vá!)
    Ainda por cima são tão fáceis de fazer e com ingredientes que temos sempre em casa (sim somos muito fãs de limoncello) que vai ser difícil resistir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também me tornei fã de Limoncello! É tão bom :D Até gostamos de o beber simples, em shot (que feios) :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  5. tão lindos!! Mas eu tinha de comer dois ou três de certeza.. e depois? la se ia a dieta!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe também faz! Esta versão com limoncello parece-me bem! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser a sobremesa preferida das mães :D

      Beijinhos e bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  7. Presumo que "fome" seja eufemismo de "gula" :P
    Citação = prova de que a teoria da relatividade é sobrevalorizada.
    Eu não me costumo sentar no sofá depois do jantar, mas costumo ver um bocado de TV (= meu momento zen) (e não é no sofá porque é NA CAMA. Eu sei, que lorde. É a cama da minha avó, ainda por cima. Eu sou uma boa neta e aqueço-a antes de ir dormir. O que é bom e totalmente não comparável às nojentas cadeiras anonimamente aquecidas.) e se tivesse alguma vontade de comer coisas doces acho que ela se evaporava assim que encostasse o lombo numa almofada. A sério. E não é só por estar noutro andar. Não tenho problemas de fome pós-jantar (espero que não sejam despoletados por uma qualquer razão como a ti) - às vezes gosto de comer um bocado de chocolate negro (99% = paixão), não sei se conta propriamente como açúcar... Mas acho que é mais vontade de comer qualquer coisa para rematar a refeição, não necessariamente doce. E para acompanhar a televisão. Tipo chocolate. 99%.
    Eu acho engraçado o hábito de comer fruta depois do jantar, nunca fiz isso :P é estranho! Até é giro. Em teoria devia matar a vontade de comer doces :P
    Até é justo, pobre organismo. Se calhar está ali verdadeiramente faminto e tu a negares-lhe comida ;) obviamente que o mais responsável é comer. Mais precisamente, comer coquinhos. Com Lemoncello. O que não é de todo um limão com cordas.
    Pensei que também tivesse a ver com a pílula, até... É por uma boa causa, então :) deve ser exigente, acaba por ter influência...
    Chá?.. Solução estranha :P haha
    ...mas não ter nada doce é bom e mau. Pode levar a situações de desespero ;) pela tua saúde na eventualidade de uma emergência tenho a dizer QUE açúcar comido à colher também é bastante bom.
    (Já não faço isso há algum tempo, mas acho que se mantém. Eu adoraava comer os pacotinhos de açúcar do café. Pronto, às vezes experimento um bocado quando faço bolos para me certificar de que não fui transportada para uma realidade alternativa em que o açúcar não é bom. Sabes o que é que também é bastante bom? CUBOS DE AÇÚCAR. Por acaso há algum tempo comi um, é um bocado mais enjoativo do que eu me lembrava, mas até é bom. Crocante.)
    Essa parece-me a solução ideal ;)
    Ahhh parece tão... Húmido e fofo e delicioso :D adoro essa foto de interior :)
    O tão célebre "um dia não são dias" :P
    Acho que deves ser a única pessoa que vai cozinhar coisas de forno para a "fome pós-jantar". Eu diria que o limite é aquele onde a preguiça é posta em causa, que estranho que tenhas paciência no meio de um ataque de necessidade de açúcar para ir mesmo cozinhar qualquer coisa :P mas ainda bem, porque pelos vistos saem daí coisas fantásticas :D a pressão dá bons resultados :P se a vontade for grave os 20 minutos devem parecer uma eternidade. Acho que já percebi por que é que provaste a massa de coquinho. :P
    (Não que seja preciso uma desculpa...)
    É incrível como pões limão em tudo :P talvez preferisse os "normais"... mas não há maneiras alternativas de saber, certo? :D tenho de fazer :) é o tipo de coisa que a minha família adora. Estão adoráveis e devem ser deliciosos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chá ajuda mesmo, porque é que te parece estranho? :)

      Tenho que comprar esse chocolate com 99% de cacau para experimentar :D

      Eliminar
  8. Olá!
    Adoro bolinhos de côco e quando vi esta tua receita pensei logo em fazer :) Só pus um bocadinho mais de limoncello (que também fiz) e ficaram maravilhosos :) > http://www.cosmichouse.tziki.net/?p=2114

    Parabéns pelo blog, pelas receitas e inspirações!

    Continuação de boa semana!

    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback Andreia :D E ainda bem que gostaste :D Fico muito contente :D

      Beijinhos e continuação de uma óptima semana :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />