10 de julho de 2014

Sopa de tomate para uma pausa.

I took a walk around the world to ease my troubled mind.
I left my body lying somewhere in the sands of time.
But I watched the world float to the dark side of the moon.
I feel there is nothing I can do, yeah.

3 Doors Down


Eu sei que estamos no Verão. E sei que no Verão ninguém come sopa. Mas neste dia estava mesmo a precisar de viajar.

Eu explico-vos: no resto do mundo ninguém tem o hábito de comer sopas de legumes. Aliás, é raríssimo encontrar sopas que não sejam pratos principais (como o goulash, o clam chowder e outras variantes) ou a sempre ubíqua sopa de cogumelos feita com natas.

A excepção a esta regra é a sopa de tomate, a única sopa mais tradicional que podemos encontrar em qualquer lado do mundo.


E é por isso que associo sempre a sopa de tomate às minhas viagens: depois de alguns dias de férias e quando a saudade de casa começava a surgir, nada melhor do que uma sopinha de tomate bem quentinha e reconfortante para a minha alma regressar a casa por uns momentos.


Neste dia estava mesmo a precisar de viajar. Sentia-me cansada e assoberbada com todas as responsabilidades que carrego nos ombros, por isso decidi fazer as malas (metaforicamente falando), fechar-me na cozinha e fazer uma sopa de tomate.

No fim vesti o pijama e sentei-me no sofá a desfrutar daquele momento só meu. E viajei dentro da minha mente. Quando regressei a casa as responsabilidades tinham saído pela porta fora. E eu saí também, com a barriga feliz e um sorriso na cara :)


Sopa de tomate

Ingredientes:

* Uma courgette cortada em cubos;
* 100g de couve-flor;
* Uma cenoura cortada em rodelas;
* Três tomates grandes;
* Uma cebola cortada em rodelas;
* Três dentes de alho;
* Uma pitada de sal;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Colocar a courgette, a couve-flor, a cenoura, os tomates, a cebola e o alho numa panela com água e levar ao lume até ferver;

* Deixar cozinhar e temperar com sal;

* Retirar alguma água e triturar com a varinha mágica, acrescentando depois a água retirada até se obter a consistência desejada;

* Colocar um fio de azeite.

* Podem servir com queijo ralado, orégãos e/ou uma fatia de pão torrado :)


Até amanhã! :D