10 de julho de 2014

Sopa de tomate para uma pausa.

I took a walk around the world to ease my troubled mind.
I left my body lying somewhere in the sands of time.
But I watched the world float to the dark side of the moon.
I feel there is nothing I can do, yeah.

3 Doors Down


Eu sei que estamos no Verão. E sei que no Verão ninguém come sopa. Mas neste dia estava mesmo a precisar de viajar.

Eu explico-vos: no resto do mundo ninguém tem o hábito de comer sopas de legumes. Aliás, é raríssimo encontrar sopas que não sejam pratos principais (como o goulash, o clam chowder e outras variantes) ou a sempre ubíqua sopa de cogumelos feita com natas.

A excepção a esta regra é a sopa de tomate, a única sopa mais tradicional que podemos encontrar em qualquer lado do mundo.


E é por isso que associo sempre a sopa de tomate às minhas viagens: depois de alguns dias de férias e quando a saudade de casa começava a surgir, nada melhor do que uma sopinha de tomate bem quentinha e reconfortante para a minha alma regressar a casa por uns momentos.


Neste dia estava mesmo a precisar de viajar. Sentia-me cansada e assoberbada com todas as responsabilidades que carrego nos ombros, por isso decidi fazer as malas (metaforicamente falando), fechar-me na cozinha e fazer uma sopa de tomate.

No fim vesti o pijama e sentei-me no sofá a desfrutar daquele momento só meu. E viajei dentro da minha mente. Quando regressei a casa as responsabilidades tinham saído pela porta fora. E eu saí também, com a barriga feliz e um sorriso na cara :)


Sopa de tomate

Ingredientes:

* Uma courgette cortada em cubos;
* 100g de couve-flor;
* Uma cenoura cortada em rodelas;
* Três tomates grandes;
* Uma cebola cortada em rodelas;
* Três dentes de alho;
* Uma pitada de sal;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Colocar a courgette, a couve-flor, a cenoura, os tomates, a cebola e o alho numa panela com água e levar ao lume até ferver;

* Deixar cozinhar e temperar com sal;

* Retirar alguma água e triturar com a varinha mágica, acrescentando depois a água retirada até se obter a consistência desejada;

* Colocar um fio de azeite.

* Podem servir com queijo ralado, orégãos e/ou uma fatia de pão torrado :)


Até amanhã! :D

7 comentários:

  1. Uma sopa sabe sempre bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O homem la de casa, adora sopa de tomate, ou n fosse ele um holandes de gema.
    Vou ter que experimentar a tua receita!! :D

    No meu ultimo post, fiz um smoothie suuuuuper saboroso: http://portysdiary.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Como sopa todo o ano, não entendo essa coisa de não comer sopa no Verão! Ainda por cima com as sopas fantásticas que se podem comer frias, como o grande gaspacho! Todos os dias como sopa, esteja frio ou calor, e adoro sopa de tomate. Nunca pensei nessa tua teoria de que não se come sopas nos outros países, mas pensando bem, é verdade - tirando Portugal e Espanha, talvez não haja muitos mais países com tantas receitas de sopa de legumes.

    ResponderEliminar
  4. Adoro sopa de tomate! uma delicia esta tua :)
    Beijinhos

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Simples e fácil!
    Confesso que sempre estive muito reticente a sopas de tomate mas um dia ganho coragem e atiro-me de cabeça a uma sopa de tomate :)

    ResponderEliminar
  6. Acho mesmo giras essas coisas: coisas tradicionais a que num sítio todos estão mais do que habituados, tanto que já nem pensam, e que noutros sítios mal conhecem. Os hábitos e tradições acabam por ser uma coisa gira, e há coisas a que acho imensa piada. Nem nos apercebemos de que uma coisa se limita à zona, porque sempre vivemos com isso... Claro que também há coisas habituais noutros países que são raras ou inexistentes por cá.
    Essa da sopa de legumes é curiosa :P Nunca tinha pensado nisso, e nunca pude reparar porque não viajo muito. Mas já tinha reparado que se pesquisar por uma receita de sopa só aparecem coisas tipo "cremes", com natas e croutons e bacon e queijo... E ainda por cima com 2 ou 3 ingredientes enlatados, sem nada fresco. E com pedaços de alguma coisa estranha... Mas quem é que come sopa com bacon por cima? Também já vi em todo o lado "cream of --- soup". Ah, e sopa sempre com refogados...
    Por acaso aqui eu (:P) costumo comer sopa no Verão... Neste verão por acaso rendi-me à alface em doses cavalares. Não apetece mesmo comer sopa... Está um calor de morrer :P
    A história da sopa de tomate é gira, mas deves ter ficado confusa... Se é um elemento comum a tanto sítio deve ser estranho "viajar" através dele, não ficas um bocado perdida? :P Deve ser uma mistela de recordações boas! :)
    ...estas fotos chocaram-me um bocado. Primeiro porque... sopa de tomate. Eu nunca comi, nunca vi, nunca pensei nem ouvi. E é vermelha. Segundo porque queijo. Queijo ralado não derretido E queijo na sopa. E terceiro porque pão mergulhado na sopa. Eu sei que até é costume mordiscar um pedaço de pão juntamente com o caldinho da noite, mas pensava que era só como na descrição demasiado detalhada da minha avó sobre como se come pão com maçã (uma maçã numa mão, um pão na outra, comer um pedaço de maçã, mastigar, mais uma rincha de pão (palavra tão, tão feia que perco logo o apetite :P), mastigar, repete). Não que se comesse o pão molhado na sopa. Aposto que foi stressante fazer o pão mergulhador sobreviver à sessão de fotografia sem ficar mole e estranho :P
    A sopa tem bom aspeto, mas talvez seja demasiado extravagante para mim. O meu pobre coração não aguenta, que já acelerou ao passar as fotos. Acredito que seja bom com o queijo e pão e tudo, mas já que falamos (espécie de eufemismo de "eu falei", que isto é pior que um monólogo de duas horas) de tradições tenho de admitir que esta sopa é muito não tradicional. É uma sopa rebelde ;)
    (E a minha associação de sopa de tomate a gaspacho é idiota, não sei porquê mas ligo as coisas. É normal porque o gaspacho também tem tomate, mas a minha mente não faz distinção :P até pensei que comesses isto frio... Sopas quentes comidas frias são assustadoras. Alguma vez viste restos de caldo verde? O horror. Quando era pequena via e ficava cheia de medo de ter de comer aquilo assim depois de aquecido. Também vi recentemente alguém a comer sopa de legumes e outras normais, mas diretas do frigorífico... Que choque :P)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />