3 de julho de 2014

Perna de peru assada com cerveja e um regresso ao início :)

And life is a road and I want to keep going.
Love is a river, I want to keep flowing.
Life is a road, now and forever,
Wonderful journey.

I'll be there when the world stops turning,
I'll be there when the storm's through.
In the end I want to be standing
At the beginning with you.

Donna Lewis e Richard Marx


Eu já fiz aqui no blog longos e aborrecidos testamentos a dizer que não me considero uma cozinheira a sério e trá lá lá lá lá, por isso vou poupar-vos a mais uma introdução de choraminguice e vou directa ao assunto:

Eu nunca tinha assado uma perna de peru antes.

Na verdade, acho que até há dois ou três anos não tinha sequer comido perna de peru assada, uma vez que não é de todo uma carne apreciada em casa dos meus pais.

Já que estamos numa de confissões, aqui vai: também só assei um frango inteiro uma vez na vida, e foi aqui.


Sinceramente não sei qual é o meu problema com assar coisas no forno, mas acho sempre que é demasiado complicado para o meu nível. Usar o forno para fazer pavlovas é fácil, mas usá-lo para assar frango? Não, decididamente não tenho confiança suficiente para isso! :D

De facto, sempre tive mais medo de fazer coisas simples, talvez porque sabia que ninguém me apontaria o dedo se falhasse a fazer pratos complicados. E por isso já fiz francesinhas, rolos de carne, boeuf bourguignon, queques com recheio e cobertura e até pastéis de nata, mas nunca tinha assado uma perna de peru.

Bem, há sempre tempo para voltarmos ao início.


Perna de peru assada com molho de cerveja

Ingredientes:

* Uma perna de peru;
* Uma cerveja preta;
* Duas cebolas cortadas em rodelas;
* Dois dentes de alho picados;
* Uma folha de louro;
* Uma colher de sopa de pimentão-doce;
* Uma colher de sopa de paprika;
* Uma colher de chá de pipi-piri;
* Sal a gosto;
* Um fio de azeite;

Confecção:

* No dia anterior fazer uma marinada com a perda de peru, a cerveja, a cebola, o alho, o pimentão-doce, a paprika, o piri-piri e o sal;

* Colocar a perna de peru num tabuleiro para o forno, cobrir com um fio de azeite e regar com um pouco da marinada;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente uma hora, verificando e acrescentando mais molho se necessário.


Espero que gostem! :D

3 comentários:

  1. Para primeira vez ficou com óptimo aspecto! :)
    Beijinhos

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de assados! Ficou com muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
  3. Porque as coisas mais simples são um bocado difíceis - não têm truques nem instruções detalhadas, ainda requerem alguma técnica oculta e são desvalorizadas ao ponto de estarem mal explicadas. Pão de ló! :P
    Também acho que é porque uma comida "tradicional" (ou qualquer coisa que uma avó faria) soa muito mais complicada. Para mim também é porque não costumo usar o forno para comidas "a sério". Doces é muito mais fácil :P Mas também é porque não acho os assados uma coisa particularmente interessante (o caso muda de figura no caso de envolver batatas com colorau (eu digo pimentão doce, mas a receita é da minha avó!))
    Estou-me a sentir insultada, porque nunca assei uma perna de peru nem um frango inteiro :P Este último parece especialmente desafiante!
    Também acho que conseguia contar pelos dedos de uma mão o número de vezes que comi perna de peru... Muito muito raro :P não gosto assim muito da carne do peru, é um bocado gordurenta e de um branco-avermelhado (se calhar fico ansiosa quando não sei qual é a cor do que estou a comer :P). E ainda por cima uma perna é monumental, acho que é um bocado grotesco que cada pessoa arranque um bocado da pata e o desloque elegantemente até ao seu prato... Estou mais habituada ao frango e ao luxo de cada um comer uma "parte" inteira (assumindo que o frango está cortado :P).
    Mass está muito bem (eu ia dizer "para uma primeira vez", mas isso é um bocado condescendente :P de qualquer das formas estaria muito bem mesmo que não fosse uma primeira vez...)! Tem muito bom aspeto, e com paprika deve ficar muito bem :) (e pimentão doce também, fica tão bom em assados no forno... Nomeadamente batatas :P)
    Está com um aspeto delicioso! :)
    (A expressão "perna de peru" ficou um bocado cómica nos primeiros parágrafos :P)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />