24 de julho de 2014

Leite condensado caseiro para uma intolerância à lactose!

I'll be around only if you want me to
Be there by your side, I'm ready for you.
So don't be afraid,
'Cause I know what you're going through.
So when you think it's time, I'm ready for you.

Hoobastank


Quando entrei de férias comecei a sentir alguns sintomas estranhos: durante o dia com alguma frequência ficava com a barriga inchada e tinha umas cólicas horríveis, acompanhadas de um enjoo tremendo e de uma total ausência de fome. Primeiro pensei que isto se devia ao facto de estar mais sedentária (o que explicaria pelo menos as cólicas), depois pensei que pudesse ser explicado pelo facto de tomar frequentemente antibiótico (para profilaxia das minhas infecções urinárias).

Eventualmente comecei a desconfiar que pudesse ser algo da minha alimentação. Vai daí, decidi cortar o glúten e a lactose. 


Os sintomas melhoraram abruptamente, o que me convenceu de que algo decididamente se passava. Voltei a introduzir o glúten passado alguns dias sem qualquer aparecimento de sintomas, e quando decidi reintroduzir a lactose como prova terapêutica... Os sintomas voltaram. 

Fiquei destroçada: já não me bastava ser intolerante à soja, tinha que ser intolerante à lactose também? Só por cima do meu cadáver! 


Fui introduzindo a lactose lentamente. Hoje um leitinho com chocolate, amanhã um iogurte. E fui estando atenta aos sinais do meu corpo. 

Acho que já deu para perceber que eu sou teimosa com estas coisas - afinal, andei meses com sintomas antes de me resignar e retirar a soja da minha alimentação. Mas depois de ter passado anos a investir novamente nesta relação (porque passei dez anos da minha vida sem consumir leite e depois decidi regressar à equipa) achei que o leite e seus derivados mereciam algum esforço. 


Um ou dois dias depois os sintomas desapareceram e desde então tenho estado lindamente, o que prova que não sou de facto intolerante à lactose. E confesso que não faço a mínima ideia do que aconteceu, mas o que interessa é que passou e que agora me sinto bem. 

Para celebrar fiz algo absolutamente peregrino: decidi fazer leite condensado em casa. Cheiinho de lactose e tão, tão bom. Garanto-vos que não notam qualquer diferença para o de compra :D 


Leite condensado caseiro (receita adaptada de vários locais, mas gostei bastante desta fonte)

Ingredientes (para uma lata igual às de compra):

* Uma chávena de chá de leite em pó (usei magro);
* Uma chávena de chá de açúcar branco;
* Três colheres de sopa de manteiga sem sal;
* Meia chávena de chá de água a ferver (ou 125ml).

Confecção:

* Juntar os ingredientes todos e bater no liquidificador ou com a varinha mágica durante cinco minutos;

* Levar ao frio durante trinta minutos e utilizar (ou conservar durante duas semanas).



Até amanhã! :D