11 de julho de 2014

Crème Caramel com molho de café para uma prendinha especial :)

Life is uncertain. Eat dessert first.

Ernestine Ulmer


Quando temos um blog de culinária é inevitável que eventualmente comecem a surgir convites de marcas para recebermos os seus produtos e publicarmos a nossa opinião.

Eu já tive várias fases: já declinei amavelmente todos os convites, já aceitei quase todos os produtos e agora sou muito criteriosa em relação às marcas a que me associo. 

Esta minha posição actual tem várias razões: quero mostrar-vos coisas interessantes que talvez não conheçam, quero experimentar produtos que de outra forma não experimentaria com receio de não gostar e quero diversificar os meus conteúdos e as minhas receitas. Por outro lado, recuso-me a transformar o meu blog num desfile de marcas, não aceito produtos que não utilizo ou não gosto e não acho justo aceitar parcerias com marcas quando não há nitidamente espaço para elas no momento (como agora, em que ando ocupada com o livro). 


Vai daí, quando recebi o contacto da Werther's Original estive muito tentada a dizer-lhes que não. Há provavelmente milhares de anos que não comia caramelos, não achei que fizesse sentido no estilo do blog e não me queria prender à obrigação de fazer duas ou três receitas só porque tinha os caramelos em casa. 

Mas depois os meus olhinhos bateram nos caramelos sem açúcar e a tentação falou mais alto. Aceitei o convite, mas pedi que só me fossem enviadas duas embalagens de caramelos sem açúcar - uma de caramelos de nata e outra de caramelos de café. Abstive-me de participar no passatempo que eles estavam a promover e decidi esperar até que a inspiração me batesse em cheio. 

E oh meu Deus, se bateu. 


O Crème Caramel não é uma sobremesa consensual. É leve e suave, pouco doce e nada enjoativa - resumidamente, o exemplo perfeito de uma sobremesa francesa. Imprópria para os muito gulosos, garanto que vai convencer os que gostam de sobremesas deliciosas mas saudáveis :D O toque de café dos caramelos vai fazer-vos renderem-se, e desconfio que esta sobremesa fácil e inocente vai começar a fazer parte dos vossos prazeres de Domingo :D 


Crème Caramel com molho de café (receita adaptada do blog 'Chef Nini')

Ingredientes (para duas tacinhas): 

* 150ml de leite;
* Um ovo;
* 15g de açúcar;
* Dez mini-caramelos de café (usei Werther's original sem açúcar);
* Quatro colheres de sopa de leite.

Confecção: 

* Bater o ovo com o açúcar e adicionar o leite morno, misturando bem;

* Levar a aquecer em lume brando os caramelos com o leite até que fiquem derretidos;

* Colocar o molho de caramelo nos ramequins untados;

* Cobrir com o leite;

* Levar ao forno pré-aquecido a 160º sobre um tabuleiro coberto até metade com água;

* Deixar cozinhar durante 50 minutos e retirar;

* Deixar arrefecer completamente e levar ao frio durante pelo menos duas horas;

* Desenformar com a ajuda de uma faca e servir. 

  
Tenham um óptimo fim-de-semana :D

1 comentário:

  1. Já falaste disso aqui (não exatamente da mesma coisa, claro, mas sobre o assunto) e eu admiro a tua posição. Acho que é bastante fácil ceder à tentação de "coisas grátiis" para promover no blog mas sobretudo ter. Como leitora de blogs acho sinceramente que demasiadas parcerias cansam, assim como demasiados símbolos de marcas na barra lateral, títulos longos, 10 agradecimentos no fim de um post, 80% de posts patrocinados, links para todos os ingredientes, receitas mesmo básicas para promover uma marca de um produto simples ("grelhar bife, pôr especiarias/sal MARCA X" ou "pegar no pacote congelado da MARCA Y, pôr num tabuleiro e seguir as instruções da embalagem", com a eventual adição de "à parte, cozer esparguete"). Pessoalmente não gosto, embora perceba que até pode ser útil para pessoas que querem ideias para uma refeição ou produtos novos. Também aceito que nem toda a gente tem a mesma opinião quanto a publicidade, e cada um tem o direito de aceitar as parcerias que quiser. Apesar de não gostar, continuo a ler o blog se gostar dele :P Mas acho que o melhor é quando os produtos são usados de uma forma criativa e apelativa que faz mesmo ter vontade de os comprar. E aqui entra o crème caramel. A sério, eu acho que vou ao supermercado a correr comprar rebuçados. Já é tarde, mas eu parto os vidros. Essa tua descrição desta sobremesa...
    Eu também fiquei fascinada quando vi os rebuçados Werther's sem açúcar, mas não comprei porque é bastante caro e continua a não ser propriamente saudável. Mas sinceramente... Com ou sem açúcar, quero lá saber, agora tenho de fazer isso :P Acho que pudim é capaz de ser a minha sobremesa favorita (digo eu, que fiz pudim ontem (tenho desde há pouco a receita de uma irmã da minha avó - só esta dá para compensar completamente a falta absoluta de receitas e segredos de família, que eu gostava de ter porque acho giro e vi demasiados desenhos animados. A não ser que bolacha maria, café, natas conte...) - A memória está demasiado presente, nos restantes dias estou sempre indecisa entre umas 10... Tem aumentado mas é bom sinal, certo? :))
    E estas receitas em pequenas quantidades são sempre bem-vindas, podes continuar! ;)
    PS: Muffins de feijão preto e chocolate: aprovado! Que. Bons. A sério, nem esperava que fossem tão bons. Também adorei a textura da massa crua :) e a textura da massa cozida, já agora. E o sabor. Estavam mesmo bons :) acho que as próximas vítimas são os de baunilha e nectarina.
    PPS: há dois passos da receita que não estão separados por parágrafo. Não é para ser "picky" ou chata, é mesmo porque se fosse eu gostava que me avisassem desses mini-erros :P espero que não te importes... Mas o teu blog é todo tão harmonioso que um espaço a mais é quase crime :P haha

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />