9 de junho de 2014

Muffins de morango com cobertura de pão de Deus para uma decisão difícil!

Well, you know that face as I do.
And how in the return of the gaze
She can return you the face
That you are staring from.

It's always better on holiday,
So much better on holiday,
That's why we only work when
We need the money.

Franz Ferdinand


Como internos do ano comum (não sei se isto acontece de igual forma com todos os médicos ou até com todos os funcionários públicos) temos direito a vinte dias úteis de férias, dos quais obrigatoriamente dez dias úteis são tirados seguidos.

Esses meus dez dias seguidos começam na próxima Segunda-feira, dia 16.

Duas semaninhas inteiras de férias. Suspiro.


Não nego que tinha imensos planos. Queria passar uns dias em casa dos meus pais e fazer uma viagem surpresa com a minha mãe. Queria visitar a Serra da Estrela com o Pedro e passar uns dias num daqueles hotéis zen onde o spa tem dezenas de opções de massagens diferentes. Queria terminar de comprar algumas das coisinhas para o casamento (como as alianças).

Cheira-me que nada disto vai acontecer.


Quanto mais visualizo as próximas duas semanas mais me imagino deitada no sofá em estado semi-comatoso, a acabar de ler o meu livro, a dar um avanço na lista dos 250 melhores filmes do IMDb, a dormir sestinhas, a fazer tentativas infrutíferas de convencer o Pedro a ir à praia, a fazer piqueniques na Serra, a passear em Sintra e a percorrer Lisboa. Quanto mais me questiono sobre o que realmente preciso de fazer para descansar destes últimos meses tão cansativos, mais me convenço que o que quero fazer é isto: absolutamente nada.

Sem cobertura para o esquisitinho Pedro
No fundo o que me apetece mesmo é ficar num hotel com regime de tudo incluído, mas em versão lar. Quero acordar e tomar o pequeno-almoço com toda a calma, passar a manhã a procrastinar, almoçar um prato delicioso, passar a tarde a descansar ou a passear, jantar algo diferente e passar a noite a ver filmes interessantes. E não me apetece ir até à Serra da Estrela para isso quando posso perfeitamente fazê-lo dentro de casa.

Encontro-me por isso perante um dilema: ir ou não ir, eis a questão.

Enquanto não me decido vou fazendo muffins de Verão, com morangos e cobertura de pão de Deus. Talvez eles me convençam a sair de casa. Ou não.


Muffins de morango com cobertura de pão de Deus (adaptados desta minha receita de muffins de mirtilo e desta receita de pães de Deus)

Ingredientes (para dez muffins):

* 190g de farinha;
* Uma pitada de sal;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Um ovo;
* 150g de açúcar branco;
* 80ml de óleo vegetal;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 80ml de leite;
* 150g de morangos frescos cortados em cubinhos;

Para a cobertura:
* 100g de coco;
* 100g de açúcar branco;
* Um ovo.

Confecção:

* Juntar a farinha, o sal e o fermento;

* Numa tigela à parte bater bem o ovo e misturar o açúcar, batendo bem até ficar um creme claro e espumoso;

* Juntar o óleo, a essência de baunilha e o leite;

* Misturar os ingredientes líquidos com a farinha e mexer suavemente apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Juntar os morangos e envolver;

* Para a cobertura juntar o coco, o açúcar e o ovo e misturar bem com as mãos até a massa ficar unida;

* Colocar a massa em forminhas para muffins e cobrir com o coco;

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Sem abrir o forno, baixar a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais quinze minutos.


Tenham uma óptima Muffin Monday! :D

5 comentários:

  1. Gosto muito dessa associação, que boa ideia!

    ResponderEliminar
  2. Eu estou contigo na preguiça, quando entrar de férias o sofá vai ser o meu melhor amigo ;) adorei os meus fins! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Seja como for... Aproveita bem! :)
    Planear é sempre bom :P eu não idealizo viagens, é mais "vou fazer imeensa coisa", passear com o meu cão, ver filmes (eu nunca vejo filmes :P), cozinhar, adiantar posts, correr, ler 50 livros, jogar xadrez,... Até faço algumas frequentemente, mas acabo sempre por preferir preguiçar durante a maior parte do dia :) É para isso que são as férias, certo? :D
    Já mereces este descanso, com ou sem viagens :) Não importa se ficas o dia todo de meias e pijama (agora no Verão é que já não dá :P) em cada (com uns muffins de vez em quando, claro :P). E sinceramente o teu plano dos dias de férias "mais caseiros" não me parece mesmo nada mal! Não fica atrás dos outros :)
    Estes muffins parecem deliciosos, com ou sem cobertura :) gostei da ideia da cobertura do pão de Deus, apesar de ter chegado a pensar que era mesmo de pão de Deus (?!) :P Eu costumava tirá-la porque gosto mais do pão em si, mas é bastante boa (até mais em separado :P)... É sempre bom variar do crumble, uma grande descoberta no mundo dos muffins :)
    E os pedacinhos de morango que se consegue ver dão-lhes um aspeto irresistível :P Com o topping tostadinho... Que bons :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />