19 de maio de 2014

Muffins de queijo e fiambre para as decisões difíceis! :)

When you try your best, but you don't succeed.
When you get what you want, but not what you need.
When you feel so tired, but you can't sleep,
Stuck in reverse.

Lights will guide you home,
And ignite your bones,
And I will try to fix you.

Coldplay


Tinha iniciado o meu internato geral há duas semanas quando entrou no serviço um doente com uma determinada patologia, que esteve internado durante aproximadamente uma semana.

Quando chegou a altura de ter alta o doente não estava nada convencido: embora os exames estivessem óptimos e as análises imensamente melhoradas, o senhor simplesmente não queria ir embora dali.

A equipa discutiu o caso e decidiu dar-lhe alta. Eu fiz a nota de alta e comuniquei ao senhor que ia para casa. E foi assim que, apenas duas semanas após ter começado a trabalhar, eu encontrei o primeiro doente que me odiou.


Três dias depois o doente veio à urgência com a única queixa que não é possível comprovar medicamente: a dor. Os exames estavam bons e as análises estavam perfeitas, mas o senhor estava tão queixoso que ficou internado. Como não havia vagas no internamento, ficou no SO.


Para quem não está familiarizado com este conceito, aqui vai: o SO é uma sala da urgência (ou várias) onde os doentes ficam quando é necessário observá-los durante algumas horas, mas não durante tempo suficiente que justifique um internamento no serviço respectivo. No SO não há camas, mas sim macas. No SO não há quartos e as macas dispõem-se em duas filas, podendo haver até vinte pessoas por sala. No SO as luzes nunca se apagam completamente (inclusivamente de noite), e a todos os minutos há luzes a piscar, máquinas a apitar e vários queixumes no ar. 

O senhor ficou no SO três dias por falta de vagas. Três dias. E quando subiu finalmente para o serviço e me pôs os olhos em cima eu juro-vos: se o olhar matasse, eu tinha caído redonda ali mesmo.


Acho que é bastante óbvio que nada disto foi culpa minha. Eu não tomei a decisão de dar alta ao senhor (embora tenha concordado plenamente com ela!), eu não tomei a decisão de o voltar a internar (coisa que acho que foi manifestamente totó) e certamente não sou a culpada da falta de vagas e da necessidade de internamento no SO. No entanto, fui a pessoa que deu a cara naquela situação, e por isso o doente nunca mais falou comigo sem um tom de desprezo e um olhar de desaprovação.


No fim o doente teve o que queria: esteve internado mais uns dias, ficou exactamente na mesma e lá foi à vida dele, certamente a rogar-me pragas por lhe ter dado alta da primeira vez. E para trás fiquei eu, a questionar-me o que irei fazer quando todas estas decisões forem efectivamente minhas para tomar. 

Eu não sou daquelas médicas que acha que ser médico é o trabalho mais difícil do mundo. Sei que há vidas piores, trabalhos mais duros e exigências bem maiores do que aquelas a que estamos sujeitos. Mas bolas, há dias em que decidir coisas relacionadas com a vida dos outros é mesmo uma porcaria. 

Resta-nos sossegar a consciência pensando que tomámos as decisões certas. Não é sempre assim, com tudo na vida? :)


Muffins de queijo e fiambre

Ingredientes (para quatro muffins grandes):

* 175g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de orégãos;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italianas;
* 60g de queijo mozzarella ralado;
* 60g de fiambre cortado em cubinhos;
* Um ovo;
* Uma colher de sopa de açúcar;
* 170ml de leite;
* Três colheres de sopa de óleo;
* Queio ralado para polvilhar.

Confecção:

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, os orégaos, as especiarias italianas, o queijo ralado e o fiambre;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e polvilhar com o queijo ralado;

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 7 minutos;

* Sem retirar os muffins do forno, baixar a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais quinze minutos.


Tenham uma óptima Muffin Monday :D