21 de abril de 2014

Muffins de pêra, canela e mel para uma mãe mole :)

I broke your jaw once before,
I spilled your blood upon the floor.
You broke my leg in a return,
So let's sit back and watch the bed burn.

Florence + the Machine


O meu pai nunca me bateu. Nunca me deu uma palmada que fosse. De facto, consigo contar pelos dedos das mãos as vezes em que me gritou.

Já a minha mãe era adepta das palmadas a sério. Com ela não havia palmadas-no-rabo-que-só-aquecem: quando eu me portava muito mal e fazia birras grandes levava logo com um olhar assassino seguido de um belo estalo na cara.


Eu sempre tive medo de dormir sozinha e aos quatro anos comecei a desenvolver uma manha gira: percebi que quando fazia xixi na cama a minha mãe me deixava ir dormir na cama dos meus pais. Vai daí, sempre que eu ficava com medo de noite fazia xixi de propósito e depois começava a chorar, na esperança que a minha mãe me viesse buscar.


Um dia não foi a minha mãe que veio, mas sim o meu pai. Levei logo com um grito e fiquei toda a noite a dormir nos lençóis molhados. Nunca mais fiz xixi na cama.

Tentem lá perceber a qual dos meus pais eu tinha mais respeitinho quando era criança :)

(Independentemente disso sempre gostei igualmente dos dois, não fiquei nada traumatizada e hoje tenho uma relação demasiado muito próxima com ambos.)


E é por isso que toda esta discussão sobre os pais que dão palmadas me passa completamente ao lado: porque a minha mãe era a maior adepta das palmadas, mas no fundo era uma mole. Já o meu pai, por outro lado, sempre foi de gancho e um grito dele equivalia a dezenas de estaladas da minha mãe. Cada um tinha a sua forma de exercer disciplina, e o que importa é que com ou sem palmadas foram igualmente eficazes :)


Não sei se um dia mais tarde vou ou não dar palmadas aos meus filhos. Mas sei de certeza uma coisa: tal como a minha mãe, eu sou uma mole. Não consigo ficar muito tempo zangada (sou demasiado esquecida), faço sempre as vontades a quem gosto mesmo e não gosto de fazer papel de má.

Não faz mal, ainda tenho tempo para aprender isso. E vocês sabem qual é a minha forma preferida de esperar que o tempo passe, não sabem? :D


Muffins de pêra, canela e mel

Ingredientes (para doze muffins):

* Meia chávena de leite;
* Duas colheres de chá de vinagre;
* Uma chávena mais uma colher de sopa de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de canela;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Meia colher de chá de fermento;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* Três colheres de sopa de óleo;
* Doze colheres de sopa de açúcar amarelo;
* Uma pêra descascada e cortada em pedaços pequenos;
* Mel q.b.

Confecção:

* Juntar o leite e o vinagre e deixar actuar durante cerca de cinco minutos;

* Numa tigela grande misturar a farinha, a canela, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal;

* Numa tigela média bater o ovo e juntar o leite, o óleo e o açúcar amarelo, batendo até ficar tudo misturado;

* Juntar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e misturar apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Acrescentar os bocadinhos de pêra e envolver;

* Colocar a massa em forminhas para muffins com o auxílio de duas colheres de sopa e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Sem retirar os muffins do forno baixar a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais quinze minutos;

* Pincelar com mel.


Eu sei que agora ando sempre a falar de criancinhas, mas estar em Pediatria dá-me para isto :D

Tenham uma óptima Muffin Monday :D