7 de março de 2014

Pavlova de coco com lemon curd e framboesas, uma sobremesa estrondosa :D

This is the closest thing to crazy I have ever been,
Feeling twenty two, acting seventeen.
This is the nearest thing to crazy I have ever known,
I was never crazy on my own.
And now I know that there's a link between the two:
Being close to craziness and being close to you.

Katie Melua


Desde que fiz pela primeira vez a pavlova de cacau com chantilly e frutos silvestres que fiquei irremediavelmente apaixonada por este doce.

A conjugação do exterior crocante com o interior espumoso deixou-me completamente rendida, e se ainda tiverem em conta o facto de esta ser uma receita relativamente simples e com poucos ingredientes, julgo que conseguem perceber porque é que desde então quando há algum jantar mais especial eu ofereço-me sempre para fazer pavlova. 


Desta vez pus em prática uma ideia que tinha já há algum tempo: fazer uma pavlova de coco com uma cobertura de lemon curd e framboesas. Decidi também experimentar fazer uma pavlova mais baixinha (em oposição à minha receita habitual, que fica mais alta), e o resultado foi delicioso - embora confesse que prefiro a consistência das pavlovas mais altas, a verdade é que esta ficou maravilhosamente húmida, como uma espécie de bolinho molhado de coco. 


O curd de limão deu à pavlova um toque absolutamente genial, e como estava pouco doce (tal como eu gosto) fazia um contraste muito interessante com o coco. E no topo do bolo (literalmente e figurativamente) estavam as framboesas, que coroavam esta pavlova com um sabor impressionante.


No fim toda a gente se rendeu, inclusivamente o Pedro e a Joana (que odeiam ambos o coco). E eu apaixonei-me mais um bocadinho por esta sobremesa magnífica, que só tem como defeito desaparecer depressa. 

Nota-se que gostei imenso, não nota? :D 


Pavlova de coco com lemon curd e framboesas (receita adaptada do blog 'gourmets {amadores}')

Ingredientes:

* Quatro claras;
* Uma pitada de sal;
* 165g de açúcar branco;
* Uma colher de chá de amido de milho (farinha maizena);
* Uma colher de chá de vinagre;
* 60g de coco ralado;
* Lemon curd q.b. (receita aqui);
* Framboesas para decorar.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno nos 180º;

* Bater as claras em castelo, mas sem as deixar demasiado duras;

* Acrescentar o açúcar aos poucos, continuando a bater;

* Continuar a bater até as claras ficarem completamente duras e muito brilhantes;

* Acrescentar o amido de milho, o vinagre e o coco ralado envolver suavemente com uma vara de arames;

* Forrar um tabuleiro com papel vegetal e desenhar um círculo com aproximadamente 20cm de diâmetro;

* Colocar as claras dentro do círculo e moldar com uma espátula até ficarem com a forma de um bolo;

* Levar a pavlova ao forno durante cinco minutos, após os quais se reduz a temperatura para 120º;

* Deixar cozinhar durante uma hora, sem nunca abrir a porta do forno;

* Desligar o forno e deixar a pavlova arrefecer completamente antes de a retirar (normalmente deixo durante a noite);

* Cobrir com o lemon curd e as framboesas.
  


Tenham um óptimo fim-de-semana! :D 

4 comentários:

  1. bemmm.... fiquei cheia de vontade de provar!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Agora as tuas fotos estão demasiado boas... Olha para o lemon curd, até brilha! Vê-se mesmo o relevo... Que bom aspeto!
    Convenceste-me... Também vou guardar esta, mas vou fazer a outra primeiro :) pela descrição (até receita) parece-se com suspiro, só que mais alto e com uma cobertura diferente. E as fotos da de cacau estão de babar (e olha que esta expressão é horrível, quase nunca a uso. Usei agora porque é bastante adequada :P)
    Da última vez que elogiaste tanto uma sobremesa eu fiz baklava, portanto tenho boas razões para pôr isto com prioridade na lista de espera :) (MUITO boas razões!)

    ResponderEliminar
  3. Ai que só de olhar já estou com fome...
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  4. Deve ser mesmo bom! Pronto, lá vou eu ter que ir fazer lemon curd para experimentar esta maravilha...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />