Tem de acontecer, porque tem de ser,
E o que tem de ser tem muita força.
E sei que vai ser, porque tem de ser.
Se é para acontecer, pois que seja agora.
Deolinda
A minha tensão arterial continua baixinha, não tenho drogas na urina e os meus ouvidos estão bons. A minha visão está absolutamente perfeita, mas continuo a suprimir por completo o olho esquerdo (um dia explico-vos o que é isso). Levei um reforço da vacina da hepatite B e continuo protegida contra a hepatite A, apesar de me ter esquecido de fazer a segunda dose.
E tenho 220 de colesterol.
Fiquei boquiaberta. Na verdade pensei algo como 'Say whaaaaaaat?' Tenho os triglicéridos baixos - 70, quando o valor normal é menor do que 150 - e o colesterol bom alto - 90, quando o valor normal é de 45 a 65 - por isso não se trata de uma questão de más práticas alimentares. Na verdade tenho uma alimentação bastante cuidada nesse aspecto: podem acusar-me de abusar de vez em quando nos docinhos, mas se há coisa em que não abuso de todo é nas gorduras!
Não é que tenha o colesterol total particularmente elevado (porque o bom também está elevado, logo o mau está menos elevado do que o que seria de esperar). A questão é que como tenho uma carga familiar pesada (o meu avô paterno morreu com um primeiro enfarte aos 50 anos e o meu pai substituiu duas coronárias aos 50 anos) preciso de ter manter os meus níveis de colesterol muito bem controlados.
Tendo em conta que as placas de ateroma se começam a formar nos vasos a partir da adolescência (e por isso é que é tão importante ter uma alimentação saudável desde cedo!) confesso que fiquei um bocadinho assustada. E decidi meter mãos à obra.
A dieta não está recomendada no meu caso porque já tenho um IMC de 20. Não fumo nem bebo. A medicação é uma hipótese no futuro. E por agora sobra apenas o exercício físico.
Eu sou um bocadinho bipolar com o exercício, confesso. Ora faço todos os dias, ora passo meses sem tirar o rabo do sofá. Ora me apaixono para sempre pelo zumba, ora já não posso ver aquilo à minha frente. Mas agora vai ter mesmo de ser.
Quem quer combater o mau colesterol comigo? :D
Claras mexidas
Ingredientes (para uma pessoa):
* Três claras;
* Uma gema (opcional);
* Especiarias a gosto (juntei sal e pimentão-doce).
Confecção:
* Aquecer uma frigideira anti-aderente sem qualquer gordura;
* Juntar as claras e mexer bem até ficarem com aspecto de ovos mexidos;
* Temperar e servir.
Podem juntar também uma pitada de queijo da ilha ralado coisa-que-eu-não-fiz-porque-tenho-o-colesterol-alto-mas-tenho-hmmmmm-um-amigo-que-me-contou-que-fica-bom.
Até amanhã! :D