25 de março de 2014

Batatas 'fritas' no forno e uma consulta (parte 1) :)

It took a long, long time to get here.
It took a brave, brave girl to try.
It took one too many excuses, one too many lies.
Don't be surprised, don't be surprised...

If I talk a little louder,
If I speak up when you're wrong,
If I walk a little taller,
I'd been under you too long.
If you noticed that I'm different,
Don't take it personally.
Don't be mad, it's just a brand new kind of me.
Don't be mad, I found a brand new kind of free.

Alicia Keys


Tudo começou com uma inocente convocação para uma consulta da Medicina do Trabalho.

Fui fazer as análises requisitadas. Estive uns cinco minutos com a agulha espetada no braço - culpa da minha tensão arterial de cadáver baixinha, que faz com que o sangue não flua particularmente depressa. Saí do laboratório com o braço dorido e a alma a precisar de miminhos. E lembrei-me dos croissants mistos.


Quando eu era criança a minha avó cismava que eu tinha que fazer análises todos os anos. Hoje sei que isso era uma verdadeira parvoíce, mas na altura ficava delirante de alegria: fazer análises implicava poder ir tomar o pequeno-almoço à pastelaria depois, onde a minha avó me pedia sempre um copo de leite e um croissant misto torrado que me preenchiam a barriguinha e a alma.

Hoje já não sou miúda de croissants e implico com as coisas mistas. Mas continuo a lembrar-me com uma certa nostalgia desses episódios sempre que vou fazer análises.


Subi para a cantina e tomei o pequeno-almoço. O leite e o croissant foram substituídos pelo galão e o pão de sementes torrado, e eu sorri: sabia que se a minha avó me pudesse ver naquele momento diria logo:

'Não comes nada dentro desse pão Joana? Ainda te vai dar a fraqueza pariga!'


Era possivelmente para evitar a fraqueza que a minha avó me cozinhava bife com batatas fritas e ovo estrelado sempre que eu estava doente. Na altura raramente conseguia comer (porque na grande maioria das vezes estava doente com faringites), mas o conceito cravou-se na minha carne e não me larga nem por nada - de tal forma que sempre que estou doente fico com desejos de batatas fritas.

Estas batatas não são fritas. Mas ficam de tal forma semelhantes que acho que enganariam até o olho clínico aguçado da minha avó. E garanto que curam igualmente bem as fraquezas do corpo e da alma. Ideais para quando vão fazer análises, quando estão doentinhos ou quando estão a precisar de carinho. Ou para qualquer outra altura :)


Batatas fritas no forno

Ingredientes (para duas pessoas):

* Duas batatas médias;
* Um fio de azeite;
* Uma colher de chá de paprika (fiquei apaixonada por batatas com paprika desde que fui a Berlim);
* Uma pitada de sal.

Confecção:

* Descascar as batatas em palitos finos;

* Lavar com água fria e secar bem com papel absorvente;

* Colocar numa única camada num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelar com o azeite;

* Temperar com o sal e a paprika e misturar bem;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante trinta a quarenta minutos (para o nosso gosto precisámos de quarenta).


Se gostam de batatas fritas mas gostam mais da vossa saúde e do cheiro decente da vossa cozinha esta é uma alternativa verdadeiramente deliciosa :D

Até amanhã, com mais detalhes sobre a minha consulta da Medicina do Trabalho (só eu para tornar uma coisa tão entediante tema para dois posts!) :)

6 comentários:

  1. Olá Joana...

    Este fim-de-semana zanguei-me com o meu forno :-( Mas essas batatas são capazes de me voltar a fazer as pazes com ele... É que teem cá um aspecto, nham, nham... E saudáveis, sem ponta de gordura que é o que se quer!
    Gostei muito dessa sugestão...

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
  2. Batatinhas "fritas" saudáveis... tão bom!
    Um bom dia...

    ResponderEliminar
  3. Também já fiz assim no forno, mas a receita que usei mandava pôr azeite a mais... acho esta tua mais eficaz, só com uma pinceladela, de certeza que ficam crocantes.

    ResponderEliminar
  4. Que óptima ideia Joana.
    Obrigada pela partilha, vou experimentar.

    beijinhos
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. As minhas batatas também sao mais saudáveis.. mas é por causa da minha amiga Actifry ;) assim nunca fiz mas parecem de facto deliciosas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Quando ia fazer análises a minha mãe também me levava à pastelaria (mas nós comíamos um galão e um pastel de nata...!!). Era a melhor parte, porque raramente comíamos em cafés!
    E o cheiro das batatas na cozinha? Eu acho que é bomm :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />