13 de março de 2014

Almôndegas de grão-de-bico e beterraba e a questão do plágio.

'Few people are capable of expressing with equanimity opinions which differ from the prejudices of their social environment. Most people are even incapable of forming such opinions.'

Albert Einstein


Quem tem um blog de culinária é sempre muito sensível à questão do plágio, e por estes lados há de tudo: pessoas que citam as suas fontes (grupo no qual eu me incluo) e pessoas que não ligam nada a isso, pessoas que colocam marcas de água nas suas fotos e pessoas que não ligam nada a isso e pessoas que gostam de dar a cada receita o seu cunho pessoal e pessoas que não ligam nada a isso.

Eu tenho uma opinião muito própria sobre isto.

A partir do momento que eu coloco uma receita na internet (acompanhada da devida fotografia) ela deixa de ser minha: passa a ser de vocês todos, para o bem e para o mal.


Não podemos usufruir de todas as vantagens que ter internet nos traz mas reclamar quando isso nos prejudica a nós.

Dou-vos vários exemplos: na nossa sala de estar há um Monet. Obviamente que não é um Monet verdadeiro - é simplesmente uma cópia que retirámos da internet e que imprimimos em papel fotográfico de boa qualidade. No nosso quarto há vários quadros do género, desde Manet a Cézanne e de Van Gogh a Dalí, e todos foram retirados da internet.


O nosso disco externo está cheio de séries e filmes retirados da internet. O meu ipod está cheio de música que retirei da internet. Quando quero fazer algum trabalho procuro artigos científicos que as revistas colocaram na internet.

Na internet tudo se encontra, e se não se encontra é porque não existe. E muito sinceramente não acho particularmente coerente as pessoas terem uma postura permissiva em relação a isso, mas reclamarem se alguém não as citou como fonte.


Já encontrei receitas iguais às minhas sem terem qualquer referência ao meu blog. Na altura pensei que estava perante duas hipóteses: ou era tudo uma grande coincidência, ou a pessoa tinha experimentado a receita que eu publiquei e estava agora a publicá-la no seu blog, indicando por isso que tinha gostado.

Podem dizer que me falta ronha, que sou boazinha demais ou que nunca passei por nenhuma situação chata relacionada com isso. Mas eu vou continuar a achar que a cópia é a forma mais imediata de admiração, e que no mundo da culinária já não se inventa grande coisa: todas as receitas vão sendo adaptadas por cada um à sua maneira, que por vezes é exactamente igual à maneira do vizinho do lado. E nesse sentido acho que citarmos a nossa fonte é uma questão de boa educação, mas também percebo quem não o faz porque não o acha necessário.


Eu sei que esta não é de todo a opinião partilhada por 99% dos meus colegas bloggers, mas é a minha e vale o que vale. Sintam-se à vontade para discordar nos comentários :)

Curiosamente, esta receita não foi directamente adaptada de lado nenhum: surgiu simplesmente pela vontade de comer almôndegas vegetarianas e pela necessidade de gastar uma beterraba já cozida. Mas decerto não faltarão por aí receitas do género, cada uma mais apetitosa do que a anterior! :)


Almôndegas de grão-de-bico e beterraba

Ingredientes (para dez almôndegas):

* Uma beterraba cozida e triturada em puré;
* Uma lata pequena de grão-de-bico cozido;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de cominhos;
* Meia colher de chá de coentros;
* Meia colher de chá de mistura de especiarias orientais;
* Meia colher de chá de açafrão;
* Meia colher de chá de caril;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Ok, eu admito que usei quase todas as especiarias da minha despensa;
* Pão ralado q.b. para moldar;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Juntar o puré de beterraba, o grão-de-bico, a cebola picada e o alho picado e triturar com a varinha mágica;

* Temperar com as especiarias (podem usar outras se preferirem);

* Misturar o pão ralado até ser possível moldar a mistura em bolinhas;

* Colocar num tabuleiro, regar com um fio de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante aproximadamente vinte minutos.


Até amanhã! :D